Orofacial #52 – Estética do Rosto Feminino: Técnicas para Afinar o Nariz.

Tempo de leitura: 2 minutos

Estética do Rosto Feminino: Técnicas para Afinar o Nariz

Sempre é bom dizer que, em qualquer alteração estética, deve-se apoiar no “todo”, nunca somente em um aspecto ou região específica do rosto.

Isto porque, a estética do rosto tem a ver – entre outros quesitos – com a simetria, o equilíbrio e a harmonia.
Veja que todos estes itens têm a ver com a unidade das partes do rosto, dando o “todo” estético.

Digo isto neste item porque nem sempre “afinar o nariz” necessariamente irá contribuir para uma melhor estética. Ao contrário, muitas vezes pode-se até mesmo prejudicar…

O mesmo vale para a adequação estética de lábios, cabelo, sobrancelhas, pele, dentes, etc…tudo depende do todo, ou seja o rosto em si.

Para se fazer uma análise estética perfeita, necessita-se de certo conhecimento. Muitas vezes a mulher, seja por uma sensibilidade estética em particular, seja por “tentativa-e-erro”, consegue definir aproximadamente aquilo que a valoriza esteticamente.

Noutras vezes, no entanto, noto que, pela falta de determinados conhecimentos estéticos, ela (ou a sua esteticista) acaba tomando procedimentos que, ao invés de melhorar a sua estética, acaba por até mesmo prejudicá-la.

Mas vamos voltar ao assunto da estética frontal do nariz. Como afiná-lo?

Na verdade, como dissemos há pouco, não se busca aqui um “afinamento”, mas sim uma “harmonização” do mesmo em relação ao rosto como um todo.

O método de afinamento estético do nariz (sem cirurgias, é claro!), pode-se ser obtido por meio das seguintes técnicas, usadas isolada ou conjuntamente:

1) Uso de base mais escura nas asas do nariz e de maior luminância na sua fronte e ponta;

2) Alargamento do rosto, por meio de técnicas de maquiagem e base;

3) Afastamento das sobrancelhas: cuidado, deve-se fazer um diagnóstico das sobrancelhas antes a fim de saber de isto não irá comprometer a estética das sobrancelhas em si;

4) Técnicas de aumento da aparência do comprimento horizontal do lábio: feito por meio do uso de cores mais luminosas e de linhas mais longas nos lábios.

5) Uso de corte de cabelos mais assimétricos: esta técnica visa disfarçar a largura do nariz por meio da assimetria do corte de cabelo;

Veja a modelo fotográfico onde fizemos a análise. Repare:

Análise Nariz Rosto Feminino

Análise rosto Feminino Nariz

 

a) sobrancelhas afastadas

b) distância entre asas do nariz e limite horizontal da face (a face é larga, compensando a largura do nariz)

c) comprimento horizontal dos lábios (idem)

d) muito importante: note que é difícil saber onde acaba a asa do nariz e começa a face. Isto foi feito por meio de técnicas de maquiagem

Também muito importante: antes de se aventurar a utilizar estas técnicas, estude com muito cuidado fotos de rosto suas ou, então, peça para alguém com experiência (esteticista/visagista) que lhe auxilie neste trabalho de diagnóstico estético, ok?

Você tem dúvidas a respeito de estética do nariz, rosto ou boca? Deixe-me ajudá-la a uma melhor estética. Basta escrever um comentário abaixo, ok?

3 Comentários


  1. Preciso afastar uma sombrancelha da outra para afinar mais meu nariz que é algo?

    Responder

    1. Olá.

      Não, para afinar um nariz largo, não necessariamente você deverá afastar ligeiramente as sobrancelhas.

      Para afinar um nariz largo, antes de tudo você precisa fazer um preciso e minucioso diagnóstico de sua estética facial.

      Isto deve ser feito, na maioria das vezes, por um esteticista ou visagista bem treinado.

      Ele deve visualizar uma foto de seu rosto, visto de frente, com uma medida de pelo menos 10×15 cm e realizar traçados para um diagnóstico correto.

      Neste diagnóstico, ele irá verificar quais partes de seu rosto estão em harmonia e quais estão em tensão estética.

      Muitas vezes, neste diagnóstico, ele poderá identificar, por exemplo, que não é bem o nariz que está largo, mas sim o rosto que aparentaria estar fino demais.
      Ou então, de outra forma, ele poderá identificar que o seu nariz é largo sim, mas, para harmonizá-lo com o restante de seu rosto, por exemplo, você deveria utilizar técnicas de maquiagem para camuflar a largura do nariz, associadamente, a um corte de cabelo assimétrico (penteado de lado, por exemplo) a fim de dissuadir a tensão estética que está centrada no nariz.

      Caso você ainda não tenha conseguido fazer um diagnóstico estético correto, com profissional adequado, você poderá fazer ensaios por meio de sua próprio fotografia de rosto. Você escaneia esta foto em uma folha de sulfite e pode trabalhar uma possível maquiagem, apagar ou acrescentar sobrancelhas, mudar o corte de cabelo, etc.

      Existe um aplicativo chamado modiface (http://www.modiface.com) em que você coloca a sua foto de rosto e ele dá opções para você fazer modificações estéticas de seu rosto a partir de uma fotografia.

      À disposição para outros esclarecimentos

      Responder

  2. Acho que um nom exemplo de estética é aquela tenista Maria Sharapova

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *