Orofacial #43 – Radiografia Panorâmica. – Você Conhece?

Tempo de leitura: 1 minuto

Você Já Ouviu Falar de Radiografia Panorâmica?

Quando a gente vai realizar uma avaliação inicial das condições de saúde da boca, o dentista deve ser bem meticuloso aos detalhes dos dentes, gengivas e demais partes moles da boca (lábios, língua e bochechas).

Frequentemente, ele solicita exames complementares ao seu exame visual. Dentre estes exames, muitas vezes ele lança mão de exames radiográficos.
Nos posts anteriores, falei de radiografias “periapicais” e “proximais”. 

Neste post vou falar de radiografia panorâmica dos maxilares.

Com esta radiografia, o dentista consegue visualizar toda a sua área de atuação, obtendo uma ideia a respeito da condição óssea e dentária dos maxilares.

Apesar de ela dar uma visualização panorâmica dos maxilares, muitas vezes este tipo de radiografia requer complementação por outras radiografias que oferecem visão mais detalhada. Tais como as radiografias dentárias citadas acima.

Este tipo de radiografia é muito utilizada para o planejamento de exodontia (extração) de dentes do siso ou ainda, de implantes dentários.

Além disso, este tipo de radiografia possibilita o diagnóstico de lesões benignas (cistos, infecções) ou malignas (tumores) nos maxilares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *