Orofacial #47 – A Estética do Rosto Tem Uma Medida Definida?

Tempo de leitura: 3 minutos

A Estética do Rosto Tem Uma Medida Definida?

A estética é uma mistura da “aparência” (ou seja, daquilo que os olhos vêem) com aquilo que o observador “sente” ao contemplar algo.

Por isso, pode-se dizer que nunca a estética é 100% objetiva: “sempre há algo que não está bem naquilo que achamos “belo”, mas naquilo que nos faz “sentir” ao olhar algo”.

Quando falamos da estética feminina, isso também é verdade: “muitas vezes uma pessoa é atraente, não tanto pelos traços físicos em si, mas por aquilo que ela passa aos outros (entusiasmo, alegria, paz, etc.).

Estética do Rosto

Por outro lado, nem tudo é necessariamente sensação. Existe uma parte da estética que passa por uma objetividade.
Quando fazemos traçados sobre fotos de pessoas belas, vemos que existem algumas características que podem favorecer a estética ou não.

Estética do rosto
Estética do rosto: Em uma mesma fotografia, foram feitas correções estética dos lábios da modelo de tal forma que o canto da boca (comissura labial) terminasse verticalmente na altura das pupilas dos olhos. Qual você acha que está mais bela?

Classicamente, a estética é fruto da simetria, da harmonia e do equilíbrio.

A simetria é a tendência à igualdade entre a esquerda e a direita.

A harmonia é dada pela tendência à todas as partes de alguém caminharem para um mesmo ponto. Por exemplo, rosto fino, delicado, com olhos e sobrancelhas leves, caminham conjuntamente para uma harmonia em torno da delicadeza, fragilidade, etc.

O equilíbrio é composto pelo espalhamento igualitário dos componentes que fazem a estética como um todo. Em outras palavras, por exemplo, se uma parte do rosto tem muito mais “peso” ou salta muito mais aos olhos que as outras, há uma tendência à perda da estética.

 

 A estética também tem a ver com a sensação de saúde e limpeza que alguém passa aos outros. Por isso, não raro é visto em fotos de capa de revista, mulheres que transpassam saúde e asseio pessoal.

 Veja esta foto da Angelina Jolie. Você consegue visualizar a tendência à simetria, harmonia equilíbrio, bem como sensação de saúde e limpeza?

Estética do Rosto

Digo “tendência” porque na estética humana nem tudo é 100%. Ainda bem porque se fosse tudo 100% perfeito, perder-se-ia a naturalidade da pessoa, né?

Agora veja estas imagens. Uma delas é a original enquanto em outra foram feitos traçados para melhor avaliação estética. Compare ambas as fotos:
Estética do Rosto
Estética do Rosto
Mas, mais interessante do que você viu acima, é algo que vai meio de encontro ao senso-comum em termos de estética do rosto.
É que, de modo geral, a grande maioria das pessoas acredita que para se melhorar significativamente a estética do rosto, necessariamente se deveria prover nele grandes alterações plásticas ou de maquiagem…bom, se é assim, então, veja estes exemplos abaixo.
Todas as fotos foram trabalhadas a partir de um mesmo original, com pequenas alterações, algumas quase imperceptíveis.
Estética do Rosto
Estética do Rosto
Estética do Rosto
Em resumo, pequenos detalhes trazendo grandes transformações…simples assim!
A questão, então, para se atingir a melhor estética do rosto é conhecer as características de seu próprio rosto, qual é o estilo (ou “espírito”) que você pretende passar ao seu meio social (isto é, “o que você é”) e se utilizar de ferramentas estéticas baseadas em princípios como estes descritos acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *