Orofacial#22 – A Estética dos Lábios

Tempo de leitura: 5 minutos

A Estética dos Lábios e da Boca

Modelo com Lábio Original

Como Saber Se Minha Boca Possui Estética Favorável?

A estética clássica tem a ver com a simetria, a harmonia e o equilíbrio.

Neste post, vou falar um pouco para você como reconhecer se seus lábios possuem estética favorável e quais são as técnicas possíveis para harmonização entre estética labial e da face.

Na foto de rosto acima, tirada de frente, você pode reparar os lábios desta modelo fotográfico em sua posição de repouso.

Quando falo de “lábios da boca” na verdade estou me referindo de uma parte deles, chamado de “vermelhão dos lábios”, onde frequentemente a mulher passa batom. Esta parte dos lábios fica entre a parte de dentro da boca (mucosa) e a aquela de fora da boca (pele).

Então, este “vermelhão dos lábios”, não é nem tanto “pele” e nem tanto “mucosa”. Por isso ele é uma região bem delicada, devendo ser hidratada para evitar o seu ressecamento (lábios “rachados”) e também protegida contra os raios solares a fim de se evitar o câncer.

A hidratação pode ser feita por meio de manteiga de cacau ou hidratantes labiais em forma de bastão, os quais podem ser encontrados em farmácias ou lojas de cosméticos.

A proteção contra radiação solar pode ser obtida por filtros solares labiais, também encontrados nestas lojas.

Para a sua estética, ele tem que estar em simetria com a face, isto é, o seu lado esquerdo tem que estar simétrico com o direito.

A harmonia dos lábios tem a ver com o restante da face, isto é, com a forma do rosto, nariz, olhos, sobrancelhas, etc. Não adianta lábios grossos em rosto delicados, por exemplo.

 

Labio Normal
Fotografia Original da Modelo, sem Alterações Estéticas dos Lábios.
Lábio mais Comprido
Fotografia da Modelo com Correção Estética, a Fim de Harmonizá-los com a Distância Interpupilar.

Veja as fotos acima. Como você pode ver, elas são de uma mesmo modelo.

Qual destas fotos possui a boca com estética mais favorável?

Em sua opinião, qual destas duas fotos possui estética mais favorável em relação ao rosto como um todo?

São fotos bem parecidas. Algumas pessoas irão falar que não há diferença alguma, outras que a mais favorável é 1a, outros ainda acharão a 2a.

Na verdade, “gosto não se discute”; mas em matéria de “estética favorável”, busca-se a simetria, a harmonia e o equilíbrio.

Talvez, você não saiba mas, em uma destas duas fotos, foi feita uma correção da estética dos lábios, na tentativa de harmoniza-los com a a estética da face como um todo…

E aqui vai uma grande verdade da estética da face: “A Beleza se Esconde nos Detalhes!”…e estes detalhes são muitas vezes são tão “detalhes” que a gente olha, acha bonito, mas não sabe dizer bem o que é que está fazendo um rosto mais belo do que outro…

Lábio Original Traçados
Traçados Relacionando Comprimento de lábios e Distância Interpupilar. Fotografia Original, sem Correções Estéticas.

 

Traçados Lábio Mais Comprido
Traçados Avaliando a Relação entre Comprimento dos Lábios e Distância Interpupilar. Foto Corrigida Esteticamente.

 

 Nestas fotos, a linha vertical (em preto), marca a simetria dos lábios com a do rosto.

Vamos partir agora para a análise da harmonia do comprimento dos lábios, em relação ao rosto e olhos da pessoa. 

Na primeira foto, você pode ver as duas linhas verticais (em azul) que partem do canto dos lábios (também chamada de “comissura labial”). Veja que, devido ao comprimento dos lábios, elas não passam pelas pupilas dos olhos da modelo, mas mais para dentro.

Já na segunda foto, houve uma correção de poucos milímetros, e estas linhas começam a se insinuar mais para fora, harmonizando lábios e olhos.

Quando sorrimos, os lábios se alongam e podemos ver que os seus cantos tendem a ficar coincidentes com as pupilas dos olhos. desta forma, tal coincidência entre lábios e olhos tendem a melhorar a estética.

Da mesma forma, a distância horizontal entre estas linhas azuis e a margens direita e esquerda da face foram diminuídas na segunda foto, devido ao aumento do comprimento dos lábios.
Então, o comprimento dos lábios se harmoniza esteticamente em relação aos olhos e margens laterais da face.

Lábio Normal Traçados

 

Traçados Lábio mais comprido

 

“Harmonizando Lábios e Rosto para Se obter Estética Mais Favorável”.

Vimos que lábios mais compridos desta modelo trouxeram uma maior harmonização estética entre lábios e olhos.

Ao mesmo tempo, lábios mais compridos diminuem a distância entre o canto dos lábios e a margem da face, direita ou esquerda.

Esta distância entre canto dos lábios e margem da face é muito importante para a harmonização estética da face porque ela é capaz de definir se uma pessoa aparenta ter lábios mais compridos ou estreitos.
Se esta modelo tivesse, por exemplo, um rosto mais quadrado, esta distância aumentaria e os lábios aparentariam ser mais estreitos.

Como aumentar ou diminuir lábios ou distâncias entre este e as margens das face sem a necessidade de qualquer procedimento invasivo ou cirúrgico?

Simples: Utilizando-se técnicas de  maquiagem e visagismo…mas isso é assunto para outro post. 

 

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *