Orofacial #45 – Aparelho para Corrigir os Dentes (Ortodôntico): Qual a Melhor Forma de Limpar o Espaço Entre os Dentes?

Tempo de leitura: 2 minutos

Aparelho para Corrigir os Dentes: Qual a Melhor Forma de Limpar o Espaço Entre os Dentes?

Alinhar os dentes, deixá-los mais bonitos sempre é algo bem positivo.

Para tanto, o dentista frequentemente lança mão de aparelhos ortodônticos fixos. Uma vez que eles são “fixos” isto é, “colados” nos dentes da pessoa, deve-se ter cuidados para a sua correta higienização diária.

Não é preciso dizer que a limpeza dos dentes e gengivas durante o uso de aparelhos fixos é bem mais difícil e detalhada do que sem o uso deles.

Aqui vão algumas dicas para a correta limpeza de dentes e gengivas durante o uso de aparelhos ortodônticos fixos:

 

1) higienize os seus dentes 3 vezes ao dia e sempre que se alimentar. Os alimentos grudam e se retém muito no aparelho ortodôntico, portanto a limpeza após cada refeição é fundamental;

 

2) Use sempre escova de dente, creme dental, fio dental com agulha passa-fio. Pode-se complementar a limpeza com a escova interdental, mas nunca substituir o uso do fio dental + passa-fio somente pela escova interdental;

Higiente Aparelho Ortodôntico: Agulha Passa-Fio
Agulha Passa-Fio Dental Permite o Perfeito Acesso aos Espaços Interdentais

3) Passe sempre o fio dental com a agulha passa-fio antes da escovação a fim de remover os resíduos e facilitar a limpeza dos dentes pela escovação;

4) Evitar o uso de alimentos açucarados (sucos, refrigerantes, balas, bolos e doces) entre as refeições e/ou antes de dormir. O risco a cáries aumenta muito quando a pessoa utiliza um aparelho ortodôntico fixo. Portanto, deve-se evitar o aparecimento de cáries dentais por meio de boa higiene e diminuição drástica do uso de açúcar nestes horários;

Ortodontia Evitar Açúcar entre as Refeições

5) O fio dental deve ser passado até abaixo do nível da gengiva a fim de prevenir a gengivite e consequente sangramento da gengiva. Muitas pessoas ficam com receio de passar o fio dental abaixo do nível da gengiva, achando que isso vai machucá-la…nada disso! Se você passar com suavidade e ocorrer o sangramento na gengiva, pode ser que você esteja com gengivite ou periodontite. Consulte o seu dentista, ok?

6) Sempre que for fazer a higiene dos dentes e gengivas, siga uma sequência, por exemplo, os dentes de cima primeiro do que os de baixo; de trás para frente…sempre na frente do espelho a fim de ver todos os detalhes da higienização, ok?

4 Comentários


  1. Olá ,parabéns pelo blog. Trabalho na área da prótese dentária e pretendo fazer odontologia futuramente,e gostaria de saber se você tem algum material em pdf ou indicaria algum sobre aparelhos ortodônticos ou sobre qualquer área prótese dentária mesmo? Obrigada.

    Responder

    1. Oi, Larissa.

      A área de ortodontia é realmente bem complexa.
      Para começar a galgar os primeiros entendimentos, sugiro livros bem básicos, a fim de entender os primeiros conceitos sobre diagnóstico e princípios de movimentação dos dentes.

      Sugiro estes livros do Dr. Vellini, que você pode encontrar neste site
      http://loja.grupoa.com.br/autor/flavio-vellini-ferreira.aspx

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  2. Eu adorei pq tenho muitas dúvidas e a minha gengivite mi encomoda nao vejo a hora de acabar com ela

    Responder

    1. Lucélia, como vai?
      No blog, existem outros posts sobre gengivite e o seu controle.
      Também no canal do YouTube, você poderá encontrar muitos vídeos sobre saúde de dentes e gengivas.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *