Orofacial #38 – Dor de Dente ao Frio? Dentes Sensiveis? Você Pode Estar Com “Hipersensibilidade de Raiz”

Tempo de leitura: 3 minutos

Dor de Dente ao Frio? Você Pode Estar Com “Hipersensibilidade de Raiz”

O Seu Dente Dói Com o Frio? Você tem Dentes Sensíveis?

Muita gente tem dor de dente quando toma água fria.

Dor ao Frio

Às vezes a dor é tão recorrente que a pessoa acaba achando que é “normal” (“os meus dentes são sensíveis…”).

Antes de tudo, deve-se deixar claro que a dor dente pode ter várias causas (muitas mesmo!) e nunca uma “dor” pode ser considerada “normal”.

Por isso, se você tem dor de dente recorrente, você deve procurar um profissional capacitado para avaliar os seus motivos e prescrever algum tratamento adequado para ela, ok? (por exemplo, você pode estar com uma cárie em seu dente…)

Pois bem! Dentre as possibilidades de dor de dente, existe a “Hipersensibilidade de Raiz”. Ela é tão comum entre as pessoas que – quase todos os dias – me aparece alguma pessoa se queixando dela.

A grande novidade que tenho para falar para você é que a grande maioria das hipersensibilidades de raiz são causadas por hábitos equivocados pela própria pessoa.

Mas vamos falar, antes de tudo, o que é esta hipersensibilidade.

Naturalmente, a parte do dente que entra em contato com a saliva da boca é a coroa do dente, a qual é revestida por esmalte dental.

Este esmalte é bem resistente, tanto para mastigar, quanto para impedir que a parte mais interna do dente entre em contato com o meio externo, isto é com a saliva da boca.

Mas, então de onde vem a hipersensibilidade de raiz?

Muitas vezes ocorre retração da gengiva (devido a doenças de gengiva ou ainda por hábitos de escovação dos dentes inadequados, entre outros motivos) e, com isso, a raiz do dente passa a ficar em contato direto com a saliva da boca.

E a raiz não é revestida por esmalte… (veja a figura)

Estrutura do Dente

Desta forma, todas as vezes que ingerimos alimentos ácidos (sucos, refrigerantes, vinagre, etc.) ou açucarados, ocorre fácil dissolução da proteção natural da raiz, expondo a parte interna do dente, chamada “dentina”. E esta “dentina”, geralmente é muito sensível (ao toque, ao frio, ao açúcar, etc).

Hipersensibilidade de Raiz

Não é preciso dizer muito mais para mostrar que o dente passa a doer constantemente, especialmente após comer ou beber alimentos ácidos, doces ou ainda durante a escovação.

Muitas pessoas passam a usar cremes dentais para “dentes sensíveis”, melhorando um pouco ou, até mesmo, muito da sensibilidade.

Mas tenho que dizer algo muito importante:
Para combater a sensibilidade de raiz, o uso do creme dental específico para “dentes sensíveis”, em geral, não basta: deve-se controlar os hábitos alimentares, melhorar a técnica de escovação e, algumas vezes, tratar alguma doença de gengiva que pode estar contribuindo para a retração.

Escovação

Veja este vídeo onde falo para você sobre os cremes dentais para dentes sensíveis e a alimentação ácida (sucos, refrigerantes, temperos para salada, etc.). 

Uma última dica: se você tem gastrite, a acidez que causa a hipersensibilidade de raiz pode vir do estômago.

Se você estiver com qualquer dor de dente, especialmente se ela for recorrente, consulte o seu dentista, ok?]

Quer assistir mais vídeos para aprender a controlar a sensibilidade em seus dentes?

Então assista este mini-curso em vídeo grátis em:

 >> 30 Vídeos em 30 Dias: Aprenda a Cuidar de Sua Saúde de Dentes e Gengivas! << 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *