Orofacial #16 – Quantos Dentes Temos ? Todos os Dentes são Iguais?

Tempo de leitura: 4 minutos

Quantos Dentes Temos ? 

O ser humano possui entre 28 a 32 dentes. Digo “32 dentes“, se uma pessoa apresenta todos os 4 dentes do siso (terceiros molares) e 28 dentes, caso ela não os possua. No total, temos 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (contando os 4 dentes do siso).

quantos dentes temos
Quantos dentes temos? Conte aí: São 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (contando os 4 dentes do siso). Na figura acima, não há os dentes do siso.

Saiba mais sobre dentes em  >> Dentes – Você Precisa Saber Mais Sobre Eles << Clique Aqui

Mas devo dizer para você que este número de dentes, na raça humana, nem sempre foi este.

Isto porque nossos ancestrais remotos (os seres-humanos de milhares e milhares de anos atrás) possuíam até 36 dentes, uma vez que eles possuíam os quartos molares.

Em outras palavras, elas possuíam mais um molar atrás dos dentes do siso. Isto era necessário nesta época onde os alimentos eram muito fibrosos (raízes, carnes cruas, etc.) o que necessitava de maior poder de mastigação para a sua melhor digestão.    

Este maior poder de mastigação se traduz em maior número de dentes e maior força dos músculos da mastigação.

Os nossos ancestrais possuíam, então, arcadas dentárias mais pronunciadas.

Com o passar dos anos e a melhor capacidade de o ser humano em cozer os alimentos, a evolução da arcada dentária caminhou tendendo lentamente para a atrofia, não se necessitando inicialmente dos quartos molares. Atualmente, há uma tendência das pessoas a não possuírem os terceiros molares. Algumas já não apresentam também os incisivos laterais superiores e segundos pré-molares…então, em futuro bem distante, daqui a inúmeras gerações, possivelmente uma pessoa normal possuirá mais ou menos entre 22 a 24 dentes em sua boca.

Dente do siso fora de posição
Dente do siso fora de posição. Algumas pessoas não apresentam dentes do siso, ao passo que algumas outras até os possuem, mas estes acabam por não conseguirem aflorar na boca devido à sua má-posição. Todos estes problemas têm a ver – de uma forma ou de outra – com a atrofia da arcada e desnecessidade dos dentes do siso para a mastigação.
Arco dentário inferior
Arco dentário inferior padrão. Repare perfeito alinhamento e a presença de terceiros molares.

A atrofia (diminuição) das arcadas acompanha também a grande incidência de apinhamento dos dentes das crianças. Em outras palavras, os alimentos industrializados (pães de forma, massas, papinhas, etc.) favorecem a uma baixa necessidade de mastigação para a sua deglutição. Isto favorece a atrofia das arcadas dentárias, o aparecimento de má-posições dentárias nas crianças com a necessidade do uso de aparelhos para corrigir a posição dos dentes.

 

Todos os Dentes são Iguais?

Resposta: Claro que não!

A resposta pode parecer óbvia, mas tem o seu porquê.

Cada dente tem a sua forma e também a sua função na sua boca:

O incisivos são os dentes da frente e sevem para promover o corte de alimentos;

Incisivos
Incisivos

Os caninos ficam logo ao lado do dos incisivos e servem para furar e lacerar os alimentos, especialmente os fibrosos como as carnes;

Canino
Canino

Já os pré-molares se localizam logo atrás dos caninos. Eles pré-amassam os alimentos;

Premolares
Pré-molares

 

Por fim, os molares amassam e trituram os alimentos.

Molares
Molares

 

Digo que a pergunta não é óbvia porque muitas pessoas perdem alguns dentes devido a doenças como cáries, doenças de gengiva (periodontites) ou até mesmo por acidentes diversos.

Daí, instintivamente, começa a mastigar com os dentes que sobraram na boca: o incisivo começa a fazer o papel com pré-molar ou o pré-molar, as vezes do molar e aí vai…

Isso gera uma sobrecarga estranha nos dentes, uma vez que estão fazendo o papel que não é o deles.

O que ocorre é que com, o passar dos anos, os dentes começam a desgastar rapidamente. Além do mais, Pode gerar sobrecarga que levará à sua mobilidade e perda futura.

Por isso, vale a dica de hoje: Se você está com ausência de algum dente em sua boca, consulte o seu dentista e, dentro do possível, recoloque-o (por meio de próteses ou implantes dentários) o quanto antes a fim de preservar os demais dentes que você já tem.

Quer saber mais sobre dentes? Assista este vídeo abaixo e dê uma olhada neste post aqui no Blog

>> http://www.orofacial.com.br/dentes <<

 Saiba mais:

Implantes Dentários – Alguns Conceitos Básicos

Alguns Tipos de Próteses Removíveis (“Pontes Móveis”)

Coroas e Pivôs

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dente

25 Comentários


  1. Olá, gostaria de saber se é possível alguém permanecer com 28 dentestou mesmo após o “nascimento” dos sisos. Isso aconteceu comigo, tenho 19 anos e meus sinos já apareceram, mas tenho apenas 28 dentes e nunca extraí nenhum.

    Responder

    1. Olá, Erivan.
      Sim, seria possível se você tiver ausência de alguns dentes permanentes.
      Mas, antes de se concluir isto, precisaria saber se você realmente possui dentes do siso erupcionados (“nascidos”) ou não…é que, por vezes, a pessoa confunde os segundos molares com os dentes do siso (ou seja, os terceiros molares).
      Lembre-se, para você tirar a dúvida, basta contar quantos molares você tem em cada hemi-arco: se você tiver 3 molares, significa que você tem o dente do siso naquele canto da boca (hemi-arco).

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  2. Olá. É possível uma pessoa ter 33 dentes? A pessoa em questão tem 20 anos e notou que na parte superior do seu lado direito tem 9 dentes, não 8 como nas demais partes.

    Responder

    1. Oi, Cleison.

      Sim, isso pode ocorrer.
      Chama-se “dente supranumerário” e pode ocorrer em algumas pessoas em exceção muito grande.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Oi, muito obrigado por responder! Nesse caso isso pode fazer algum mal ao paciente?

        Responder

        1. Olá, Cleison.
          Não, a presença de supranumerario não traz prejuízos, a não ser que ele esteja roubando espaço na boca para os demais dentes.
          À disposição para outros esclarecimentos Wagner Munhoz

          Responder

  3. Tenho uma amiga que diz só ter dois sidos, por sinal eles estão nascendo com os 21 anos dela. Brincamos que ela é a média dos pais, um tem os quatro, outro nenhum e ela agraciada com apenas dois!

    Responder

    1. Oi, Emília.
      Ela precisaria fazer radiografia panorâmica dos maxilares, a fim de checar se existiriam dentes do siso que ainda não erupcionaram (“nasceram”) e estariam presos dentro do osso.
      Aqui no blog tem um post sobre radiografias panorâmicas dos maxilares.
      http://www.orofacial.com.br/Orofacial_43
      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  4. minha gengiva sangra quanto escovo os dentes e uso o fio dental,doi quando tomo algo quente ou gelado tbem.pq isso acontece.
    eu tbem não possuo os 32 dentes possua apenas 28 pq isso aconteceu?

    Responder

    1. Oi, Eny. Obrigado pelo seu comentário.

      Na grande maioria das vezes (mas nem sempre), o sangramento das gengivas estão associados a 2 doenças: a gengivite ou a periodontite.
      Para você entender bem o porquê destas doenças, como prevenir e como tratá-las, acesse este post aqui no blog

      http://www.orofacial.com.br/periodontia

      Quanto ao número de dentes que temos na boca, como você pôde ler neste texto do post acima, ele pode variar entre 28 a 32 dentes, dependendo se há ou não a erupção (“nascimento”) dos 4 dentes do siso (também chamados de “dentes do juízo”).

      Mas preste atenção, Eny: Muitas vezes os dentes do siso não nascem, mas se você fizer uma radiografia da região, poderá vê-los dentro do osso da mandíbula.
      Isto é, eles se formaram, mas não conseguiram aflorar na boca da pessoa.

      Para você ter certeza de se possui ou não os dentes do siso, faça uma consulta com o seu dentista, ok?

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  5. Boa noite,

    Vou ao dentista regularmente, nunca sofri de dor de dente, algumas vezes senti sensibilidade na gengiva atrás, como se o dente estivesse saindo. Nunca tirei nenhum siso, é necessário ou só se doer?

    Responder

    1. Oi, Bruna.

      Os dentes do siso podem ficar perfeitamente em sua boca, sem a necessidade de extraí-los. Isto, é claro, se eles não causem outros transtornos à pessoa.

      A partir do momento que eles venham a causar incômodos recorrentes, a indicação é pela extração dos mesmos.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  6. FAÇO LIMPEZA NOS DENTES PELO MENOS UMA VEZ POR MES VISTO Q CONVERSO MUITO COM AS PESSOAS DE PERTO NA MINHA PROFISSÃO É NECESSARIO FALAR DE PERTINHO COM O CLIENTE E NÃO QUERO Q ELE SINTA MAL HÁLITO POR ISSO ESCOVO SEMPRE OS DENTES E TIRO TODOS TÁRTAROS ESTOU CERTO OU ERRADO

    Responder

    1. Olá, Lima.

      O asseio pessoal é muito importante para a saúde de dentes e gengivas, bem como para se evitar a halitose (mau hálito).
      No entanto, você terá que considerar ainda 2 aspectos:

      1) A sua higienização diária pode não ser suficiente para a prevenção da halitose.
      A passagem correta do fio dental e escovação da língua é fundamental. Leia este post no blog: http://www.orofacial.com.br/orofacial_40

      2) A halitose, apesar de ser comum a origem intrabucal (dentes, gengivas, língua), poderá ser devido a outros aspectos do organismo da pessoa.

      À sua disposição para outros esclarecimentos

      Wagner Munhoz

      Responder

  7. Há um tempinho apresentei uma dor na parte de trás da boca e como parecia de um dente que estava para nascer, julguei que fosse o famoso siso. A dor passou mas acabei indo ao dentista alguns meses depois e descobri que o dente que tentava nascer não era o siso e sim o segundo molar! Eu não tenho (ao menos não desenvolvido, teria que tirar uma radiografia para ver se não existem ou só não nasceram) os quatro segundos molares, totalizando apenas 24 dentes. Tenho 18 anos e nenhum médico nunca tinha me falado disso, bem que minha dentista tinha tido que era um sinal que sou uma pessoa evoluída haha

    Responder

    1. Isabela, interessante este seu caso.

      Geralmente, os segundos molares afloram na boca aos 12 anos da pessoa.

      Neste seu caso, deveria ser feita uma radiografia panorâmica dos maxilares,a fim de se poder visualizar todos os dentes ao mesmo tempo, sejam eles aflorados em sua boca ou não.

      Caso você venha realmente a fazer a radiografia panorâmica, gostaria de vê-la, a fim de entender melhor o seu caso, o qual é raro.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

    2. Uau, então não sou o único! HSUHAHSUHSHUSAHU’
      Tenho apenas 28 dentes contando com os cisos e já tenho 18 anos. Percebi faz um tempinho que não tenho todos os dentes e nem liguei muito, mas parece que não era pra termos apenas 28 dentes não. Pelo que vi, a evolução da espécie humana está “descartando” alguns dentes assim como faz com algumas características primitivas.
      Talvez somos parte da nova geração! hehe xD UHSUHAHUSHUS’

      Responder

      1. É isso aí, Alexsandro, conforme há a evolução da raça humana, ocorrem menos dentes em nossas arcadas dentárias.
        À sua disposição para outros esclarecimentos
        Wagner Munhoz

        Responder

  8. Olá boa tarde!
    Eu já perdi 19 dentes, gostaria de saber eu consigo implanta los, ou repor, não sei bem . há condições??

    Responder

    1. Olá, Márcia.
      Existem técnicas muito eficazes para a reposição de dentes perdidos devido a cáries, doenças gengivais ou acidentes.
      Deve-se, no entanto, sempre fazer um diagnóstico correto, a fim se se saber qual o tipo de tratamento seria mais indicado para o seu caso.
      Em geral, técnicas mais eficazes ficam a cargo de tratamento por implantes dentários

      Nesta técnica, os seus maxilares onde serão implantados os novos dentes devem ter uma quantidade de osso suficiente para a ancoragem dos parafusos de fixação do plante.
      Procure orientação de seu dentista, ok?
      À sua disposição para outras perguntas,
      Wagner Munhoz

      Responder

  9. Meu nome é Bruno e a pouco tempo descobri que tenho o quarto molar, devo ser um parente direto dos homens das cavernas, posso enviar minha radiografia caso queira ver posso provar tenho 36 dentes

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *