Orofacial #51 – Estética do Rosto Feminino: Existe Um Ponto Central?

Tempo de leitura: 5 minutos

Estética do Rosto Feminino: Existe Um Ponto Central?

Um bom trabalho estético do rosto feminino necessita, em geral, de um pouco de conhecimento e um pouco de técnica.

Muitas vezes, ouve-se falar que tantos porcentos da estética de uma pessoa está nos cabelos ou nos olhos, ou na pele, formato de rosto, etc.

Seria como definir um ponto central a partir do qual tudo se poderia harmonizar, criando-se realmente o estilo do rosto da pessoa.

Rosto Feminino Simetria e Harmonia
Estética No Rosto Feminino. Veja o rosto desta modelo. Aparência delicada do rosto sendo contraposta por traços de boca, nariz e olhos marcantes. Apesar de tudo nesta foto contribuir para aparentar simetria (inclusive a cama e o quadro no fundo), note leve tendência à assimetria em boca e altura de sobrancelhas. Isto é importante para uma maior naturalidade estética da pessoa. Agora falemos a respeito de “estilo”. Veja o cabelo arruivado se harmonizando com a cor dos olhos. Veja também a franja contribuindo para o estilo mais fashion, delicado, com leve sensualidade.

Mas então, existiria um ponto central da estética do rosto feminino?

A resposta é sim e não. Como assim?

Para cada rosto feminino, deve-se fazer um diagnóstico estético: sentir as formas do rosto, tipo de pele, boca, modo de ser da pessoa, anseios pessoais e estéticos… 

Sim, neste diagnóstico estético, pode-se “puxar” um ponto central da estética, a partir do qual todo o resto se compõe.

Faz parte da pessoa que procura trabalhar a estética pessoal (ou até mesmo do profissional esteticista), antes de colocar as mãos no rosto a ser trabalhado esteticamente, antes de mais nada, observar atentamente e sentir os traços a serem trabalhados…o que valoriza a estética e o que cria tensão estética.

 

Diagnóstico Estético Rosto Feminino
Diagnóstico Estético: você já ouviu falar nisso? É uma maneira de enxergar o rosto em que se harmoniza as suas partes a fim de se atingir um ideal de aparência de beleza e impressão de um modo de ser. Algumas vezes, pode-se fazer este diagnóstico quase que instintivamente. Isto porém é bem difícil porque envolve muita observação, senso estético e técnica. Por isso, muitas vezes lança-se mão de um esteticista e visagista.

Por exemplo, se a forma do rosto for o ponto central, harmoniza-se a partir deste o corte de cabelo, sobrancelhas, lábios, etc.

 

Se, por outro lado, os olhos são os pontos centrais da estética, adapta-se a maquiagem, sobrancelhas, etc. para a boa composição.

Foto rosto feminino
O ponto central deste trabalho estético nesta foto está nos olhos: a sua cor, distância entre os olhos, harmonia com sobrancelhas e simetria. Note, no entanto que os lábios da modelo são ligeiramente curtos (horizontalmente) em relação aos olhos e rosto. Então, houve uma composição estética onde se utilizou uma cor mais forte (a fim de destacar) ao mesmo tempo em que se jogou o cabelo comprido da modelo por sobre o rosto a fim de dar a impressão de afinamento. Repare a simetria entre os lados direito e esquerdo do rosto. Naturalmente, note, que o rosto desta modelo é largo, o que poderia dar a impressão de maior tensão estética nos lábios. No entanto, estas técnicas utilizadas pretenderam harmonizar a estética, propiciando, ao mesmo tempo, um estilo um tanto exótico, misterioso, com um toque de sensualidade.

Muitas vezes, a fim de se obter harmonização estética, vinculam-na com os estilo próprio, utilizam-se também adereços (brincos, tiaras, colares, gargantilhas, etc.) para a composição.

 

O método de diagnóstico estético é o ponto central. Como fazer então?

 

Existem vários métodos, alguns até por meio de consulta profissional com esteticista ou visagista.
Por outro lado, caso queira inicialmente uma auto-avaliação sumária, aí vai a dica.

1) Faça-se a pregunta a si mesma: “Qual é o ponto de meu rosto que mais me valoriza? Qual é a parte que mais eu gostaria de mudar?”

2) Faça-se a pergunta: “Qual é o estilo que gostaria de imprimir em mim mesma? Seriedade, alegria, paz, despachada, casual, simplicidade, praticidade, leveza, asseio pessoal, etc.?”

 

3) As bases da ação para a composição da estética estão na alteração de formas e e de cores. Quais cores caem bem (maquiagem, roupas, adereços) com o meu estilo de pele e com aquele que quero buscar?

Rosto Feminino e cores

Lembre-se, muito importante: as grandes transformações estéticas geralmente não estão em grandes transformações plásticas, mas sim em pequenos detalhes.

 

Transformações estéticas do Rosto Feminino
Muitas vezes a mulher pode acreditar que a sua estética pessoal esteja nas mãos de grandes modificações visuais, algumas vezes obtidas por meio de cirurgias plásticas…por incrível que possa parecer, na maioria das vezes se necessita apenas da transformações de pequenos detalhes aqui ou ali, mas não de grandes transformações estéticas do rosto.

 

Detalhes Estéticos Rosto Feminino
São pequenos detalhes estéticos, harmonicamente dados entre si que levam – em conjunto – à estética.

Quer ver exemplos? Veja duas fotos abaixo:

A primeira, a mesma pessoa, maquiagem e roupa, mas com cabelos diferentes, propiciando estilos diferentes.

Cabelos

 

 

A segunda, a mesma pessoa mas com espíritos, maneiras de ser distintas.

 

Vários rostos
Dependendo da fisionomia da pessoa, a qual é dada pelo estado de espírito, boa parte da beleza pode se dar. Isto depende, em parte, do estado de espírito, a personalidade que a pessoa imprime na sua reação frente aos encontros do seu dia-a-dia.

Pense nisso: pequenas modificações, grandes transformações…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *