Orofacial #50 – Desgaste dos Dentes e Bruxismo: Um Mal que Você Pode Evitar…

Tempo de leitura: 2 minutos

Desgaste dos Dentes e Bruxismo: Um Mal que Você Pode Evitar…

Outro dia, vi em um shopping aqui de São Paulo um cartaz com um jogador de futebol bem famoso, sorrindo e reparei que ele tinha muitos desgastes em seus dentes, semelhante a estes da foto acima.

O desgaste precoce dos dentes é um problema silencioso e progressivo. A gente só se dá conta dele, em geral, quando o problema já comprometeu muito a forma e a função dos dentes…

Desgaste Dentes Bruxismo

E sem uma forma boa, há comprometimento da beleza do sorriso; sem uma boa função, não se consegue mastigar direito os alimentos que comemos diariamente…

Existem várias causas que podem provocar o desgaste dos dentes. A principal é o uso errado dos dentes por meio de hábitos de roer unhas, ou ranger os dentes durante o dia ou, o pior, durante o sono noturno. 

Desgaste e Roer Unhas

 

Mas um grande desencadeador do desgaste de um dente é a ausência de outro(s) dente(s). Isto porque, quando falta um ou mais dentes, a pessoa tende a utilizar de outros para realizar a mastigação adequada. Como a mastigação é um hábito diário, com o passar do tempo, ocorre o progressivo desgaste dos dentes devido à sobrecarga imposta neles.

Veja, cada dente possui uma forma específica porque cada tipo de dente é feito para uma determinada função na mastigação de alimentos.

Incisivos
Incisivos e caninos cortam os alimentos, por isso possuem estas pontas afiladas.
Canino
O Dente canino possui uma forma de lança e serve para furar e dilacerar os alimentos.
Pré-molares
Os pré-molares amassam os alimentos.
Molares
Os dentes Molares amassam os alimentos

Assim, os incisivos e caninos são feitos para cortar os alimentos, ao mesmo tempo em que os pré-molares e molares os amassam. Caso haja falta de molares, por exemplo, a pessoa começa a instintivamente a mastigar com os dentes do outro lado; caso haja falta também de dentes do outro lado, elas começam a mastigar com os dentes anteriores (incisivos e caninos).

Assim, dia-após-dia, os dentes começam a ser desgastados progressivamente.

Desgaste Dentes Anteriores
Desgaste Dentes Anteriores: hábitos equivocados ou ausência de dentes posteriores (pré-molares e molares) podem levar progressivamente ao desgaste de dentes anteriores (incisivos e caninos), alterando a estética e a função destes.

Portanto, para se evitar a partir de hoje o desgaste em seus dentes, você deverá:

1) Evitar hábitos de roer unhas ou de remover a pele dos lábios com os seus dentes.

Roer Unhas

2) Repor dentes ausentes por meio de próteses dentárias (implantes dentários entre outras técnicas).

Implantes Dentários

3) Realizar consulta com o seu dentista a fim de ele poder verificar se os seus dentes estão sendo vítimas de desgastes devido ao mau uso. Em casos de desgastes devido ao apertamento ou rangimento dos dentes, uma placa protetora de acrílico poderá ser indicada.

 

Placa Bruxismo

Placa Bruxismo

1 Comentário


  1. Gostaria de saber porque meus dentes de frente apresenta bush oque posso fazer

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *