Orofacial #3 – Algumas Características Estéticas do Sorriso

Tempo de leitura: 10 minutos

A estética do sorriso é o resultado da soma de vários aspectos positivos, harmoniosamente distribuídos.

Aliás, a estética clássica se baseia justamente nisto:  a simetria, a harmonia e o equilíbrio. Por isso, estes aspectos, os quais explico abaixo, devem expressar um conjunto com simetria, harmonia e equilíbrio.

Este post complementa o conteúdo do Guia de Estética do Sorriso da Orofacial.

Para saber complementar o Guia de Estética do Sorriso da Orofacial, inscreva-se gratuitamente para assistir à série de vídeos sobre saúde e estética de dentes e gengivas em:

http://www.orofacial.com.br/home

 

Vamos lá?

Alinhamento dos Dentes

Muitas pessoas acreditam que um sorriso bonito deve possuir apenas dentes alinhados e claros.
Estes aspectos são muito importantes, mas não são os únicos, conforme você poderá ver mais abaixo.


Dizer que os dentes devem possuir um alinhamento, significa que eles devem se posicionar lado-a-lado, seguindo um arco dentário, o qual geralmente possui a forma de “U” aberto, mas que para algumas pessoas pode variar de forma.

Arco Dentário em forma de “U” aberto

 A alteração no alinhamento dos dentes é uma das alterações mais comuns no sorriso que pode levar ao prejuízo em sua estética.


A sua correção se faz, em geral por técnicas de ortodontia. Outras técnicas que podem melhorar o alinhamento, em casos específicos é: ortopedia funcional dos maxilares, associação com fonoaudiologia,  restaurações dentárias, prótese (coroas, “pontes” dentárias, etc).

Aparelho ortodôntico utilizado para promover o alinhamento dos destes.

O bom alinhamento dos dentes gera tendencialmente a simetria, harmonia e equilíbrio do sorriso…mas não basta o alinhamento dos dentes para que ele seja classificado como “estético”. Outros fatores são fundamentais.

Vejamos mais…

Posicionamento dos Dentes

Ao ler este tópico “posicionamento dos dentes”, você pode estar se perguntando se ele não seria a mesma coisa de “alinhamento dos dentes”, descrito no item anterior…a resposta é: “mais ou menos”.
Isto porque os dentes podem estar perfeitamente alinhados, mas fora de posição em relação às partes moles da boca, lábios, bochechas, língua…


Quando isto ocorre, a pessoa sorri com os dentes alinhados, mas os dentes podem aparecer demais ou “de menos”, devido à sua relação com o lábio superior, que pode encobri-los pouco ou muito.

Sorriso com excelente alinhamento e posicionamento dos dentes. Veja que o lábio superior encobre a gengiva dos dentes superiores. Por isso, este sorriso não é “baixo” nem “alto”, mas “médio”


Mesmo sorriso da modelo acima, em close-up. Repare a posição do lábio superior encobrindo a gengiva dos dentes superiores.

Da mesma forma,  dentes mal-posicionados podem comprometer o chamado “corredor bucal”, fazendo com que a pessoa, ao sorrir, aparente possuir “1000 dentes” em sua boca. Compare este sorriso abaixo com o sorriso acima.

Dentes alinhados e claros. Porém, nota-se que esta moça possui o arco aberto, o que lhe tira o espaço entre dentes posteriores e bochecha, conhecido como “corredor bucal”.

 

 Formato dos Dentes

Em um sorriso belo, a forma (e também a cor, veja abaixo) de um dente deve se harmonizar os demais. Da mesma forma, os formatos dos dentes devem se harmonizar com lábios, bochechas, face da pessoa, bem como a pessoa como um todo.

Geralmente, mulheres devem ter os dentes menores e mais arredondados, ou seja, mais delicados, uma vez que eles tendem a se harmonizar com os seus rostos também mais delicados. Dentes maiores e retos são mais relacionados ao gênero masculino. Mas isto não é uma regra fixa; varia de acordo com cada tipo de rosto e personalidade…

Por outro lado, os dentes devem ter formas harmônicas entre si. 

Formato e cor dos dentes propiciando harmonia do sorriso

O formato dos dentes podem ser alterados devido a várias causas, seja elas genéticas (ou ainda, de problemas durante a formação do dente) ou ambientais. Ambas podem gerar problemas estéticos no sorriso. 

Dentre as causas ambientais que podem levar a alteração da forma do dente, temos:

  • Traumas
  • Degastes físicos ou químicos
  • Cáries
a) Traumas
 
Traumas de pequena, média ou alta intensidades podem levar à fratura na coroa dos dentes, alterando a sua forma.
A forma do dente perdida após uma fratura pode ser recomposta por meio de restaurações dentárias (popularmente chamadas de “obturações”) ou coroas protéticas (“jaquetas” ou “pivots”).  
 
 
 
b) Desgastes
 
O desgaste dos dentes podem ocorrer de duas maneiras: pelo uso normal (mastigação) ou pelo uso indevido.
Ao mastigar os alimentos, sempre haverá um atrito entre um dente e outro, gerando – com o passar das décadas – um certo desgaste dos dentes.
Tal desgaste é acelerado se a pessoa faz rotineiramente uso de alimentos muito duros, tais como “farinha d’água”, “castanhas”, granola, etc…
 
Também acelera-se o desgaste dental se a pessoa perdeu vários dentes devido a, por exemplo, cáries ou doenças gengivais; ou então se a pessoa possui problemas sérios na posição de seus dentes, de tal forma que ao invés de haver vários contatos entre os dentes, apenas alguns é que realizam o trabalho de mastigação.
Nestes caso, aqueles poucos dentes que continuam a fazer o trabalho de mastigar os alimentos, inevitavelmente sofrerão maior desgaste.
 
Os dentes de uma pessoa também podem ser aceleradamente desgastados se a pessoa utilizá-los indevidamente para roer as unhas, remover a pele dos lábios com os dentes, apertar/range os dentes, etc.
 
Quimicamente, os dentes podem ser desgastados pela acidez constante da dieta alimentar (refrigerantes, sucos cítricos) ou acidez do suco gástrico que retorna para a boca (gastrite prolongada com refluxo para a boca ou hábito de vomitar constantemente).
 
c) Cáries dentárias
Este assunto é tão importante, que falo sobre isso bem detalhadamente em outro post. Acesse aqui:
Cárie dental
 
Cor dos dentes 
a presença de dentes claros sempre foi um bom critério para a estética do sorriso. Isto porque, dentes claros psicologicamente se relacionam com a sensação de saúde e limpeza pessoal...
A cor dos dentes, para dar estética ao sorriso, não basta ser “clara”, mas também uniforme, isto é, os dentes devem ter uma cor muito semelhante (ou igual) aos demais.
 
 
A uniformidade da cor dos dentes propicia a harmonia e equilíbrio ao sorriso.
Mas a cor dos dentes deve se harmonizar com o rosto e a idade da pessoa. Perde-se a naturalidade do sorriso, por exemplo, pessoas com muita idade e dentes extremamente claros…lembre-se estética tem a ver com a simetria, o equilíbrio e a harmonia.
 
Em outros posts, falarei um pouco mais a respeito de cor dos dentes e clareamento dental…
Placa Bacteriana e Tártaro Dental: Higiene pessoal e Limpeza Profissional
Tanto a placa bacteriana, como o tártaro dental podem alterar a cor dos dentes.
Além deles, manchas de nicotina provenientes do hábito de tabagismo (fumar cigarros, charutos ou cachimbos) podem levar à alteração da cor dos dentes, prejudicando a estética do sorriso.
Este prejuízo ocorre porque há – por parte das pessoas – uma associação psicológica muito grande entre “limpeza” com a “estética/beleza” do sorriso.
A higiene diária dos dentes, com o uso de escova de dente, creme dental e fio dental é fundamental para a boa aparência dos dentes e da gengiva, uma vez que isto combate a formação de cáries e de doenças de gengiva.
A higiene diária também previne – em grande parte – o manchamento de dentes e de restaurações (popularmente chamadas de “obturações” dentárias), bem como a formação de tártaro dental.
Este último, uma vez formado e aderido ao dente, somente consegue-se a sua remoção por meio de limpeza profissional, também conhecida por “raspagem” periodontal.
Você pode ver mais sobre Saúde e Estética de Dentes e Gengivas nesta série de vídeos gratuitos sobre este tema (necessário cadastramento de e-mail).
Raspagem Limpeza Profissional dos Dentes
 
Relação dos dentes e partes moles da boca (lábios, bochechas e gengiva)
 
Por incrível que possa parecer, boa parte da estética do sorriso não está nos dentes em si,  na sua forma, alinhamento, posição ou cor; mas sim nas relações que os dentes fazem com os lábios, bochechas e gengiva.
Veja as figuras abaixo. Nelas você vê algumas linhas que eu tracei sobre a fotografia de um sorriso belo.
 
Na primeira fotografia, você pode ver que os dentes possuem simetria com a face da pessoa, satisfazendo o critério estético da “simetria”.
 
 
Na segunda fotografia, você pode notar que o bom posicionamento dos dentes superiores faz com que eles acompanhem suavemente a linha do lábio inferior.
 
 
Já na terceira fotografia, você pode notar que o lábio superior encobre bem a gengiva ao redor dos dentes superiores (apesar que não totalmente). Quando isso ocorre, diz que o sorriso não é “alto” (quando aparece muita gengiva), nem “baixo” (quando não aparece os dentes anteriores-superiores), mas “médio”.
 
Quando o lábio superior não consegue encobrir muito o aparecimento da gengiva durante o ato de sorrir, diz-se que o sorriso  é “gengival”.
Sorriso Gengival
Sorriso Gengival. Note que o lábio é “curto”, não conseguindo encobrir totalmente os dentes superiores quando a pessoa sorri. 
Você pode notar nestas fotografias acima que a gengiva não está pigmentada nem retraída.
A pigmentação da gengiva pode ocorrer por motivos raciais (raça negra ou amarela) ou pelo uso do tabaco em excesso. Seja como for, existe um tratamento muito simples que torna a gengiva a sua cor rosa-clara em poucos dias…Nesta figura abaixo, você pode ver que existe pigmentação da gengiva por melanina (pigmento da pele).
Se esta pessoa tiver sorriso “alto”, fatalmente a gengiva irá aparecer toda a vez que ela sorri…e isto poderia dar uma má-impressão… 
 
A retração gengival ocorre quando há progressiva perda da gengiva, levando à exposição da raiz do dente. Irei falar melhor a respeito disso em um post anterior…aqui interessa dizer que se a pessoa mostra muito a sua gengiva ao sorrir (sorriso “alto”) e possui retrações gengivais acentuadas, haverá inevitavelmente  um comprometimento estético de seu sorriso…
Na figura abaixo, você pode reparar que há retrações gengivais em vários dentes anteriores do maxilar, comprometendo o sorriso desta pessoa. Digo a você que existe tratamento para isso e ele não é assim tão complexo. Em poucas semanas poderia ser resolvido este problema.
 
Os Dentes Não Aparecem Quando a Pessoa Sorri…
 Dentes não aparecem quando sorrio
Algumas vezes, problemas de forma de dentes ou comprimento do lábio superior, faz com que os dentes de uma pessoa não apareçam quando ela sorri.
Este problema é relativamente comum nas pessoas, mas pouco se escreve sobre isso…portanto, resolvi escrever este post especificamente para sanar algumas dúvidas das pessoas que me procuram.
Acesse:

Orofacial #55 – Os Meus Dentes Não Aparecem Quando Sorrio…

* * *
É isso aí ! Espero que tenham apreciado este nosso pequeno passeio pelos detalhes estéticos do sorriso.
Em que mais eu poderei te ajudar para o seu sorriso fique cada vez mais belo?

Gostou? Então deixe o seu Comentário abaixo 🙂

 

 

83 Comentários


  1. Oi doutor tudo bem? Nao sei ae ainda esta respondendo a essa postagem mas espero que sim.
    Vou explicar minha situaçao.
    Tenho o rosto torto, completamente torto rs, quando sorrio meu labio vai pra um lado, meu queixo vai pro outro e os dentes entao nem se fala.
    Pois entao, estou usando aparelho a 7 meses.
    E como em uma das ultimas fotos dessa materia, tenho o lado direito dos dentes superiores mais alto e o lado esquerdo mais baixo. Com o aparelho msm apos 7 meses eles ainda continuam assim, e o meu medo e a minha duvida são: o lado direito vai descer e eles vao ficar completamente alinhados? Eu tenho horror a tirar foto de frente pois a diferença é nitida q um lado é mais alto que o outro. Me desculpe se nao consegui explicar direito, mas esse foi um dos principais motivos pra eu procurar um orto, ja q o prpblema com o meu rosto eu acho q so seroa resolvido com a cirurgia ortognatica, por favor doutor, se puder eu lhe mando fotos pra uma analise melhor.
    Aguardo ansiosa uma resposta.
    Obrigada.

    Responder

    1. Oi, Lucyane.

      Sinto pelo seu problema é espero uma boa solução para ele.

      Apesar de ser para mim impossível chegar a uma conclusão sobre o seu caso sem ver pessoalmente, posso lhe indicar alguns direcionamentos:
      1) O seu caso pode envolver posição de dentes, crescimento dos maxilares ou função de tecidos moles ) lábios, língua, bochechas, músculos mastigatórios, etc.).

      2) O tratamento ortodôntico trabalha, no mais das vezes, somente em posição de dentes.

      3) Para trabalhar maxilares, na sua idade, somente cirurgia ortognatica

      4) A função de tecidos moles é mais propriamente diagnosticada e trabalhada por um bom fonoaudióloga especialista em motricidade oral, em conjunto com o dentista.

      Caso o seu problema seja somente dentário, o ortodontista poderá saná-lo com muita propriedade. Ele deve ter comentado com você sobre onde ele quer chegar com o tratamento, né?

      Por outro lado, caso o problema esteja também em maxilares e/ou tecidos moles, o resultado poderá não ser tão positivo quanto você espera.

      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  2. Olá! Bom deixa eu relatar todo meu processo com os dentistas que passo e já passei.
    Vou deixar em tópicos para entender melhor a história e gostaria de uma opinião de um especialista.
    1 – Meus dentes eram tortos tanto em cima quanto em baixo, minhas presas ficavam em cima do céu da boca.
    Fui no dentista e comecei meu tratamento, arranquei dois dentes de cima e fui tratando durante um ano e pouco, até então meus dentes ficaram certos um ao lado do outro.
    Nesse 1 ano e pouco só tratei os dentes de cima, os de baixo a dentista nem mexeu, foi então que parei o tratamento.
    Fui ao um outro dentista e tirei o aparelho, porém ainda faltava tratar os debaixo, tirei o aparelho e alguns anos mais tarde resolvi voltar ao tratamento.
    2 – Bom começando de novo, fiz os exames coloquei o aparelho novamente, e isso faz um ano e meio que estou tratando novamente.
    Nos dentes de cima ele mexeu um pouco e agora estou tratando os debaixo, as minhas presas (novamente) estão e começando a se encaixar, ainda falta um pouco para elas estar alinhadas certinho.
    3 – Agora eis que surge minha dúvida, me olhando no espelho percebi que a minha mandíbula não está corretamente alinhada ao meu rosto, parece que um lado está mais alto que o outro.
    Comecei a pesquisar e vi que é normal quando os dentes se alinharem corretamente, consertar o encaixe da mandíbula.
    Olhando para o seu artigo eu percebi que meus dentes de cima não estão alinhados rente ao meu nariz, e não tinha percebido isso, talvez seja esse o motivo da minha mandíbula não estar alinhada corretamente.
    4 – Agora é a pergunta -> Esse terceiro tópico meu está correto? Devo fazer uma consulta em paralelo com outro dentista ? porque da impressão que o dentista que passo não notou que meus dentes de cima não estão alinhados rente ao meu nariz.
    Obrigado se puder responder.

    Responder

    1. Oi, Henrique.

      Lembre-se: nunca é uma boa conduta parar um tratamento ortodôntico pela metade, ok?
      Isso pode causar mais danos do que se não tivesse começado, entendeu?

      Quanto ao desvio de linha média:
      O artigo que você leu mostra os parâmetros ideais da estética do sorriso.
      Por outro lado, vale dizer que “de perto, ninguém é ideal”.

      Um pequeno desvio de linha média pode ser encontrado e, realmente ele é imperceptível durante os relacionamentos sociais cotidianos… tanto é verdade, que você não tinha percebido este detalhe em você mesmo, né?

      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  3. Olá boa noite.. Eu tenho 16 anos e meu maior problema é o sorriso.. Tenho dentes um poucos pequenos.. Tenho um dente canino que não caiu, (canino de leite) pois o dente de troca esta em uma posição “deitada” no céu da minha boca, e pra piorar tenho sorriso meio quadrado( e isso me encomoda bastante, pois minha boca não faz um formato de Arco)…. Eu fui na minha dentista pra remover uma care, só que ela acabou deixando o meu dente sensível , não consigo comer direito pq dói , e pra piorar meis dentes estão amarelados .. E isso me deixa bastante frustrada … Queria uma dica .., amei o conteúdo do site …

    Responder

    1. Oi, Beatriz.
      Sinto por todos estes problemas em seus dentes.

      Acho que você necessita, antes de tudo, zerar todos os problemas de dentes e gengivas presentes…em um segundo momento, pensa-se em estática de sorriso, entendeu?

      Para zerar os problemas dentários, precisa de um bom diagnóstico, possivelmente com radiografias, a fim de detectar cáries, bem como verificar se as gengivas estão saudáveis, sem sangramentos, inchaços, tártaros ou retrações.

      Após isso, pensa-se no sorriso.
      Uma boa dica é encontrar um dentista especialista em estética, chamado esteticista dental. Ele poderá fazer um diagnóstico estético de seu sorriso.
      Se for necessário uma correção de alinhamento dentário por meio de ortodontia, ele poderá indicar um tratamento adequado.

      Se for necessário reposicionar o dente canino deitado dentro do maxilar, também ele indicará um cirurgião e um tratamento ortodôntico correto.

      A lista de esteticistas você poderá encontrar no site da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética
      http://www.sboe.com.br

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  4. Olá , Boa tarde !!
    Eu gostaria de saber qual especialista eu devo ir no caso de Assimetria Facial . Eu sofro de assimetria facial do lado esquerdo da face , Quando eu sorrio minha bochecha direita levanta mais do que a esquerda , ai meu olho esquerdo fica com a pálpebra caída.. Isso me incomoda muito !!
    Obrigado !!

    Responder

    1. Oi, Bruno.
      Primeiramente você​deve buscar um ortodontista ou ortopedista funcional dos maxilares, fim de poder fazer um diagnóstico preciso sobre se a sua assimetria é óssea, dentária ou da musculatura facial.

      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  5. Olá!

    Quando eu sorrio meus dentes superiores não aparecem totalmente, principalmente os 2 centrais, é que meus lábios superiores forma tipo um V, os dentes inferiores também aparecem e os lábios inferiores formam um arco torto. Reparei que um sorrio “perfeito” só os dentes superiores aparecem. Tive o queixo para frente e os dentes tortos, mas usei aparelho ortodôntico e consertou. Queria saber o porque do problema com o meu sorriso, e como posso resolver.

    Responder

    1. Olá, Gabriel, como vai?
      Como você pôde ler no post, os problemas de sorriso podem ser devido a várias causas.
      Caso queira, envie fotos em close up de seus dentes em sorriso para o meu e-mail.
      wagner.munhoz@orofacial.com.br
      Assim, eu poderei lhe ajudar melhor.
      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  6. Olá Wagner!
    Muito bom o conteúdo do site.
    O meu caso é o seguinte, usei aparelho orto por anos e meio. O principal problema era o linha média desviada para o lado direito. O que proporcionava um sorriso “torto” com muita gengiva aparecendo do lado direito. Após retirar o aparelho, a linha média voltou à posição normal mas o sorriso ainda está bem alto do lado direito, além dos dentes terem ficado um pouco “para trás”. Na minha opinião escondeu muito o sorriso e ficou pior, porque antes meu sorriso era mais evidente, como tenho dentes grandes era bonito apesar das incorreções. Estou triste com o resultado e gostaria de uma opinião, se puder avaliar, envio fotos. Estou com medo de novamente procurar um profissional sem receber indicação e não gostar do resultado.
    Obrigado.

    Responder

    1. Olá, Leandro.
      Sinto pela sua insatisfação para com a estética de seu sorriso.

      Tenho reparado em alguns casos que a assimetria do sorriso (isto é, sorriso com o lábio mais alto de um lado do que outro), algumas vezes tem relação com o toque da ponta dos dentes superiores no lábio inferior.
      Veja esta figura:
      Linha do lábio inferior e do lábio superior

      Tenho reparado que em alguns pacientes que possuem um ou mais dentes superiores (incisivos ou canino) do lado direito ou esquerdo quebrados, haja a ocorrência de que o lábio superior, no lado afetado, suba mais do que o lado normal. Entendeu?

      Parece que o leve toque dos dentes superiores no lábio inferior, quando harmônico em ambos os lados, faz com que o sorriso também se harmonize.

      Entendi isso quando reconstruí alguns dentes anteriores de uma moça. Uma semana após, ela me relatou que o seu sorriso, o qual estava meio “torto” há anos, voltou a se alinhar.

      Repare se o seu caso se molda neste exemplo desta moça.

      Pode enviar as fotos.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  7. Oi Wagner, adorei seu vídeo!
    Estou há 4 anos fazendo orto, e o meu sorriso está torto de um lado.
    Minha ordodentista diz que é meu sorriso que está torto não são os meus dentes.
    Mas uma foto minha antes e depois pode mostrar como era meu sorriso, e como está agora.
    Teria como eu te mandar uma foto para sua análise?
    Abraço, Dulce

    Responder

  8. Olá, estou desesperada, tenho perfil bi protuso “bico” o que me incomoda demais, porém um dentista fala que tenho que extrair 04 pré-molares 2 em cima e 2 embaixo e outros falam que não precisa, que isso vai fazer aumentar as linhas de expressão entre o nariz e a boca, sinceramente não sei o que fazer, preciso de outra opnião, vc pode me passar um email para eu enviar fotos e vocês opinarem ? meu email é leidiejesus@gmail.com

    Responder

  9. Boa noite ! Eu gostaria de saber como faço para diminuir meus dentes no caso todos os da frente da parte de cima, pois eu acho eles muito grandes , mas tenho medo e não entendo muito sobre o processo para isso .Acabei de retira o aparelho fixo e estou usando o móvel e percebi como meus dentes são enormes chega eles cobrem um pouco os de baixo sera que tem como diminuir eles sem causar nenhum mau ? E quanto custa em média esse tratamento? . Ficarei muito grata se me responder .

    Responder

    1. Olá, Bruna.
      Acredito que o seu caso deva ser inicialmente muito bem avaliado por um dentista especializado em odontologia estética (esteticista dental). Caso ele verifique que os seus dentes são realmente “grandes”, ele poderá avaliar a melhor possibilidade de tratamento.
      no entanto, se ele avaliar que na verdade não são os seus dentes que são grandes, mas sim o lábio superior é que é curto, então ele poderá encaminhar você para um tratamento direcionado para tal.

      Não faça tratamentos sem um bom diagnóstico estético a fim de evitar uma possível frustração futura, ok?

      à disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  10. Adorei seu post, foi de muita ajuda!

    Estou no final de tratamento ortodôntico e não tinha gostado muito do resultado,
    achei que a arcada superior ficou muito “pra frente”, meu dentista disse que é uma característica minha,
    que tenho perfil biprotruso.
    Mas, olhando essas imagens, pude ver que meu sorriso até que está harmônico e tem gente com problemas piores que os meus.
    Obrigada!

    Responder

  11. OLÁ. BOA NOITE
    Tenho 24 anos e nasci com os dentes totalmente tortos, o que obviamente me causou muito inconformismo e baixa estima em toda a vida. Há cinco anos atrás coloquei aparelho para resolver este problema que era o único que tinha, porém, acabei desenvolvendo anorexia e bulimia e então tive que retirá-lo porque os vômitos estavam me fazendo dar cáries e então acabei tenho problemas sérios, inclusive fazendo canal, o que me fez perder dois dentes na parte superior da boca. Resultado: tenho 12 dentes em cima e 14 em baixo. Meu dentista disse que podemos fazer implante para que fiquem bem alinhados ou então extrair dois em baixo. Isso me deixou muito mal, primeiro porque os implantes ficam caros e segundo porque depois de ter quase morrido com essas doenças malditas da anorexia e bulimia e ainda ter atrasado tanto meu tratamento dentário, um sonho que tenho é ter um sorriso perfeito. Me diga por favor, o que vc me aconselha? Há alguma outra alternativa? É possível ficar com o sorriso perfeito com apenas 28 dentes na boca?
    Por favor preciso muito mesmo de uma resposta.

    Responder

    1. Olá, Karina.
      Em seu caso, a presença de cáries muito possivelmente se deveu ao uso de aparelho ortodôntico, consumo de alimentos açucarados entre refeições e/ou antes de dormir, associado a dificuldade em se higienizar perfeitamente bem os dentes e gengivas.
      Para ver mais sobre cárie dental, acesse este post http://www.orofacial.com.br/orofacial_34
      Para ver mais sobre as técnicas de higiene especiais usadas em aparelhos ortodônticos, acesse http://www.orofacial.com.br/orofacial_59.

      Quanto a sua pergunta, acredito que a melhor solução seria a confecção de implantes dentários para a substituição dos dentes ausentes.
      Dentes são muito preciosos e devem ser bem conservados, a fim de durarem a vida inteira da pessoa.
      Evite maiores mutilações desnecessárias, ok?
      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  12. Olá Boa noite, minha ortodentista me orientou a procurar uma fono pois disse que ao sorrir minha língua encosta nos dentes da frente. Não entendi muito bem e gostaria de saber se é mesmo necessário sair a procura de um pois o sus demora muito a marcação.
    Obrigada

    Responder

    1. Olá, Cristiane.
      A interposição da língua nos dentes anteriores é um caso muito comum da necessidade de tratamento conjugado entre o ortodontista e o da fonoaudióloga.
      Isto porque o aparelho ortodôntico procura tracionar os dentes anteriores para trás ao mesmo tempo em que a língua preciona os dentes para frente.
      Desta forma, o tratamento ortodôntico não progride e recidiva constantemente.
      Acredito que a melhor forma de se contatar uma fonoaudióloga é por meio de convênio médico ou pagando-se as consultas particulares.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  13. Olá, tudo bem ?

    Tenho 21 anos, uso aparelho há aproximadamente 04 anos, meus dentes são pequeninhos, com a parte de cima nunca tive grandes problemas, e a parte de baixo o que me incomodava era um bendito dentinho torto, e por isso evitava conversar perto com as pessoas para que não notassem, e sorri jamais. Na clinica onde passo iniciei com uma dentista, que me pediu para remover um dentinho que é incisivo central da parte inferior que era completamente viradinho de lado, … Com a remoção ela me disse que o tratamento seria muito mais fácil e rápido, fiz o que ela me pediu, e com uma autorização fui extrair esse dente que me causava muita vergonha, pois bem, o tratamento não foi rápido muito menos fácil. Depois de muito tempo, lixando meus dentes de baixo que ficava ao lado desse que foi extraído, nada estava dando certo, ela foi embora e me indicaram outra dentista do consultório, onde continuei o tratamento, logo, no mês passado ela me disse que não havia mais o que ser feito, e que eu já poderia retirar o aparelho, como eu não estou satisfeita, pois aparentemente meus dentes inferiores estão remontados, ela disse que eu poderia fazer a elevação deles, para ficarem alinhados, porém, a longo tempo poderia perdê-los e tereia que colocar resina nesse espaço que esta sobrando, onde estava meu dentinho torto.
    Passei em consulta com outros dentistas da área, e todos me informaram que o que esta acontecendo é que a parte superior dos meus dentes não esta encaixando corretamente, ficando muito maior que a parte inferior, e por conta da remoção do dente, não há muito o que ser feito.
    Estou muito triste com essa situação, não gosto de sorrir, e estou muito preocupada pois investi tanto para resolver algo que sentia tanta vergonha, que me colocava para baixo, e cá estou eu de novo, e pior, ou fico com os dentes remontados como antes, ou corro risco de perdê-los daqui 10, 20 anos.

    Sei que o texto é grande, mas se por gentileza se puder me responder por email, e se possível me orientar a algo ficarei muito grata.

    Att.,
    Elisabélim

    Responder

    1. Olá, Elisabelim.

      Parece-me que houve um problema de planejamento inicial de seu caso, levando à não resolução de seu problema estético, bem como de suas espectativas.

      Em sua cidade haveria profissionais especializados simultaneamente em ortodontia e implantes dentários?
      Se sim, acredito que poderia se pensar em um novo planejamento clínico de seu caso, de forma que pudesse ser avaliadda a possibilidade de um tratamento por ortodontia e, posteriormente implantes dentários para o fechamento do diastema (espaço aberto) entre os seus dentes anteriores.
      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  14. Bom dia!
    Dr. fiz uma rinoplastia há 1 mês…porém não gostei do resultado e pra piorar fiquei com o sorriso tipo de “bico de pato”. Está muito feio…meu lábio superior não sobe como antes e não mostra meus dentes. O senhor saberia me dizer se tem como reverter isso e eu ter o mesmo formato de sorriso de antes?
    Obrigada!

    Responder

    1. Val, como vai?

      Estranho pensar em uma cirurgia de correção de nariz interferindo desta maneira na estética de seu sorriso.
      Pergunto: Esta cirurgia foi muito extensa ou se restringiu apenas na região nasal?

      Estranho também pensar em mudança de posição ou forma do lábio superior…

      Aguardo novo contato,

      Att.

      Wagner Munhoz

      Responder

  15. Olá. Estou com uma dúvida vou tirar o aparelho queria saber se é normal eu não usar as borrachas para finalizar o tratamento estou com dúvidas ágoras se meus dentes estão certos ou não

    Responder

    1. Olá, Daniele.
      Acredito que você esteja se referindo a elásticos para posicionamento e movimentação dos dentes, certo?
      A movimentação por elásticos é correto.
      Após o uso do aparelho ortodôntico, você entrará em uma fase de contenção (para evitar a recidiva do problema) e manutenção, a fim de o ortodontista acompanhar o seu caso.

      Por que você tem dúvida de se os seus dentes estão corretos? Não está satisfeita com os resultados?

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  16. Bom dia, eu queria saber qual a especialidade de dentista eu devo procurar, porque quando eu sorrio aparece a arcada inferior também, ou seja todos os dentes, e isso n é correto.
    Por isso queria saber qual tipo de dentista deve procurar?? E se tem uma palavra chave para esse tipo de problema para que eu possa estar pesquisando sobre.

    Obrigado(a)

    Responder

    1. Olá, Janderson.
      Você deveria procurar um dentista especialista em estética dental, também conhecido como “esteticista dental”.
      Por outro lado, esta característica de aparecer conjuntamente os dentes inferiores e superiores é, no mais da vezes um problema que não é necessariamente dos dentes em si, mas do lábio inferior.

      Existe uma profissional chamada fonoaudióloga com especialidade em motricidade oral que poderia lhe amparar no seu caso.

      À disposição para outros esclarecimentos adicionais,

      Wagner Munhoz

      Responder

  17. bom dia, gostaria de saber se há algum tipo de procedimento estético que altere o sorriso. Minha mãe acha que as pessoas tem feito alguma coisa que deixa os dentes todos iguais e o sorriso também. Quando as pessoas sorriem, mostram praticamente todos os dentes que tem em sua boca, ela acha que estão fazendo alguma coisa para isto.
    Existe mesmo este tipo de procedimento?
    Aguardo uma resposta para que eu possa esclarecer para minha mãe.

    Obrigada
    Alessandra.

    Responder

    1. Olá, Alessandra.
      Deixa-me ver se entendi a sua pergunta.

      Realmente, existem procedimentos clínicos para a intervenção na estética do sorriso, tais como clareamento dental, facetas estéticas ou coroas em porcelana (cerâmica), ortodontia, etc.

      Quando se fazem os procedimentos estéticos, os dentes tendem a se igualar em posicionamento (alinhamento uns com os outros) e cor. Pode dar a impressão que os dentes são todos bem parecidos uns com os outros…inclusive entre pessoas diferentes que passam por tratamento estético dos dentes.

      O tratamento estético procura “padronizar” o sorriso das pessoas, como se fosse o uso de terno pelos homens em festa de casamento: tudo bem parecido.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  18. Bom dia, Wagner. Há um pouco mais de um mês entrei em contato contigo por aqui para que você talvez tentasse tirar uma dúvida minha.

    Você até me pediu para que lhe enviasse um email. Eu demorei um pouco, mas o enviei. Gostaria de confirmar o recebimento, pois às vezes mensagens são perdidas na caixa de spam.

    Abraço.

    Responder

    1. Oi, Daniel, como vai?

      Recebi as fotos e respondi a sua mensagem.
      Quaisquer dúvidas, basta entrar em contato novamente, ok?

      Att.

      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Muito obrigado, Wagner.

        Mandei outro email com mais algumas dúvidas.

        Abraço.

        Responder

  19. Oi, me chamo Sofia tenho 13 anos, e minha gengiva na parte de cima aparece muito quando eu sorrio ou rio, só um pouco do dente aparece, acho muito feio, sempre evito de sorrir para não aparecer, pq parece q eu nem tenho dente, queria fazer uma cirurgia com 13 anos ja pode? Obs: meu dente e grande e minha boca também

    Responder

    1. Olá, Sofia.
      Sim, existem cirurgias para a correção deste seu problema.
      Acho que você deveria procurar um dentista especializado em estética do sorriso (esteticista dental) ou então um periodontista.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  20. Olá, Wagner.

    Gostaria de ter a sua orientação em um aspecto. Quando sorrio, parte dos meus dentes inferiores aparece, e a gengiva na parte superior direita também. Gostaria de ter um sorriso classificado como “médio”.

    Tenho dúvidas sobre o profissional a qual devo recorrer nesse caso… Um cirurgião buco-maxilo facial ou simplesmente um dentista especializado em estética do sorriso. Ou talvez ambos. Já recorri ao primeiro uma vez, e ele não me ajudou em nada, pois não entendeu o que eu estava procurando (mas pode ser que tenha sido um caso isolado, já que fui em apenas um).

    Não sei se esse informação é relevante, mas usei aparelho por alguns anos e o alinhamento da minha dentição está perfeito. Também já passei pela peridontia (fiz osteotomia) para remover o excesso de tecido ósseo sob as gengivas superiores. E quando era mais novo (criança/primeira adolescência) não tinha esse problema estético.

    Abraço.

    Responder

  21. Olá, Wagner.

    Gostaria de ter a sua orientação em um aspecto. Quando sorrio, parte dos meus dentes inferiores aparece, e a gengiva na parte superior direita também.

    Tenho dúvidas sobre o profissional a qual devo recorrer nesse caso… Um cirurgião buco-maxilo facial ou simplesmente um dentista especializado em estética do sorriso. Ou talvez ambos. Já recorri ao primeiro uma vez, e ele não me ajudou em nada, pois não entendeu o que eu estava procurando (mas pode ser que tenha sido um caso isolado, já que fui em apenas um).

    Não sei se esse informação é relevante, mas usei aparelho por alguns anos e o alinhamento da minha dentição está perfeito. Também já passei pela peridontia (fiz osteotomia) para remover o excesso de tecido ósseo sob as gengivas superiores. E quando era mais novo (criança/primeira adolescência) não tinha esse problema estético.

    Abraço.

    Responder

    1. Daniel, boa noite.
      O seu caso parece-me meio “sui generis”.

      Poderia me enviar algumas fotos de seu sorriso (não necessita aparecer rosto) para o meu e-mail, a fim de poder lhe direcionar melhor?
      O meu e-mail é wagner.munhoz@orofacial.com.br.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Olá, Wagner. Boa noite.

        Irei mandar a mensagem sim. Desculpe por não ter entrado em contato antes. Tive muitos contratempos durante essas duas semanas.

        Muito obrigado.

        Responder

  22. Oi meu nome é Juan tenho 13 anos e quando eu sorrio meus dentes não aparece e isso me encomenda muito. O que eu devo fazer?

    Responder

    1. Olá, Juan.

      Acho que você, ao ler o post acima, pôde reparar que os problemas relacionados ao não aparecimento dos dentes durante o sorriso podem ser de várias possibilidades.
      Em geral, a avaliação de um esteticista dental poderá lhe dar algum direcionamento para resolver o seu problema.
      Você poderá procurar no Google as palavras-chave “estética sorriso” + (nome de sua cidade).
      Outra possibilidade seria você entrar em contato com um dentista em sua cidade a fim de pedir para ele uma boa indicação em odontologia estética.

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  23. D.eu quero sua orientaçao .dia 5de fevereiro vai fazer 2 anos que fiz o implante e.nao foi concluido mas foi feito o pagamento antes do implante ,so que agora um dos professores disse que teria que fazer uma nova ptotese porque meu sorriso rsta para baixo e que o valor seria de 1,500 que faço se foi eles mesmos que fizeram e ja foi pago me oriente doutor estou muito mal com isso tudo.

    Responder

    1. Zélia, como vai.
      Neste caso seu, precisa ver o que foi acordado entre você e os dentistas da ABO.
      Realmente, 2 anos é um tempo considerável.
      Precisaria ver se você recebeu o tratamento que você pagou e, mais ainda, se você na ocasião aceitou o resultado final.
      Se sim, não haveria muito o que fazer.

      Por outro lado, se você pagou um tratamento completamente e ficou faltando algo por terminar…
      Precisaria ver o que foi entregue para você como plano de tratamento…
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  24. D.fiz implante no maxilar inferior ate ai tudo bem mas a protese superior removivel ficou horrivel ,muito groceira tenho ate vergonha .fiz todo o procedimento na abo do estado do para em belem por um valor de 7,500 que faço.

    Responder

    1. Olá, Zélia.

      Acho que você deveria retornar à ABO, solicitar uma nova consulta e externar a sua insatisfação estética.
      Caso realmente a sua queixa seja objetiva, o dentista irá detectar o problema estético, devendo corrigi-lo.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

    1. Thiago, como vai?

      Para responder a sua pergunta, você teria que fazer um diagnóstico do sorriso, que nada mais é do que alguns exames que o seu dentista faz para se chagar a uma melhor forma e cor dos seus dentes a fim de obter harmonia e estética do sorriso.

      Caso o seu dentista não se sinta a vontade para fazer tal diagnóstico, você poderia consultar um dentista especializado em odontologia estética, também conhecido como esteticista dental.

      À sua disposição para outros esclarecimentos.

      Wagner Munhoz

      Responder

  25. Olá preciso de ajuda
    Há poucos dias fiz um preenchimento labial com gordura minha mesmo visto que meu lábios superior era muito fino comparado ao lábios inferior, porém,eu odiei o resultado e meus lábios ficaram com efeito bico de pato e onde o lábios superior ficou 3 vezes maior que o inferior e mudou completamente a minha fisionomia . Você sabe me dizer se existe uma forma de reverter esse procedimento próximo ao sorriso que eu tinha antes ? Estou desesperada , até creio que possa diminuir um pouco esse inchaço mas o resultado ficou horrível acredito que meu lábios era muito fino pra receber a enxertia de gordura e deu tudo errado 🙁

    Responder

    1. Sabrina, sempre quando se vai realizar procedimento estético, especialmente os não conservadores, isto é, envolvendo procedimento cirúrgico, deve-se ponderar bem, realizar simulações em computador, levar em consideração outras modalidades de tratamento mais simples, etc.
      Acredito que, no seu caso, você deverá realizar um outro procedimento plástico para a remoção da gordura em excesso.
      Acho que você deveria entrar em contato com a sociedade brasileira de cirurgia plástica e procurar um profissional especialista, com boa experiência em lábio.
      Procure a sociedade via pesquisa no Google, ok?
      À sua disposição para outros esclarecimentos.
      Abcs
      Wagner Munhoz

      Responder

  26. Boa noite Dr,

    Enviei no seu email algumas fotos minhas, pode por gentileza dar uma olhada?

    Muito obrigado!

    Responder

  27. Boa tarde doutor, por primeiro obrigado por esses artigos tão esclarecedores, tenho uma dúvida : quando estou sorrindo os meus dentes superiores tapam os inferiores e os dentes superiores aparecem só um pouquinho, pois os
    lábios os tapam. Obs: já usei aparelho por 3 anos, mas não melhorou. Aguardo, paz.

    Responder

  28. Boa Tarde Wagner !

    Gostaria de saber como eu posso arrumar o desgaste nos meus dentes da frente, é fazendo uma raspagem ou tem outra solução e como combater esse problema para que não volte …
    Grata !

    Responder

    1. Jessica, tudo bem?

      Não sei se a sua pergunta expressa realmente o que você gostaria de dizer…
      Se entendi direito, você está com desgastes nos dentes anteriores, ou seja, as suas margens estão desgastadas devido à carga de mastigação, hábitos de roer unhas, etc., certo?

      Se for esta a sua pergunta, a resposta é a seguinte:
      1) Entender o porquê os seus dentes da frente desgastaram. Por falta de dentes posteriores (detrás)? Por bruxismo (rangimento durante o sono, inconsciente)? Por hábitos de roer unhas?

      2) Uma vez entendido o porquê dos desgastes, o retorno à forma adequada dos seus dentes pode ser feito por meio de uma mistura de ortodontia (para corrigir a posição dos dentes) e restaurações (“obturações”) estéticas nestes dentes. Estas restaurações estéticas, podem ser feitas por meio de materiais de resina ou porcelana (cerâmica).

      Qualquer dúvida, basta escrever, ok?

      Abç

      Wagner Munhoz

      Responder

  29. Ola boa noite,meus dentes nao aparecem qdo sorrio,eu fico muito triste pois acho lindo um sorriso que deixa a mostra dentes brancos e lindos,mas todos os comentarios e fotos que vejo nao fala muito a respeito de como corrigir este problema, meu dentes eles parecem ser meio retraidos parece boca de pessoas que nao tem dentes eles aparecem bem pouco,meus dentes sao bonitos mas nao aparecem,gostariade saber se existe um aparelho que corrija o problema de face curta que acredito que seja este o meu caso,na parte de cima e de baixo tbem ,obrigada

    Responder

  30. Olá. Estou com um caroço no lado interno da bochecha e a gengiva com uma crosta amarelada. O poderia ser isso?

    Responder

    1. Patrícia, como vai?

      Qualquer lesão na boca que apareceu de repente e não tenha desaparecido em um prazo máximo de 15 dias deve ser avaliada pelo dentista a fim de se chegar a um diagnóstico preciso.
      Caso você se enquadre no perfil acima, procure o seu dentista de confiança, ok?

      Abraço,

      Wagner Munhoz

      Responder

  31. Boa noite wagner, estou com problema no meu sorriso que me encomoda a tempos , atualmente estou usando aparelho ortodontico e o alinhamento dos meus dentes estao otimos , caso que proximos meses estarei retirando para estar sendo utilizado o aparelho movel , mais porem os dentes no caso aparecem muito poco e é bem claro que nao existe uma harmonia em meu sorriso,labios ,bochecha criando em mim esse desconforto, ultimamente estou pesquisando muito sobre o assunto e li sobre ortopedia orofacial que acredito e queria que vc me ajudasse a saber se esse sim seria um caminho a seguir pra resolver o meu caso , qual profissional procurar? Espero que possa me ajudar..agradeço, parabns pelo trabalho!

    Responder

    1. Eder, como vai?

      Nos posts abaixo, respondi a perguntas bem parecidas com esta que você me enviou.

      Dependendo do caso em questão, a solução ao seu problema poderá ser bem simples. Muitas vezes, após a ortodontia, pode-se aumentar a altura vertical de seus dentes superiores por meio de materiais restauradores (resinas para reconstrução dental) ou ainda facetamentos com materiais cerâmicos.

      As resinas são em geral mais acessíveis economicamente, mas ao mesmo tempo podem apresentar alterações de cor com o passar dos anos…já os materiais cerâmicos são mais resistentes à alteração de cor.

      Seja lá como for, deve-se procurar um profissional odontólogo de sua confiança a fim de se prover uma avaliação minuciosa do seu caso em questão, ok?

      Abraço,

      Wagner Munhoz

      Responder

  32. Ola, Tenho o mesmo problema que algumas pessoas comentaram aqui meus dentes não aparecem quando sorrio, isso realmente me incomoda muito, pois aparenta que não tenho dentes. Tenho 15 anos e uso aparelho fixo a 3 anos, devido a ter a mordida cruzada, meus dentes já descruzaram esta quase em perfeito estado. Gostaria de saber se consigo resolver o meu problema com esse aparelho que uso ou algum outro aparelho?
    Desde já agradeço!

    Responder

    1. Letícia, como vai, tudo bem?

      Acredito que você já tenha lido as minhas respostas às perguntas de outras pessoas a respeito de falta de aparecimento de dentes superiores durante o sorriso (por favor, veja abaixo).

      Algumas pessoas, quando sorriem mostram muito os dentes superiores e gengivas ao seu redor. Este tipo de problema estético é chamado de “sorriso gengival” e você pode ver exemplo deste tipo de sorriso neste post, em uma foto acima.

      Aparentemente, o seu caso é exatamente o oposto do “sorriso gengival”, isto é, no seu caso, há o acobertamento dos dentes superiores pelo lábio superior. Como você pôde conferir nas repostas abaixo, há várias possíveis causas para isso e também possíveis tratamentos.

      Para saber qual o melhor tratamento, necessita-se de um minucioso diagnóstico do problema. Dentre os possíveis tratamentos (a depender do diagnóstico (isto é, da causa de seu problema)de seu problema), pode-se citar, a correção da posição dos dentes superiores por meio de ortodontia, aumento do tamanho dos dentes superiores por meio de materiais dentários diversos (resinas, facetas cerâmicas, etc), ou até mesmo cirurgias ortognáticas para correção da posição do maxilar (é claro que este último tipo de tratamento é indicado somente para casos muito particulares).

      Caso queira, envie-me um escaneamento de sua documentação ortodôntica (fotografias de boca e rosto) para meu e-mail (wagner.munhoz@orofacial.com.br) e, gratuitamente, poderei ter uma noção um pouco melhor de seu problema e dar um parecer mais preciso, ok?

      Abraço,

      Wagner Munhoz

      Responder

  33. Olá, primeiramente parabéns pela matéria.
    Gostaria de tirar uma duvida, meu labio superior encobre quase todo meu sorriso, ou seja, quando sorrio meus dentes
    não aparecem quase nada, e o sorriso fica realmente muito estranho.. Existe algum tipo de cirurgia para “moldar” o labio
    superior a fim de anular o “problema”??
    Se sim, gostaria de saber algumas informações sobre preços, riscos e etc, qualquer coisa posso enviar algumas fotos por e-mail.

    Desde já obrigado.

    Responder

    1. Oi, Lucas.

      O não aparecimento parcial ou total dos dentes superiores durante o ato de sorrir devido ao mascaramento pelo lábio superior pode ser devido a várias causas.

      A mais comum é o desgaste dos dentes superiores devido a problemas de mordida (oclusão dentária) ou hábitos errados, tais como o bruxismo (rangimento noturno).
      Pergunto a você: quando você observa atentamente a forma de seus dentes superiores, eles aparentam um retângulo em pé ou um quadrado? Se aparentar um quadrado, significa que a forma deles pode estar inadequada.

      Outra causa que pode levar a um não aparecimento dos dentes superiores seria a falta de afloração deles na boca da pessoa. Em outras palavras, eles não teriam “nascido” completamente na boca. Quando isso ocorre, os dentes não aparentam estarem desgastados, mas como parcialmente “imersos” dentro da gengiva.

      Uma outra causa poderia ser dada por problemas durante o crescimento e desenvolvimento da face, na infância. Em algumas pessoas ocorre uma rotação do crescimento e descenso do maxilar, formando um sorriso chamado “gengival” (ver post sobre “sorriso gengival” neste blog), onde dentes e gengivas superiores aparecem em demasia ao sorrir. O inverso é verdadeiro, isto é, a maxila rotaciona invertido e o maxilar superior desce pouco, então o lábio superior parece encobrir muito os dentes superiores.

      O tratamento destas condições varia muito, dependendo da causa que as geraram.

      Se houve desgaste excessivo dos dentes, basta-se reconstruir com materiais e técnicas restauradoras (resinas, coroas, etc.). Por outro lado, se houve ausência de erupção (“nascimento”) dos dentes superiores, a correção do posicionamento dos dentes por meio de ortodontia seria indicada. Se, por fim houve problemas durante o crescimento facial, pode-se utilizar desde ortodontia, ou até mesmo cirurgias ortognáticas, a fim de reposicionamento do maxilar. Obviamente, esta cirurgia deveria ser aconselhada somente em casos extremos…

      Atualmente, Lucas, somente presto serviço de consultoria em saúde e estética de boca, dentes e gengivas. Não presto serviço diretamente em consultório. Caso tenha algum interesse em tratamento, posso lhe encaminhar para profissionais habilitados para seu caso específico. Caso queira, pode enviar por e-mail fotos de seu sorriso em close up (parecido com as fotos deste post). Gratuitamente posso avaliar para você. O meu e-mail é wagner.munhoz@orofacial.com.br

      Abraço.
      Wagner Munhoz

      Responder

  34. Olá, tudo bem? Adorei a matéria!! Tenho uma dúvida: quando sorrio, os meus dentes aparecem pouco, é como se eles ficassem escondidos atrás do meu lábio superior e aparecessem somente um pouco, e isso não é comum em mulheres, geralmente os dentes superiores das mulheres tendem a aparecer por completo, e isso me incomoda bastante. Nesse caso, é algo genético ou tem algum tratamento que pode ser feito?

    Responder

    1. Danielle, como vai?

      O não aparecimento parcial ou total dos dentes superiores durante o ato de sorrir pelo lábio pode ter várias causas possíveis.

      A mais comum é o desgaste dos dentes superiores devido a problemas de mordida (oclusão dentária) ou hábitos errados, tais como o bruxismo (rangimento noturno).
      Pergunto a você: quando você observa atentamente a forma de seus dentes superiores, eles aparentam um retângulo em pé ou um quadrado? Se aparentar um quadrado, significa que a forma deles pode estar inadequada.

      Outra causa que pode levar a um não aparecimento dos dentes superiores seria a falta de afloração deles na boca da pessoa. Em outras palavras, eles não teriam “nascido” completamente na boca. Quando isso ocorre, os dentes não aparentam estarem desgastados, mas como parcialmente “imersos” dentro da gengiva.

      Uma outra causa poderia ser dada por problemas durante o crescimento e desenvolvimento da face, na infância. Em algumas pessoas ocorre uma rotação do crescimento e descenso do maxilar, formando um sorriso chamado “gengival” (ver post sobre “sorriso gengival” neste blog), onde dentes e gengivas superiores aparecem em demasia ao sorrir. O inverso é verdadeiro, isto é, a maxila rotaciona invertido e o maxilar superior desce pouco, então o lábio superior parece encobrir muito os dentes superiores.

      O tratamento destas condições varia muito, dependendo da causa que as geraram.

      Se houve desgaste excessivo dos dentes, basta-se reconstruir com materiais e técnicas restauradoras (resinas, coroas, etc.).

      Por outro lado, se houve ausência de erupção dos dentes superiores, a correção do posicionamento dos dentes por meio de ortodontia seria indicada.

      Se, por fim houve problemas durante o crescimento facial, pode-se utilizar desde ortodontia, ou até mesmo cirurgias ortognáticas, a fim de reposicionamento do maxilar. Obviamente, esta cirurgia deveria ser aconselhada somente em casos extremos…

      Abraço.
      Wagner Munhoz

      Responder

  35. Olá,

    usei aparelho odontológico por 3 anos. Durante o tratamento extrai um dente na parte superior esquerda (para conseguir alinhar os caninos superiores e inferiores), mas com isso o meu sorriso ficou um pouco deslocado para um dos lados (o que não foi corrigido pelo uso do aparelho). Desta forma, a linha vertical passando por dentes, lábios e nariz ficou perceptivelmente deslocada. Como seria possível melhorar a simetria do meu sorriso?

    Obrigada.

    Responder

    1. Olá Elena, td bem?

      Realmente, é bem difícil opinar sobre o seu caso sem ver diretamente a documentação ortodôntica de seus dentes.
      Por outro lado, em geral, quando se faz exodontia para fins ortodônticos, faz-se bilateralmente (de ambos os lados) a fim de propiciar a simetria (direita igual a esquerda) de ambos os lados.

      Talvez fosse bom você realizar nova consulta com um especialista em ortodontia e verificar a possibilidade de realização de novo tratamento por aparelho ortodôntico.

      Grato por se interessar pelos conteúdos digitais de Orofacial.

      Abraço,
      Wagner Munhoz

      Responder

  36. Estou gostando muito das suas postagens.Gostaria de saber mais sobre retrações gengivais, qual o tratamento e o custo do mesmo. Obrigada

    Responder

    1. Lúcia, tudo bem? Muito grato pelo interesse em meus conteúdos digitais e pelo seu comentário.

      Quanto a sua pergunta a respeito de retrações gengivais, devo dizer que há tratamento para uma grande porcentagem dos casos. Em outros casos, no entanto, não há indicação de tratamento conservador.

      Explico melhor: O tratamento conservador utilizado para recobrimento da raiz exposta pela retração de gengiva é chamado “cirurgia plástica de gengiva” (você já tinha ouvido falar?).
      Para saber se há indicação desta cirurgia ou não, bem como qual é a porcentagem da raiz que poderá ser recoberta, deve haver o parecer de um dentista especializado nesta técnica cirúrgica. Tudo vai depender da quantidade de osso de suporte presente ao redor da raiz do dente…quando não há osso suficiente na região adjacente à retração de gengiva, não há como recobrir a raiz exposta…

      Na figura que coloquei neste post, você pode ver várias retrações gengivais. Posso arriscar um palpite (uma vez que, para se ter certeza, seriam necessárias radiografias), mas neste caso aparentemente o recobrimento das raízes expostas seria total ou quase total, uma vez que você pode notar que entre um dente e outro a gengiva não retraiu, indicando a possibilidade de haver osso abaixo dela…isso torna o caso bem favorável…

      Quanto ao custo, não poderia lhe precisar. Vai depender de cada profissional, em quantos dentes houve retração, bem como qual a quantidade de retração gengival.
      Não sei se lhe ajudei…Farei no futuro um post no blog específico sobre este assunto, ok?

      Abraço,

      Wagner Munhoz

      Responder

  37. Excelente projeto, bem elaborado e explicado. Com fotos fica mais fácil e entendimento. Obrigada!

    Responder

    1. Sônia, como vai?
      Muito grato por se cadastrar em Orofacial e também por me dar este seu comentário.
      Em breve estarei enviando para você mais conteúdos de interesse em seu e-mail…basta acompanhar a sua caixa de entrada.
      Abraço.
      Wagner

      Responder

      1. Os meus dentes superiores não aparecem quando eu sorrio e isso me incomoda muito.Tenho pavor de tirar foto e ver aquele sorriso amarelo, triste, que só aparecem os lábios. O meu problema é a gengiva superior q desceu e esconde os meus dentes, que são tão bonitos! Gostaria de saber se existe solução para isso ou até mesmo uma cirurgia.
        Obrigada desde já

        Responder

        1. Norma, td bem?

          Realmente, problemas estéticos no sorriso, ou ainda problemas de saúde de dentes e gengivas podem comprometer a nossa qualidade de vida….na verdade, nem precisam ser vários dentes acometidos…basta apenas 1 dente doente, que a nossa qualidade de vida decai assustadoramente…

          Gostaria de compreender melhor o seu caso antes de dar alguma sugestão de tratamento.
          A cirurgia de gengiva ou a ortodontia, ou até mesmo a cosmética dos seus dentes superiores podem ser uma solução viável.

          Por favor, se puder, envie fotos de seu sorriso em close…mostre bem os seus dentes superiores e o seu perfil (visão lateral) de boca.

          O meu e-mail é wagner.munhoz@orofacial.com.br

          Abraço
          Wagner Munhoz

          Responder

  38. MUITO BOM E INSTRUTIVO TRABALHO WAGNER.PARABÉNS!E OBRIGADA POR DIVIDIR CONOSCO.

    Responder

    1. Obrigado, Patrícia, por acompanhar os conteúdos digitais que estou disponibilizando.
      Estou preparando outros vídeos e em breve, estarei lhe enviando mais conteúdo informativo a respeito de saúde e estética de boca e face.
      Abraço
      Wagner Munhoz

      Responder

  39. Bastante informativo e interessante, quero a dentadura assim… como faço?

    Responder

    1. Roberto, tudo bem? Grato pelo seu comentário.

      Sempre a resolução de quaisquer problemas dentários deve ter o acompanhamento do dentista de sua confiança.
      No entanto, reparo que muitas pessoas possuem problemas estéticos (e também
      funcionais, como a perda de um dente),mas, ou não se dão conta deste problema, ou então até se dão conta,
      mas não sabem realmente como poderiam resolvê-lo.
      Devido a isso, acredito que estas informações que estou passando às pessoas por meio
      deste Projeto Orofacial são muito importantes para que qualquer
      pessoa procure (caso sinta necessidade) uma solução mais consciente a eles.

      Muito grato por seu comentário.

      Abraço

      Wagner Munhoz

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *