Orofacial #40 – Gosto Ruim na Boca: O Que Devo Fazer?

Tempo de leitura: 7 minutos

 

Tenho Gosto Ruim Na Minha Boca. O Que Devo Fazer?

Se o gosto ruim que você está sentindo em sua boca é Amargo, então você deve ler este post aqui

>> Orofacial #74 – Gosto Amargo na Boca: O que Devo Fazer? <<

 

Assim como a presença de “dor de dente” (ou de “dentes sensíveis”), o “gosto ruim na boca” é um caso que merece atenção.

Pode-se dizer que nunca é completamente normal a pessoa recorrentemente ter a sensação de “gosto ruim em sua boca”, da mesma forma que também nunca é normal a pessoa relatar que os seus “dentes são sensíveis”. Sempre há alguma causa que deve ser pesquisada e tratada.

Mas assim como a dor de dente, o gosto ruim na boca pode indicar uma série de causas. Todas elas devem ser investigadas porque elas fogem daquilo que seria de se esperar de uma boca normal.

Antes de iniciar a elencar para você as possíveis causas que podem levar à sensação de gosto ruim na boca, você deve prestar atenção a algumas características desta sensação:

1) O gosto ruim que se está sentindo é “um evento único”, “é constante” ou “ora aparece, ora desaparece”?

Este aspecto é importante. Se é um evento único, é a primeira vez que você está sentindo, ele pode ser resultado de algum evento, de algo que você fez  (ou deixou de fazer) nas últimas horas. Por exemplo: algum alimento ou bebida que você ingeriu há pouco tempo; impacção de resíduos alimentares entre os dentes; deixou de se alimentar (está fazendo regime alimentar?) ou bebeu pouca água durante o dia.

Por outro lado, se a sensação de gosto ruim na boca é constante, pode-se pensar em algum problema em dentes (cáries) ou gengivas (sangramento, infecção, isto é presença de bactérias); tártaro (cálculos) dentários; retenção constante de resíduos alimentares entre os dentes, na língua ou nas amígdalas (garganta); medicamentos em uso, ou problemas respiratórios pulmonares ou digestivos no estômago ou intestino, fígado entre outros.

 Se a sensação de gosto ruim na boca “ora aparece, ora desaparece”, deve-se checar hábitos diários, os quais são repetitivos, tais como  padrão de alimentação (excesso de carnes  ou açúcares, temperos, etc.), hábitos de sono (dormir com a boca aberta), ou mesmo estado de humor (estresse emocional), de sono, sinusites intermitentes, etc.

2) Você está sentindo o gosto desagradável, é outra pessoa ou são várias pessoas que reparam o odor?

Existe uma grande diferença entre o gosto ruim que eu (e somente eu) percebo e aquele que é percebido por outras pessoas.

Na grande maioria das vezes, quando a pessoa sente o gosto ruim em sua boca, as pessoas de seu convívio social não o percebem.

Daí vem a diferença entre estar “sentindo gosto ruim na boca” e ter objetivamente “halitose” (“mau hálito”).

Quando uma ou várias pessoas sentem o odor desagradável, pode-se afirmar que a pessoa possui um problema de halitose (mau hálito). O drama da halitose é bem este: “quem tem, dificilmente sabe que tem…e pior: quem sente a halitose do outro, dificilmente se sente à vontade em dizer à pessoa que sofre deste mal a respeito da halitose dela”.  Irei falar a respeito de halitose em outro post.

Por outro lado, se é a própria pessoa que sente o gosto ruim, mas as outras pessoas não o sentem, então pode-se dizer que na maioria das vezes está ocorrendo um problema pontual e mais facilmente de se saber a causa. Em outras vezes, porém, (muito mais raras) não há nada com a pessoa em si e a sensação de gosto ruim é puramente psicológica…refletindo como insegurança em relacionamentos sociais e afetivos.

Gosto Ruim na Boca Halitose

Existe, porém, uma outra hipótese que é a possibilidade de a própria pessoa sentir o gosto ruim em sua boca, ao mesmo tempo em que outras pessoas captam a sua halitose. Nestes casos, existe uma objetividade mútua do foco de odor, podendo realmente refletir um agente causador súbito (fermentação noturna de açúcares durante o sono ou dificuldade de digestão de proteínas não vegetais (carnes), por exemplo) ou ainda agentes causadores muito precisos e de difícil habituação pela pessoa.

Digo “habituação” porque é exatamente isto que ocorre na halitose: existem elementos que circulam no sangue, na saliva ou mesmo se estabelece nos dentes ou gengivas da pessoa que, de tanto permanecer em seu corpo não mais é percebido por ela como anormal, mas, ao contrário, como próprio do organismo. Por isso, em geral, a halitose não é em geral percebida pela pessoa que a possui.

Então vamos falar a respeito das possíveis causas que podem levar à sensação de gosto ruim na boca da pessoa.

1) Alimentos odoríficos: alguns tipos de alimentos ou bebidas tais como cebola, vinagres, alho, leite, iogurte, bebidas alcoólicas, entre muitos outros, podem impregnar na boca (língua, espaço entre os dentes, etc.) e ficar ali, exalando odores e fazendo com que sintamos o seu gosto. 

Se a pessoa não tiver uma técnica apurada de higiene da boca, estes alimentos permanecem (e podem até – literalmente – apodrecer) e, ali perpetuando, prolongam e agravam o seu efeito de gosto ruim na boca.

2) Regimes alimentares: geralmente este tipo de problema não é reconhecido pela própria pessoa que está passando por privação de alimentação, mas pelas pessoas de seu convívio social (amigos, parceiro afetivo, etc.). Ocorre uma halitose que tende a se perpetuar durante o período de privação de alimentação.

3) Falta de ingestão de água: A boca seca faz com que ela esteja sujeita à fermentação e fique ácida. Devido a isso, começa a exalar um odor desagradável que as pessoas ao redor passam a sentir. Se a pessoa tiver em sua boca algum foco de odor presente, a falta de hidratação leva ao aumento do odor.

4) Estresse emocional: o estresse emocional leva a uma alteração do metabolismo do corpo como um todo, causando alterações hormonais e formação de substâncias anormais. Estes produtos formados pelo estresse passam a circular pelo sangue e a serem excretados pelo suor, saliva e respiração. Alguns desses produtos são odoríficos.

5) Problemas Dentários, principalmente cáries dentárias 

6) Problemas gengivais (ou periodontais)

7) Impacção de alimentos nos dentes, ou língua ou, ainda, amígdalas (garganta)

8) Medicações em uso ou elementos químicos presentes no local de moradia ou trabalho.

9) Problemas respiratórios

10) Problemas no aparelho digestivo: estômago, intestinos, fígado/vesícula

Se o gosto ruim que você está sentindo em sua boca é Amargo, então você deve ler este post aqui

>> Orofacial #74 – Gosto Amargo na Boca: O que Devo Fazer? <<

 

Veja neste vídeo abaixo porque as doenças de gengiva – gengivites e periodontites – podem causar halitose persistente e de longa duração

Saiba Mais Sobre Como Eliminar Gosto Ruim Na Boca Em:


Halitose – Por Que Devo Escovar a Língua?

Como Escovar os Dentes para Evitar Gosto Ruim na Boca? – Parte 1

Como Passar o Fio Dental para Evitar Gosto Ruim na Boca?

Técnicas Especiais de Higiene para Evitar Gosto Ruim na Boca

 Procure Halitose na Wikipédia

Gostou? Então deixe o seu Comentário abaixo 🙂

18 Comentários


    1. Saely, o sofrimento com os dentes está relacionado com o desconhecimento e problemas com o cuidado com a sua saúde de dentes e gengivas.

      Por isso fiz este blog: para levar conhecimento às pessoas sobre como cuidar de sua saúde, evitando problemas e sofrimentos.

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  1. OLA DOUTOR,A ALGUM TEMPO SINTO UM GOSTO AMARGO NA BOCA,SINTO ISSO PRINCIPALMENTE AO TOMAR ALGUM REFRIGERANTE OU SUCO É MUITO DESAGRADÁVEL.

    Responder

    1. Renato, como vai?

      Precisaria inicialmente avaliar detalhadamente a sua boca, principalmente o seus dentes e gengivas.
      Em uma segunda ocasião, deveria ser avaliado o estômago e fígado, a fim de se observar se haveria algum problema neles.

      À sua disposição para outros esclarecimentos,
      Wagner Munhoz

      Responder

    2. Sinto a língua boca com gosto ruins não tenho dentes estragados será que são os remédios que tomo?

      Responder

      1. Oi, Maria.
        Quando a própria pessoa sente o gosto ruim na boca (mas as outras pessoas não o sentem), o problema poderá ser de várias causas, conforme você viu no post acima.

        Uma causa muito comum é infeção de gengivas, ou seja, a gengivite ou periodontite. (Saiba mais em http://www.orofacial.com.br/periodontia).
        Nestes casos, a infeção pode causar secreção purulenta e sangramento, levando à sensação de gosto ruim na boca.

        Mas esta sensação de gosto ruim pode ser devido a outras causas também, tais como remédios, problemas hepáticos, de vias aéreas superiores, estômago, ou até mesmo um excesso de sensação de paladar pela pessoa.

        À disposição para outros esclarecimentos,

        Wagner Munhoz

        Responder

  2. Dr., tudo bom? não consegui achar outra forma de contato senão por meio deste comentário.
    Pois bem, já faz algum tempo estou com um gosto ruim vindo da garganta (pelo menos tudo indica ser dela), é constante e quando engulo a saliva ou forço a garganta ele aflora, o Sr. tem algum parecer a respeito disso.
    Não estou em condições de ir a um médico ou algo do gênero no momento.

    Responder

    1. Oá, Marcos.
      Esta sensação de gosto ruim na garganta, em geral, pode ser devido a 2 tipos de problemas (no entanto, Marcos, você deverá necessariamente passar com especialistas para exames mais apurados, ok?):

      1) problemas de vias aéreas superiores, em geral, rinites ou sinusites, onde se há a formação de muco ou pus, o qual pode extravasar para a garganta. Neste caso, você deverá passar com um otorrinolaringologista, para ele avaliar melhor e chegar a uma conclusão definitiva.

      2) problemas de refluxo gástrico (estômago): O suco gástrico extravasa do estomago em direção ao esôfago e garganta. Neste caso, você deverá, procurar um especialista em gastrologia.

      À sua disposição para outros esclarecimentos,
      Wagner Munhoz

      Responder

  3. Parabéns pelo Blog. É muito legal que as pessoas se importem com as outras pessoas, além de cuidarem delas mesmas!

    Responder

    1. dr estou com mau gosto na boca ja tem 5 dia e nao passou aque devo fazer dr nao consigo beber agua e meu comer direito

      Responder

      1. Olá.
        Sempre os problemas de “gostos ruins na boca” devem ser cuidadosamente avaliados e, a partir daí, tratados adequadamente.

        Nunca é normal que a pessoa sinta gostos desagradáveis em sua própria boca.

        Na grande maioria das vezes, o foco de gosto ruim na boca se encontra dentro da própria boca: cáries nos dentes, infiltrações de cáries sob uma restauração (“obturação”) dentária, doenças de gengiva (gengivites ou periodontites), infecções purulentas de origem dental, impacções alimentares, camada esbranquiçada sobre a língua (“saburra lingual”), etc.

        Sugiro fortemente que você passe em consulta com um bom cirurgião dentista clínico a fim de uma minuciosa análise de seus dentes e gengivas.
        Caso ele não encontre nada digno de nota, exames extras pelo médico podem ser necessários: exames de sangue, das vias aéreas, do estômago, verificação de medicamentos que você está usando, etc.

        À disposição para outros esclarecimentos,

        Wagner Munhoz

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *