Orofacial #46 – Tenho Dor de Dente (Sensibilidade nos Dentes): O Que Devo Fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

Tenho Dor de Dente: O que Devo Fazer?

A dor dente é um dos tipos mais comuns de desconforto ou sofrimento que a pessoa pode vir a ter.

Várias são as causas que podem desencadear uma dor de dente. Por isso, sempre uma dor de dente deve ser investigada pelo dentista, a fim de se entender a sua causa. 

Muitas vezes, o tempo é fundamental para se poder curar o dente, evitando uma maior sequela ou, até mesmo, perda do dente. Portanto, se você está sentido dor de dente, a melhor dica é você tomar um analgésico que você costuma usar para casos de dor e/ou febre e procurar o mais rápido possível o seu dentista.

Vamos falar um pouco sobre as dores de dente:

Dor ao frio (água gelada, sorvete) ou ao doce passageira: Neste tipo de dor, a pessoa somente sente dor quando o dente entra em contato com algum alimento ou líquido frio, sumindo rapidamente após o contato. Várias podem ser as causas que estejam por trás deste tipo de dor: cáries superficiais ou de média profundidade, exposição da raiz do dente, dente ou restauração rachados estão entre as principais;

A dor de dente devido à exposição da raiz do dente ao meio bucal, geralmente é precedida de alimentação por comidas ou bebidas ácidas, como por exemplo frutas ou sucos cítricos, refrigerantes, vinagre, etc. Isto porque estes alimentos descalcificam ligeiramente a superfície da raiz do dente exposta, levando à dor. Este tipo de dor geralmente afeta mais de um dente (uma vez que, em geral, vários dentes de uma pessoa podem apresentar exposição da raiz). Ocorre dor ao frio exatamente na hora em que se consome alimentos frios ou doces. A dor é “fugaz”, isto é, ela some tão logo o alimento/líquido frio deixa de entrar em contato com o dente.

Este tipo de sensibilidade  por retração gengival e exposição de raiz do dente é tratada geralmente pelo controle de consumo alimentos ácidos pela pessoa e também pelo uso de cremes dentais para dentes sensíveis, tipo Sensodyne ou Colgate Sensitive Pró-alívio. 

Dor De Dente: Exposição de Raiz Levando à Dor de Dente ao Frio
A exposição da raiz ocasionada pela retração de gengiva pode ocasionar dor ao frio. Nem toda a exposição de raiz leva necessariamente à dor. Muitas vezes é necessário haver uma descalcificação por algum alimento ou bebida ácida, os quais descalcificam a superfície da raiz, levando então à dor.
Cremes Dentais para Dentes Sensíveis
Cremes Dentais para Dentes sensíveis: servem para calcificar a superfície da raiz exposta. O uso destes cremes dentais devem estar necessariamente associados à restrição da ingestão de alimentos ácidos (vinagre, frutas/sucos cítricos (laranja, limão, abacaxi, uva, etc), refrigerantes, pimenta, gengibre, etc.) uma vez que tais alimentos tendem a descalcificar novamente a raiz do dente. Se a dor persistir mesmo após alguns dias de uso de 3 X dia deste creme dental, deve-se procurar imediatamente o seu dentista para uma melhor avaliação dos seus dentes.

 

Veja mais sobre sensibilidade de raiz clicando neste link abaixo: 

Orofacial #38 – Dor de Dente ao Frio? Você Pode Estar Com “Hipersensibilidade de Raiz”

Cárie Dentária

Além da exposição de raiz, cáries superficiais ou de média profundidade podem levar à dor fugaz ao frio ou ao doce. Portanto, deve-se consultar o seu dentista caso você esteja sentindo dos ao frio de baixa/média intensidade que não desaparece após alguns dias. 

Saiba mais sobre cárie dentária assistindo a este vídeo aqui:

 

– Dor ao frio (ou ao quente) prolongada ou contínua: Neste tipo de dor, após o estímulo, a dor tende a se prolongar por alguns segundos, minutos ou horas. A causa mais comum para este tipo de dor é uma agressão do nervo do dente devido à cárie profunda ou rachadura (trinca) do dente. Nestes casos, pode ser necessário o tratamento do canal do dente.

– Dor ao mastigar: Este tipo de dor pode ser acompanhada com a sensibilidade térmica (ao quente ou ao frio).

A causa mais comum para este tipo de dor é a sobrecarga do dente (trauma de mordida) ou dente trincado. 

A sobrecarga sobre um dente pode ocorrer devido à ausência de dentes adjacentes a ele, ou mesmo devido a um posicionamento errado do dente na arcada (“dentes apinhados”). Se há ausência de dentes, pode-se pensar em substituí-los por meio de implantes dentários. Por outro lado, a má posição do dente na arcada dentária pode ser corrigida por ortodontia.

Escrevi mais sobre implantes dentários neste post :

 Orofacial #32 – Implantes Dentários – Alguns Conceitos Básicos

 Infecção Dentária

Algumas vezes, este tipo de dor pode ser ocasionado por infecção (abscesso) de origem no dente que migrou para ao redor da raiz do dente. Assim sempre quando a pessoa mastiga, ocorre compressão da infecção localizada ao redor da ponta da raiz, ocasionando dor;

Evolução da Cárie Dental
Evolução da Cárie Dental:a cárie dental começa atacando o esmalte do dente e se não for contida por meio de restrição no consumo de alimentos açucarados e/ou restauração do dente (“obturação do dente) ela pode evoluir até alcançar a parte mais interna do dente (canal ou “nervo” do dente). Ainda assim, se ela não for contida, ela pode avançar para o interior do corpo da pessoa, iniciando esta jornada pela região ao redor da raiz do dente. Esta infecção ao redor da raiz da pessoa, quando está aguda, pode levar dor ao mastigar.

Vale a dica: se você estiver com algum tipo de dor de dente, procure o quanto antes o seu dentista a fim de saber qual é a sua causa. O tratamento precoce (cedo) pode representar a diferença entre salvar ou perder um dente.

Gostou? Então deixe o seu Comentário abaixo 🙂

14 Comentários


  1. Uso aparelho fixo há mais de 1 ano e há um poco mais de 1 mês venho sentindo uma dor muito forte no dente ,onde fica o anel do aparelho ,na parte de cima do lado direito, essa dor só se manifesta quando mastigo algo e irradia para todos os dentes do lado direito ,do contrario não sinto absolutamente nada,tirei um raiox e não mostrou nada de anormal ,somente uma carie no dente vizinho preciso de ajuda não sei mais oque fazer minha periodontista não sabe o que pode estar causando isso estou desesperada a dor e muito intensa

    Responder

    1. Olá.
      A dor de dente ao mastigar, pode ser sinal de várias possibilidades.
      A primeira, por ser mais comum, é a cárie dental.
      Pergunto a você:esta cárie dental encontrada no dente detrás daquele do anel metálico (chamado de “banda ortodontica”) é ampla ou profunda?
      Se sim, eu começaria pelo tratamento dela.
      Uma outra possibilidade seria cárie dental infiltrada por debaixo do anel metálico da banda. A radiografia não consegue enxergar por debaixo do anel.
      Neste caso, o dentista deveria remover a banda ortodôntica, a fim de ver se há cárie ou não.

      Uma outra possibilidade, seria retração de gengiva ao redor do dente, desencadeada pela movimentação ortodôntica. Com isso, pode ocorrer exposição de raiz do dente para a boca, levando à hipersensibilidade de raiz.

      Uma terceira opção seria excesso de carga mastigatoria sobre o dente devido à movimentação do dente pelo aparelho.
      Neste caso, o dentista deve ajustar a mordida do dente e tirar o dente de contato.
      Uma quarta possibilidade seria uma trinca ou fratura do dente.

      Em resumo, o diagnóstico e tratamento de seu problema está nas mãos do dentista.
      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  2. Sinto muita dor no dente quando mordo algo e também com líquido gelado. Por causa disso so posso mastigar de um lado. Quando mastigo algo duro dói muito. Resumindo dói quando tenho contato com gelado e mastigo. O que deve ser?
    Desde já muito obrigada!

    Responder

    1. Olá, Gleice.
      Sinto pelo seu dente.

      Pelo o que você descreveu em seu comentário, existe a forte possibilidade (não consigo diagnosticar on-line, sem ver pessoalmente, entendeu?) de ser um quadro de dente gretado (ou dente rachado).

      Uma outra possibilidade seria uma restauração quebrada ou então uma cárie profunda.

      O dente gretado é uma trinca que pode ocorrer em um dente que foi submetido a um estresse grande (trauma). quando o dentista olha o dente ou radiografa, ele aparenta estar 100% normal, mas na verdade, ele tem uma trinca (como se fosse um copo de vidro trincado, entendeu?).
      Só que esta trinca é quase sempre invisível a olho nu. Para diagnosticar com certeza, o dentista frequentemente deverá usar um microscópio odontológico, onde ele conseguirá aumentar a imagem do dente em até 50 vezes o tamanho original.

      No caso de ser quebra de dente ou cárie dental, o diagnóstico é bem mais simples: basta o exame clínico e radiográfico feito pelo dentista.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  3. Minha mãe tem osteoporose e diabetes é verdade que ela não pode fazer tratamento dentário tipo extração de dente?

    Responder

    1. Olá, Roselaine, como vai?

      A resposta à sua pergunta é: “depende”.

      Glicemia (diabetes) alta e fora de controle é uma contra-indicação relativa ao tratamento dentário onde se envolvem cirurgias, uma vez que ela pode prejudicar ou complicar a cicatrização perfeita.

      Por outro lado (não sei se você sabia disso) mas a pessoa que é diabética e que possui focos de infecção nos dentes ou gengivas (abscessos, cáries, gengivites (gengiva sangrando), ou periodontites) tem muito mais dificuldade em controlar a sua glicemia do que uma pessoa que não tem infecções.
      Eu já vi casos que a pessoa estava com uma diabetes descontrolada (acima de 240) e que, após a eliminação da infecção em dentes e gengivas, conseguiu controlar perfeitamente bem a diabetes.
      Incrível, né?
      Por isso, se sua mãe estiver com problemas dentários ou gengivais, fale para ela buscar um tratamento dentário completo a fim de eliminar possíveis focos de infecção em dentes e gengivas.

      A osteoporose não é contra-indicação para tratamento dentário.
      O que contra-indica cirurgias dentárias (tais como extrações de dentes ou colocação de implantes dentários) é o possível efeito colateral de alguns remédios de uso contínuo usados para o controle da osteoporose, tais como os bisfosfonatos.
      Nestes casos, deve-se conversar com o médico que trata a osteoporose e o dentista para ver se haveria uma solução adequada que permita a cirurgia odontológica.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  4. Boa tarde.

    Estou com uma dor no último dente, acredito que seja o molar. As dores acontecem ao mastigar. É uma dor crônica que vem me acompanhando há alguns anos como uma pontada que só aparece quando mastigo algo sólido, ex. farofa e torrada e quando como chocolate. Fui ao dentista e ela me falou que tinha uma restauração rompida e a dor ao comer chocolate era por causa do contato com a dentina. Acontece que ela fez uma nova restauração e as dores pioraram muito. Agora não posso comer nada neste dente. Tem alguma idéia do que possa ser?
    Desde já, agradeço.

    Responder

    1. Olá, Leandro.

      Ao que parece – veja bem “parece” – pelo seu relato, o seu caso se assemelha com o dente gretado (ou trincado, rachado).
      Nestes casos, a dor ocorre quando comemos algo duro, tais como os alimentos que você relatou, ou ainda, maçã, granola, etc.

      O diagnóstico deste tipo de problema não é tão simples. A radiografia do dente, em geral não evidencia nada digno de nota, nem tampouco o exame clínico pelo dentista.

      Deve-se recorrer ao diagnóstico por meio de um microscópio odontológico, o qual aumenta a imagem do dente em 30-50 vezes. Se o dente tiver uma trinca, uma imagem dela aparecerá pelo microscópio.

      Procure em sua cidade um endodontista que possua este equipamento, ok?

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  5. Boa noite, estou sentindo uma dor muito estranha que passa de um dente para o outro, as vezes nos dentes de cima, que passa a doer um outro dente debaixo mas sempre do lado direito da boca, sempre erradia para o céu da boca e as vezes na parte de dentro da bochecha, que só alivia quando eu coloco aguá gelada na boca e fico com ela até aquecer e aí troco por outra gelada as vezes é tão forte que dói o maxilar, ouvido e parte da cabeça. Por favor me ajude.

    Responder

    1. Olá, Rosana.
      Sempre um caso de em dentes deve ser analisada com muita cautela.
      É que a dor poderá ser sinal de várias possibilidades.
      No entanto, pelo seu relato, o que mais me parece seria uma odontalgia (dor de dente) de origem em dente posterior, possivelmente um dente de cima.
      Sugiro que você, o quanto antes, se dirija ao seu dentista para que ele possa te examinar e radiografar.
      Assim, ele terá condições de te dar um tratamento correto é definitivo.
      Mas vá ao seu dentista o quanto antes, ok?
      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  6. Boa noite, faz alguns dias que estou sentindo muita dor em um dente de cima (o terceiro de traz pra frente)e o d baixo (idem)… o d baixo ñ parece q tenha carie, e do cima tenho uma mega restauraçao que fiz ano passado, quando como algo quente ou frio ou ate por respirar (respiro pela boca pois tenho adenoide) como ta mega frio aqui no sul o ar é congelante haha doi demais, dura um tempo e para, volta e para, uma dor horrivel. o q pode ser?

    Responder

    1. Olá, Bruna, espero que você esteja melhor.
      Acredito que você esteja com uma pulpite, ou seja, uma dor no “nervo” do dente.
      Neste caso, é melhor você procurar o quanto antes, o seu dentista, a fim de conseguir fazer um tratamento de canal.
      Não demore porque este problema é grave, causando frequentemente dores cada vez mais fortes.
      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  7. Olá, estou com dores fortes de dente ,mas são vários DENTES de um lado da boca por comidas quentes ou fria ate aguá dói e demora para passar,CHEGA A ATÉ O OUVIDO A DOR, fiz tratamento de dente e ficou bem pior ela diz que é o creme dental,mas não acredito.o que faço?/

    Responder

    1. Olá, Elvira.

      O seu caso lembra de problema de canal em um dente inferior, possivelmente de um dente molar.
      Acho que você deveria passar por um dentista clínico geral ou especializado em endodontia (canal) para verificar o que realmente está causando a sua dor.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *