Orofacial #55 – Os Meus Dentes Não Aparecem Quando Sorrio…

Tempo de leitura: 7 minutos

Os Meus Dentes Não Aparecem Quando Sorrio…

Dentes Não aparecem quando sorrio
(Foto Google.Images http://www.victorferzeli.com.br/)

Você conhece alguém em quem não aparecem os dentes quando sorri?

Pois é, o não aparecimento dos dentes durante o ato de sorrir – por vezes – ocorre em muitas pessoas. Tanto é verdade que muitas delas me procuram querendo saber os possíveis motivos que levam a este fato.

Por isso, resolvi escrever este post.

O não aparecimento parcial ou total dos dentes superiores durante o ato de sorrir devido ao recobrimento deles pelo lábio superior pode ter várias causas possíveis.

A mais comum é o desgaste dos dentes superiores devido a problemas de mordida (oclusão dentária) ou hábitos errados, tais como o bruxismo (rangimento noturno).

Dentes Gastos Dentes Não Aparecem Quando Sorrio
Dentes desgastados frequentemente são encobertos pelo lábio superior, dificultando o seu aparecimento durante o ato de sorrir. Este fenômeno é mais comum em pessoas mais idosas.
Note que quando ocorre o progressivo desgaste (em geral, leva-se muitos anos ou décadas), os dentes começam a perder a sua forma de “retângulo em pé” e passam a tomar a forma de um quadrado.

Quando isso ocorre, a pessoa, ao observar atentamente a forma de seus dentes superiores, nota que eles aparentam um um quadrado, mas não a forma de um retângulo em pé, a qual seria a correta. Se aparentarem um quadrado, significa que a forma deles pode estar inadequada por causa de desgastes ou mesmo seu encobrimento parcial pela gengiva.

Outra causa que pode levar a um não aparecimento dos dentes superiores seria a falta de afloração deles na boca da pessoa. Em outras palavras, eles não teriam “nascido” completamente na boca. Quando isso ocorre, os dentes não aparentam estarem desgastados, mas como parcialmente “imersos” dentro da gengiva.

Erupção Passiva. Dentes Não aparecem quando sorriso
Neste caso, os dentes não aparecem totalmente durante o sorriso devido a um recobrimento parcial dos dentes pela gengiva. A figura mostra um caso chamado “erupção passiva” dos dentes, onde eles não erupcionaram (“nasceram”) totalmente na boca da pessoa
Erupção passiva. Dentes não aparecem quando sorriso
Correção da erupção passiva por meio de cirurgia plástica gengival. (Foto: http://www.dakotaperio.com/photo-gallery/cosmetic-gallery.swf . Acessada por images.google.com)

Noutras vezes, quando a pessoa é criança e está ainda na fase de crescimento, pode ocorrer alterações no padrão de crescimento da face. Se o maxilar superior rotaciona muito para baixo, pode ocorrer excesso de aparecimento dos dentes superiores.

O oposto também é verdadeiro, isto é, se há falta de descenso do maxilar durante o crescimento da face, pode ocorrer falta de aparecimento dos dentes superiores durante o sorriso.

Associados ou não ao crescimento rotacionado do maxilar, um fenômeno intimamente relacionado ao não aparecimento dos dentes superiores durante o sorriso é a presença de lábio superior longo.

O lábio superior longo é um fenômeno oposto ao lábio superior curto, o qual, quando ocorre, também leva ao aparecimento do chamado sorriso gengival descrito acima. Quando ocorre o sorriso gengival, as gengivas dos dentes superiores aparecem em demasia (para saber mais sobre sorriso gengival, veja o post Algumas Características Estéticas do Sorriso). Para saber mais sobre tratamento para o sorriso gengival, continue lendo mais abaixo.

Dentes não aparecem quando sorriso
Lábio curto levando ao aparecimento demasiado da gengiva ao redor dos dentes superiores. Este tipo de sorriso é chamado de “sorriso gengival”.

Mas voltemos a falar do lábio superior longo. Inicialmente, não se deve confundir o termo “lábio” com “vermelhão do lábio”.  O comprimento do lábio superior, por exemplo, é a medida que vai da base do nariz até a fronteira de união entre os lábios. Já o vermelhão dos lábios é aquilo que encosta quando beijamos, ou seja, a parte mais vermelha dos lábios.

Algumas pessoas possuem lábio superior comprido, o qual se associa à progressiva diminuição do vermelhão do lábio superior (lábio superior fino). Veja esta figura abaixo.

Lábio Longo Dentes Não Aparecem Geralmente, as pessoas com lábio longo que comprometem o sorriso se encontram no tipo 3a, 4a ou 5a. Note a distância entre a base do nariz e o vermelhão do lábio superior, bem como o progressivo afinamento do vermelhão do lábio superior.

Contrariamente, outras vezes, tenho visto problemas com o não aparecimento de dentes durante o sorriso em pessoas com o tipo 1c, isto é, lábio superior muito espesso.

 

O tratamento destas condições varia muito, dependendo da causa que as geraram.

Se houve desgaste excessivo dos dentes, basta-se reconstruir com materiais e técnicas restauradoras (resinas, coroas, etc.).

Por outro lado, se houve ausência de erupção (afloramento) dos dentes superiores, a correção do posicionamento dos dentes por meio de ortodontia seria indicada.

Se houve problemas durante o crescimento facial, pode-se utilizar desde ortodontia, ou até mesmo cirurgias ortognáticas, a fim de reposicionamento do maxilar. Obviamente, esta cirurgia deveria ser aconselhada somente em casos extremos…

O mais conservador e adequado para os casos de sorriso gengival, onde se aparece muita gengiva ao redor dos dentes superiores ao sorrir, seria o reposicionamento para baixo do freio do lábio superior. Quando a pessoa possui sorriso gengival, este freio pode estar localiza muito para cima, fazendo com que o lábio tenha muita liberdade para se elevar durante o sorriso.

Em geral, somente com uma anestesia local, 30 minutos de procedimento e um pós-operatório bem tranquilo, consegue-se corrigir o problema de sorriso gengival pelo descenso de 50-70% da elevação original do lábio superior. 

Pode-se também optar por injeção de toxina botulínica (Botox) na região do lábio superior a fim de conter o excesso de ação elevatória dos músculos dos lábios superiores. O problema é que tem que ser reaplicado a cada 6 meses para se manter o efeito.

Dentes não aparecem quando sorrio
A aplicação de toxina botulínica (Botox) na musculatura do lábio superior pode ajudar a conter o excesso de ação dela, evitando que o lábio superior se eleve muito durante o sorriso.
Isso pode ajudar a tratar o sorriso gengival.

O contrário pode ser também verdadeiro, isto é, se o freio do lábio superior está localizado muito abaixo, ou seja, muito próximo às gengivas dos incisivos centrais superiores, pode-se – mediante avaliação criteriosa do dentista – elevá-lo juntamente com outras inserções musculares da região por meio de microcirurgia, a fim de dar mais liberdade ao lábio superior para subir e, desta forma, predispor a um maior aparecimento dos incisivos superiores ao sorrir.  

Além desta técnica acima, o tratamento do lábio longo pode ser realizado por cirurgião plástico habilitado (preferencialmente membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), o qual irá diagnosticar a conveniência e esclarecer à pessoa as possibilidades de resultados. 

No entanto, em algumas pessoas, o problema não está nem nos dentes, nem nas gengivas, nem na arcada dentária ou comprimento do lábio superior: o seu problema é falta de treinamento da musculatura que elevam o lábio superior durante o sorriso.

Neste caso, existe a possibilidade de tratamento conservador (sem cirurgia) do lábio superior, o qual pode ser conseguido – em alguns casos (não em todos) – por meio de avaliação e treinamento da musculatura de elevação de lábio superior pelo fonoaudiólogo especialista em motricidade oral.

Veja este vídeo sobre Estética do Sorriso.    >> Clique aqui: Vídeo Estética do Sorriso  <<

Estética do Sorriso

Após assistir, leia este post onde falo sobre algumas características estéticas do sorriso: Clique Aqui

Gostou? Então deixe o seu Comentário abaixo 🙂

113 Comentários


  1. A vida toda sofri por ter um sorriso torto, pois se eu relaxar e sorrir, apenas um lado da minha boca levanta, parecendo os dentes só de um lado. É como seu tivesse paralisia de um lado do rosto.
    Procuro não sorrir, ou não relaxo totalmente. Acho que meu caso não tem correção.

    Responder

    1. Marina, sinto pelo seu problema.

      Você necessita de uma avaliação mais precisa sobre o seu caso a fim de entender o porquê você não consegue erguer o seu lábio superior perfeitamente bem.
      Sugiro que você faça uma consulta com um bom especialista na área de fonoaudiologia – necessariamente – com especialização em motricidade oral.

      Você pode pesquisar possíveis nomes de profissionais em sua cidade ou adjacências por meio do Conselho Regional ou Federal de Fonoaudiologia
      ( http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/ )
      À disposição para outros esclarecimentos,
      Wagner Munhoz

      Responder

          1. Olá boa tarde tudo bem? Espero que sim .
            Uma dúvida, eu fiz cirurgia ortognatica a 5 meses , tranquilo , mas agora percebo que um lado do meu lábio superior levanta mais do que o outro quando estou falando , passei no buco ele disse pra mim procurar um neurologista , sera que é flacides no músculo, obrigado

            Responder

            1. Oi, Zack.
              Acredito que a melhor conduta neste momento seria consultar uma excelente fonoaudióloga especialista em motricidade oral (precisa ser especialista nesta área, ok?).

              Ela poderá fazer uma avaliação minuciosa de seu problema e propiciar para você um caminho terapêutico adequado; mesmo que seja por meio de referência a outros profissionais.

              À disposição para outros esclarecimentos,

              Wagner Munhoz

              Responder

  2. Olá, Wagner.

    Quando sorrio, parte do meu lábio superior fica “caído”, impossibilitando que os meus dentes incisivos apareçam. Li a matéria e imagino que seja algo relacionado ao comprimento do lado superior. Por outro lado, o formato da minha boca é bonito quando estou com ela fechada. Seria possível corrigir essa falha com alguma cirurgia plástica ou algum outro tratamento? Isso tem me incomodado demais, não consigo tirar fotos sorrindo, sempre aparento ser o sério e isso acaba afetando muito minha autoestima. Minhas gengivas não aparecem quando sorrio.
    Se puder me ajudar indicar algum tratamento, agradeço muito.

    Responder

    1. Oi, Cleber.

      Precisaria de um diagnóstico mais preciso. Isto poderá ser feito por um fonoaudiólogo especializado em motricidade oral, caso se suspeite de problema no lábio superior.

      Caso ele veja que o problema é funcional, ele poderá lhe passar exercícios condizentes para melhorar a musculatura do sorriso.
      Caso, ao contrário, o problema seja anatômico, ela poderá lhe indicar um profissional de cirurgia facial. A cirurgia realizada é, em geral, uma microcirurgia intraoral, a qual poderá liberar um pouco o lábio superior

      Um nome que posso lhe indicar para fonoaudiologia especialista em motricidade oral é a Dra Paula Toledo, aqui de SP.

      Caso queira, você poderá buscar um outro nome na sua cidade por meio do conselho regional de fonoaudiologia de seu estado ou então pelo Google.

      No entanto, caso o problema estiver localizado em dentes ou gengivas, o melhor é buscar um esteticista dental.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Responder

  3. Oi. Li seu artigo sobre sorriso baixo e me identifiquei. Tive mordida cruzada e usei aparelho por 2 anos e meio e corrigiu mais que o esperado. Mas meu sorriso não me agrada nada. Aparece mais os dentes de baixo quando falo e quando sorrio os dentes de cima quase não aparecem. Meus dentes são grandes, meu lábio não é tão fino e não sei porque isso acontece. Pode ser em decorrência da mordida cruzada? Quero muito corrigir isso, deixar os dentes de cima mais visíveis quando sorrir, mas sem recorrer a cirurgias, tenho muito medo de ficar deformada. Será que o meu caso pode ser resolvido com exercícios fonoaudiológicos?
    Tentei mandar fotos para o seu email, mas diz que o endereço não existe.
    Obrigada.
    Abraços
    Denise.

    Responder

    1. Oi, Denise.

      No seu caso, necessitaria se fazer um diagnóstico preciso dos motivos que estão levando os seus dentes superiores a não aparecerem bem quando você sorri.
      Sugiro que você consulte uma fonoaudióloga especializada em motricidade oral (tem que ser especialista nesta área).

      Mas um bom critério para saber se o seu problema é anatômico (impedimento pelo freio labial, lábio superior comprido, etc.) é fazer o teste de tentar “mostrar os dentes na frente do espelho voluntariamente”.
      Caso você consiga enxergar os seus dentes superiores normalmente ao tentar mostrar os dentes, isso significa que – possivelmente – o problema é funcional e pode ser melhorado (ou, em algumas vezes, eliminado), por meio de tonificação dos músculos elevadores do lábio superior. Isso se faz por meio de exercícios e técnicas de cinesiologia (movimentação e treinamento).

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  4. Tenho uma doença rara, síndrome de uchoa, queria só ter um sorriso :/

    Responder

  5. Um bom lugar para encontrar profissionais especialistas em Odontologia Estética é no site da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.
    Lá tem um localizador de profissionais online, com cobertura nacional.

    Basta acessar http://www.sboe.com.br/

    Espero que você aproveite bem!

    Wagner Munhoz

    Responder

  6. Boa Noite Doutor
    A anos vivo com minha auto estima lá em baixo devido a minha boca, meu sorriso é só de canto de boca, pois meus dentes não aparecem até forço treinando em casa mais a parte de cima encobre meus dentes com isso pareço ser banguelo , morro de vergonha , será que uma plástica resolveria isso Doutor ?

    Responder

    1. Olá, Ailton.
      Conforme você pôde ler no post acima, o não aparecimentos dos dentes durante o sorriso pode ser devido a causas anatômicas (forma ou posição de dentes ou gengivas; lábio longo, freio labial exacerbado, etc.) ou funcionais (músculos do sorriso hipo-ativos, flácidos, etc.).

      Você deveria entender, antes de quaisquer procedimentos de tratamento, o porquê do não aparecimento.

      Isso pode ser possível mediante um dentista especializado em estética dental (estética do sorriso).
      Caso ele veja que o seu problema é dentário ou gengival, ele poderá te respaldar de alguma forma (por meio de restaurações estéticas, ortodontia, cirurgias gengivais ou de freio labial, etc.).

      Por outro lado, algumas vezes, o problema está na função de sorrir (músculos do sorriso não funcionais). Estes casos são mais bem diagnosticados e tratados por fonoaudiólogo especializado em motricidade oral.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Wagner meus dentes de cima nao aparece quando eu falo so os de baixos, quando sorrio aparecem os de cima e os de baixo mas eu tenho que fazer esforço pra aparecerem os de cima
        E possível corrigir isso com aparelho ?

        Responder

        1. Oi, Ludmylla.

          Como você pôde ler no post acima, os problemas de não aparecimento dos dentes durante o sorriso pode ser devido a várias causas: dentes pequenos (gastos ou não perfeitamente irrompidos) ou mal posicionados, gengivas em demasia ou ainda lábio superior longo ou impotente (não sobe) durante o sorriso.

          Para cada uma dessas causas, necessita-se de uma avaliação precisa e pode-se lançar-mão de um tipo de tratamento específico.

          Sugiro que você inicialmente passe em consulta com um dentista especialista em estética dental. Caso ele diagnostique que o problema não se trata de dentes ou gengivas, sugiro que você procure uma fonoaudióloga especialista em motricidade oral (tem que ser especialista nesta área).

          À disposição para outros esclarecimentos,

          Wagner Munhoz

          Responder

  7. Bom dia. To com uma duvida aqui. Qual o comprimento entre o lábio e o dente que a gengiva precisa ocupar para ser considerado sorriso gengival ? A arcado superior muito avançada, pra frente, poderia contribuir para um sorriso gengival ? O médico faz a observação se você por acaso tiver tal sorriso ?

    Responder

    1. Oi, Bia.
      O sorriso gengival é dado pela quantidade da faixa de gengiva que aparece quando a pessoa sorri.
      Este post aqui responde perfeitamente bem a sua dúvida:
      Clique aqui

      Sim, a arcada superior muito proeminente pode ser um fator responsável pelo encurtamento do lábio superior, levando ao sorriso gengival.
      Por outro lado, este é apenas um dos possíveis fatores envolvidos.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  8. Gostaria de fazer uma consulta mas não encontro nem telefone de contato e nem local.

    Responder

    1. Oi, Angélica.

      Este Projeto Digital não é vinculado a nenhum consultório ou clínica. Ele visa apenas prestar orientações para as pessoas que necessitem.

      Caso você esteja com algum problema de saúde ou estética de boca ou face, basta relatar o seu problema e eu poderei – dentro das possibilidades – indicar algum profissional de saúde adequado para o seu caso, ok?

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  9. Olá. Pelo descrito, o meu problema parece ser o do lábio longo, pois meus dentes não são tão pequenos e são alinhados, inclusive usei aparelho por mais de um ano, com a esperança de corrigir também o problema do sorriso, mas sem sucesso. Quando sorrio, para tentar fazer os dentes aparecer, acabo por forçar os lábios pra cima, oq não dá uma aparência muito natural… Um dentista aqui na minha cidade disse que o que resolveria seria o de lentes de contato, mas não sei se seria o caso, porque o problema parece estar no lábio superior que tampa os dentes. Por isso gostaria da sua opinião pra eu me orientar quanto a isso. Obrigada!

    Responder

    1. Olá, Rayane.
      Veja bem: se você consegue fazer com que os dentes superiores satisfatoriamente apareçam de maneira “forçada”, mas não quando você sorri “naturalmente”, significa que não há impedimento anatômico para que em seu sorriso não apareçam dentes (isto é, não é problema de tamanho ou forma de dentes ou de lábio superior).
      O que me parece é que exista um problema de função errada, isto é, falta treinamento da musculatura relacionada ao sorriso. Isto poderia ser corrigido através de avaliação e tratamento feito por fonoaudióloga especializada em motricidade oral.
      Ela poderá ver se a musculatura de elevação de lábio superior está hipo-ativa ou não.

      Por outro lado, pergunto a você: os seus dentes superiores aparecem quando você fala, ou parece que, quando você fala, a impressão que passa é que você não tem dentes em sua boca?
      Se isto acontecer, pode realmente ser necessária alguma terapia anatômica, seja em dentes ou lábio superior.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Wagner, mesmo quando falo meus dentes aparecem pouco, apenas metade deles e também já reparei que forço meu lábio superior pra frente, formando meio que um bico de pato, sabe? Oq que seria essa terapia anatômica?

        Responder

        1. Olá, Rayane.
          Acho que você teria que passar – inicialmente – em consulta com um especialista em estética dental.
          Caso ele diagnostique que o seu problema de não aparecimento de dentes não está nos seus dentes em si, mas na falta de elevação do lábio superior, precisaria se entender o porquê. Caso seja um problema de anatomia (lábio superior preso por freio labial ou bridas dos músculos labiais que se inserem na região), você deveria passar por micro-cirurgia de lábio.
          Veja exemplos em http://www.thomazpessoa.com.br
          Por outro lado, se o problema não for anatômico, mas sim funcional (incompetência na elevação do lábio superior), você precisaria passar em consulta com uma fonoaudióloga especialista em motricidade oral. Ela poderia te diagnosticar os motivos da fraqueza dos músculos do sorriso.

          À disposição para outros esclarecimentos,
          Wagner Munhoz

          Wagner Munhoz

          Responder

  10. quando sorrio não aparece meus dentes e fico constrangida não é um desgaste natural desde menina percebo isto e nao sorrio muito , vc pode me ajudar.

    Responder

    1. Olá, Adriana.
      Como você pôde ler no post, o não aparecimento dos dentes pode ser devido a inúmeras causas; cada uma com a sua possibilidade de tratamento.

      Então, o primeiro passo é descobrir os motivos que estão levando a você ter este problema com o seu sorriso.

      Caso seja algo relativo à forma dos dentes (desgastes), ele poderá ser resolvido com restaurações ou facetas estéticas.
      Já se o problema for devido ao posicionamento dos dentes na boca, a ortodontia pode ser indicada. Se, além dos dentes houver problemas com os maxilares (tamanho ou posição), uma cirurgia ortognática poderá ser indicada.

      No entanto, o problema da falta de aparecimento dos dentes durante o sorriso, pode não estar nos dentes em si, mas sim nos tecidos moles da boca, ou seja, gengivas ou lábio superior.
      No caso de excesso de recobrimento dos dentes superiores pela gengiva, uma cirurgia plástica de gengiva pode ser aconselhada.

      Caso o problema resida no lábio superior, uma microcirurgia para desinserção de freio labial ou bridas pode ser necessário. Veja este site com alguns casos clínicos http://www.thomazpessoa.com.br Mas antes de se pensar em operar cirurgicamente o l´bio, você deve fazer uma consulta com uma fonoaudióloga especialista em motricidade oral, a fim de se avaliar a função dos músculos de elevação do lábio superior. É que muitas vezes, você pode não estar conseguindo sorrir direito devido a uma simples falta de treinamento destes músculos labiais.

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  11. Olá amados, boa noite!
    Me chamo Liliane, tenho 29 anos e sou super frustrada cm o meu sorriso, é horrível, impossível de sorrir sem por a mão na boca, acreditem, não estou exagerando.
    Meus dentes sempre foram fracos, a minha mordida sempre foi errada, careavam cm a maior facilidade, perdi um monte deles, hoje mais q nunca preciso de implante de muitos dentes, e acho q preciso de cirurgia do maxilar(isso é o q acho, pelo pouco conhecimento leigo q tenho), meu sonho é sorrir…não sou livre pra isso, não tenho condições de fazer esse tratamento, só fico lendo sobre isso e me entristeço a cada vez q leio, tenho fé q um dia eu consigo, meu sonho!!!

    Responder

    1. Olá, Liliane.
      Você é muito jovem para ter tantos problemas dentários! Não que os idosos são fadados a terem estes problemas, muito pelo contrário!
      Em geral (mais de 95% das vezes), os problemas dentários são causados por problemas de alimentação equivocada (excesso de açúcares entre as refeições ou antes de dormir), associada a uma higienização de dentes e gengivas deficiente.

      No seu caso, houve um agravante de problemas no alinhamento dentário.

      Acho que o tratamento de problemas como o seu, embora envolvendo dinheiro e disponibilidade de tempo para tal, certamente necessitará de planejamento e muita força de vontade.

      Sugiro que você procure Instituições de ensino odontológico, tais como a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Faculdades de Odontologia ou cursos de especialização em ortodontia e implantes dentários.

      Precisaria fazer uma pesquisa em sua cidade.

      Espero ter lhe ajudado em algo,

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  12. Olá Dr. Wagner

    Sou João Paulo, tenho 22 anos e nesses últimos anos (5 anos) venho percebendo que meu sorriso é muito diferente das pessoas, meus lábios superiores atrapalham muito meu sorriso – usei aparelho ortodôntico durante 2 anos para a correção de dentes tortos e para um “abaixamento da arcada dentaria superior” ( sou leigo no assunto então não sei o termo correto, desculpe) – tenho fotos em que aparecem apenas meus dentes superiores traseiros ( criando muita brincadeiras perante meus amigos), falei com meu dentista e ele falou que meus dentes não poderiam ser mais “abaixados” e que aparelho ortodônticos não funcionariam da forma que eu espero.

    Gostaria da sua opinião sobre o que devo fazer? Sempre quis aparecer em fotos bonito e sorrindo mas não tenho coragem de sorrir para a câmera pois meu sorriso é muito feio.

    Tenho algumas fotos do meu sorriso se precisares.

    Obrigado pela atenção.

    Responder

    1. Olá, João Paulo.

      Quando o problema de estética do sorriso não pode ser corrigido por meio de tratamento ortodôntico, deve-se avaliar a possibilidade de aplicação de outras técnicas terapêuticas concomitantes:

      Restaurações para elongação dos dentes anteriores, microcirurgia intra-oral (dentro da boca) para desinserção de freio labial e inserções de músculos labiais, treinamento fonoaudiológico com especialista em motricidade oral, etc.

      Caso queira, pode enviar fotos em closeUp de seus dentes e sorriso para wagner.munhoz@orofacial.com.br

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  13. Oi Wagner, tudo bem?

    Minha mãe tinha os dentes curtos. Ela já tem 68, mas seus dentes apareciam (embora não muito). Após um procedimento estético com ácido hialurônico na região dos lábios, depois de cerca de 3 semanas, os lábios cobriram o sorriso dela é isso está gerando muito desconforto tanto no que se refere à estima quanto a queixas até mesmo funcionais. A médica responsável não soube responder e garante que não houve relação entre procedimento e resultado, entretanto, após ler seu artigo, penso que o ácido hialurônico pode ter promovido aumento do espessamento e até um certo alongamento do lábios que foi esticado com o preenchimento do produto. O que vc acha? Se for assim penso que conforme o ácido hialurônico seja reabsorvido, os dentes voltem, né!? Acha que existe algo que possamos fazer? Peço por favor que, se possível, faça a gentileza de nós responder. Desde já agradecemos

    Responder

    1. Oi, Josie.
      Inicialmente, o médico costuma realizar fotografias de antes e depois do tratamento. Foi o caso de sua mãe? Se sim, pode-se inicialmente realizar uma avaliação do real grau do problema estético gerado no sorriso.

      Acredito que se deve aguardar alguns meses, a fim de se avaliar se houve acomodação do caso nesta situação ou se ela seria temporária.
      Caso o recobrimento dos dentes superiores durante o sorriso seja permanente, acredito que a melhor solução seria procurar uma avaliação de um esteticista dental e se ponderar possibilidades terapêuticas adequadas a ela.

      No post, cito alguns tipos de tratamentos que podem ser lançados-mão.

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  14. Wagner,

    No meu caso tenho lábio superior longo, adquirido após uma cirurgia plástica para redução do tamanho da boca. Meu lábio superior perdeu a expressão e passou a encortinar o sorriso (como se tivesse sido apagado). Penso que precisarei de uma cirurgia corretiva, não é ?

    Responder

    1. Olá, Paulino.

      Antes de mais nada, você precisaria de um diagnóstico de anatomia e motricidade de seu lábio.

      É que, quando o problema de falta de aparecimento do sorriso está localizado no lábio superior, isto poderia ser devido à anatomia do lábio (lábio comprido) ou então de má-função do lábio (o lábio não está treinado para subir durante o sorriso).

      Há ainda a possibilidade de uma associação de ambos os fatores.

      Este diagnóstico poderia ser mais bem realizado por uma fonoaudióloga especializada em motricidade oral.

      Caso esteja em São Paulo tenho um nome para lhe indicar. Caso contrário, informe-se em sua cidade, ok? (pode usar o Google).

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  15. Gostaria muito que visse como são meus dentes, eles não aparecem qdo eu sorrio.

    Responder

  16. Adorei este post, pois sempre notei isso no meu sorriso e achava que não teria explicação, já imaginava que era isso mas não imaginava que teria solução.

    Responder

  17. Olá, gostaria de saber se a cirurgia ortognatica é somente em casos extremos mesmo, pois meu rosto tem tamanho normal mas não aparece nada dos dentes quando sorrio, os dentes são grandes e retos e mesmo assim não parecem, não sinto que tenha algo de errado com os dentes, parece somente que o lábio é baixo mesmo, teria alguma cirurgia que alterasse isso? Gostaria de ter um sorriso normal sem precisar fazer uma grande cirurgia ou algo que mude totalmente, mas esse detalhe me incomoda muito.

    Responder

    1. Olá, Alex.

      A cirurgia ortognática se faz necessária quando ocorrer problemas de crescimento ou má-formação dos maxilares.
      Em seu caso, irá ser necessária – antes de tudo – uma avaliação minuciosa de seu quadro, a fim de se saber qual é realmente a sua queixa, bem como o que poderia ser feito para solucioná-la
      Às vezes, é necessária o reposicionamento de dentes; noutros a plastia estética dos dentes; em alguns outros, uma cirurgia labial seria necessária.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Eu Quando Sorrio, Meus Dentes Nao Aparecem, as pessoas tem a sensação de que eu sou banguela, isso me incomoda muito, pq eu queria ter um sorriso normal igual qualquer outra pessoa, e meus dentes são normais, tipo quando eu sorrio desce uma parte de dentro do meu labio e cobre eles nesse caso eu devo fazer uma cirurgia?

        Responder

        1. Olá, Samuel.
          Eu precisaria olhar melhor o seu sorriso para ter uma ideia melhor do seu problema.
          Caso queira e possa, envie algumas fotos de seus dentes e sorriso em close up, a fim de que eu possa avaliar melhor.
          Não precisa aparecer o seu rosto, ok?
          O email é wagner.munhoz@orofacial.com.br
          Att
          Wagner Munhoz

          Responder

  18. Olá, boa tarde…
    Eu quando sorrio, meus dentes não aparecem, parece que sou banguelo, sem destes na parte superior, gostaria muito de saber como faço para corrigir isso.

    Responder

    1. Olá, Márcio.

      A melhor maneira de você diagnosticar a causa de seu problema e obter um tratamento condizente é sob minuciosa consulta com um dentista especializado em estética dental.

      Ele poderá fazer uma técnica de diagnóstico estético, onde ele reproduz a correção de seu problema antes de iniciar o tratamento propriamente dito.

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  19. Olá, Dr!!

    Pelo que vi esse problema é mais comum do que eu imaginava!!
    Quando sorrio os meus dentes também não aparecem, passei com um ortodontista e o mesmo me recomendou um tratamento com aparelho auto ligado. Já estou usando a 1 ano e vejo pouca diferença, na sua opinião esse tipo de aparelho é realmente eficiente?

    Obrigada.
    Nathalia

    Responder

    1. Olá, Nathalia.

      Acho que você percebeu, durante a leitura do post acima, que estes problemas de não aparecimento de dentes durante o sorriso pode ser devido a inúmeros fatores.

      Precisaria definir, antes de tudo, os motivos pelos quais os seus dentes não estão aparecendo durante o sorriso.
      Daí, então, parte-se para o tratamento adequado.

      Não é possível responder se este tipo de aparelho ortodôntico seria eficaz para a correção de seu problema: deve-se fazer o diagnóstico correto de seu problema e então planejar o tratamento.

      À disposição para outros esclarecimentos

      Wagner Munhoz

      Responder

  20. Bom dia
    Que alegria em saber que nào estou sozinha no mundo com esse problema!
    Apesar de usar aparellho por anos..tenho um sorriso que nào mostra os dentes!Moro no Rio de janeiro,teria algum colega para me indicar?náo sei se meu caso seria para cirurgião plástico ou um dentista expert nessa situaçào..
    Obrigada

    Responder

    1. Oi, Leila, como vai?

      Infelizmente, não conheço ninguém no Rio de Janeiro para lhe indicar.

      Acho que você poderia entrar em contato com dentistas aí em seu Estado ou, então, procurar pelo Google por meio do termo “esteticista dental”.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  21. Olá Dr Wagner,
    Gostaria de saber se meu caso tem solução. Tenho 65 anos, o meu sorriso é desarmonioso sem a curvatura normal do “U aberto”. Perdi alguns dentes, não fiz implante e com a idade veio a atrofia, principalmente no lábio inferior. Gostaria de saber se tem como reverter essa situação caso eu faça os implantes, corrigindo o DVO.
    Obrigada por sua atenção.

    Responder

    1. Olá, Angely.

      Realmente, de maneira geral, quanto mais tempo um ou mais dentes ficam ausentes, maior a possibilidade de ocorrer problemas secundários: migrações de dentes, perda de suporte ósseo, mudanças na estética, fala e mastigação.

      A resposta específica para a sua pergunta deve ser dada diretamente por um dentista especializado em prótese ou implantes dentários, com boa experiência em reabilitação oral.

      Ele irá avaliar, moldar (tirar cópia) de sua boca e sugerir opções terapêuticas.

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  22. Sempre pesquiso aqui pq queria uma solução para uma pessoa pq sua anatomia dentes e boca deve haver alguma solução.. Seus dentes não aparecem aparecem de forma alguma e quando ela fala e possível ver apenas sua língua q fica muito visível e desagradável pq aparece os alimentos que está comendo qdo fala. Pior que a pessoa não procura ajuda e não liga qdo eu falo.

    Responder

    1. Monique, como vai?
      Realmente, o pior problema é aquele que se tem, mas não se nota.
      Uma coisa que você poderá fazer seria fotografar a pessoa e ampliar a foto a fim de mostrar para ela.
      Assim ela poderá se dar conta do problema e então poderá estar pronta para querer buscar uma solução.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  23. Olá Wagner. a situação é a mesma das que postam.meus lábios superiores são grande não aparece os dente de cima,quando eu falo e sorrio parecendo que eu sou banguelo,os meus dentes são bons mas não aparece,já fui no dentista e disseram que só melhora com cirurgia plastica. você pode me ajudar indicando cirurgião plastico.

    Responder

    1. Olá Wagner. a situação é a mesma das que postam.meus lábios superiores são grande não aparece os dente de cima,quando eu falo e sorrio parecendo que eu sou banguelo,os meus dentes são bons mas não aparece,já fui no dentista e disseram que só melhora com cirurgia plastica. você pode me ajudar indicando cirurgião plastico no Rio de janeiro.

      Responder

      1. Olá, Marcelo.
        Acredito que a melhor maneira de você encontrar um bom cirurgião plástico em sua cidade, seria fazendo uma boa pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
        http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/

        Após fazer uma triagem inicial, verifique aqueles que tenham mais expertise em lábios e correção de sorriso (lifting labial).

        À sua disposição para outros esclarecimentos.

        Wagner Munhoz

        Responder

    2. Olá Wagner. Os meus lábios superiores são grande não aparece os dente de cima,quando eu falo e sorrio parecendo que eu sou banguelo,os meus dentes são bons mas não aparece,já fui no dentista e disseram que só melhora com cirurgia plastica. você pode me ajudar indicando cirurgião plastico no Rio de janeiro.

      Responder

      1. Olá, Marcelo.
        Acredito que a melhor maneira de você encontrar um bom cirurgião plástico em sua cidade, seria fazendo uma boa pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
        http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/

        Após fazer uma triagem inicial, verifique aqueles que tenham mais expertise em lábios e correção de sorriso (lifting labial).

        À sua disposição para outros esclarecimentos.

        Wagner Munhoz

        Responder

    1. Olá, Lucas.
      Você deveria fazer uma pesquisa em sua cidade a fim de descobrir especialista em cirurgia bucomaxilofacial.
      O jeito mais fácil é ir a um dentista clínico geral e pedir uma indicação.
      Gostaria que você entrasse neste site http://www.thomazpessoa.com.br e entrasse em contato com a equipe clínica a fim de pedir algumas orientações sobre o seu caso.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  24. Olá Wagner. Tenho o mesmo problema de muitos descritos abaixo.
    Meu lábio superior esconde os dentes e quando falo e sorrio não aparecem. Já fiz tratamento com ortodontista usei aparelho móvel e fixo durante muitos anos e infelizmente não melhorou.
    Meu dentista disse que minha mordida melhorou mas é um pouco cruzada ainda e que não tinha como melhorar mais do que ele conseguiu. Odeio meu sorriso, tento nem dar risada, parace que sou banguela.Poderia me ajudar? Conhece algum dentista na minha região que seja bom? Moro em Jaú região de Bauru-SP.
    Grata desde já! Dani

    Responder

    1. Dani, como vai?
      Para te auxiliar melhor, eu precisaria de algumas fotos do seu sorriso em close up, de frente e perfil, bem como lábios naturalmente entreabertos e também com você puxando o lábio superior bem para cima, a fim de que possa ter uma ideia de seu caso.
      Por favor, envie para este e-mail wagner.munhoz@orofacial.com.br

      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  25. A 3 anos atras alguém da minha sala de aula jogou um penal e ele bateu na minha boca, sangrou bastante e deis daquele dia percebi que meus lábios superiores ficaram caídos e meu sorriso muito diferente, os dentes não aparecem por completo e quando falo ou deixo a boca aberta não aparece os dentes e sinto um desconforto, minha autoestima caiu muito mesmo depois daquele dia, não sei se rompi o freio superior, mais se rompi tem tratamento?

    Responder

    1. Oi, como vai?

      A melhor conduta neste seu caso seria buscar uma consulta com um profissional dentista especialista em estética dental.
      Ele faria um diagnóstico preciso de suas necessidades.

      Por outro lado, caso queira, pode enviar algumas fotos em close de seu sorriso e dentes por e-mail para wagner.munhoz@orofacial.com.br, bem como uma descrição minuciosa de sua queixa.

      À sua disposição para outros esclarecimentos

      Wagner Munhoz

      Responder

  26. Muito bom, mas ainda não encontrei nenhuma solução para o meu problema meu labio superior e compirido e fica bem abaixo dos dentes que nunca aparecem mesmo, a parte vermelha dos labios e fininha e ainda faz uma pontinha ainda maior no centro dos labios que ainda cobrem mais ainda os dentes e deixa meu sorriso estranho. Queria muito saber o que fazer… aumentar os dentes, cortar freios, cirurgia?????

    Responder

    1. Flávia, tudo bem?
      Os motivos que levam aos dentes superiores a não aparecerem durante o sorriso podem ser diversos.
      Caso você queira, envie umas fotos em close up de seu sorriso e dentes para o meu email wagner.munhoz@orofacial.com.br.
      Não precisa aparecer o rosto, somente dentes.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  27. Dr. Wagner
    Tenho igualmente esse problema de meus lábios superiores não aparecerem quando sorrio e quando falo. Tenho os dentes alinhados, pois usei aparelho por 3 anos. Como extrai os 2 pre- caninos superiores e inferiores, tenho a imprençao que por extrair estes dentes, minha arcada dentária se retraiu muito tanto inferior como superior. Há como corrigir isso sem cirurgia(Diminuir essa retração)?

    Responder

    1. Olá, Ana.
      Está retração no maxilar superior após exodontias de pré-molares para fins de ortodontia é algo relativamente comum.
      Quando alguém pede a minha opinião se deve ou não realizar exodontias pré-ortodontia, eu meio que sou refratário…ao menos até que justifiquem muito bem…

      Uma vez que aparentemente você não está muito satisfeita com o resultado estético final, acho que você, antes de tudo deve fazer nova avaliação com ortodontista especialista, a fim de ver as possibilidades terapêuticas conservadoras.

      Caso não haja nada mais a se fazer em termos de ortodontia, então sugiro você a procurar um diagnóstico estético com um dentista especializado em estética dental.
      Ele poderá lhe dar soluções alternativas.
      A cirurgia deveria ser reservada em casos bem indicados.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  28. pedir 4 dente da frente com 20 anos só vier fazer o implante ao 40 anos ficou ótimo ,só que meu sorriso ficou baixo.gostaria de levantar o lábios superior e possível e quanto custa.

    Responder

    1. Olá, Valdenilson.
      Geralmente, está sensação de sorriso baixo, isto é, de lábio superior “comprido”, quando associado a implantes tardios, é devido a uma perda de osso de suporte na região anterior (à frente) dos implantes.
      Desta forma, não é o sorriso que está baixo, ou o lábio superior que está “comprido”, mas simplesmente, a perda de osso nesta região levou ao maxilar superior a ficar um pouco mais para trás.

      Se for este o caso (veja bem, Valdenilson, eu não Analisei o seu caso pessoalmente) seria o caso de se enxergar osso nesta região ou então fazer um tipo de gengiva artificial em acrilico rosa a fim de levantar um pouco o lábio superior.

      Caso more em São Paulo, posso lhe indicar para alguém especialista nisto para uma melhor avaliação.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  29. Meus dentes superiores não aparecem quando sorriso :'( já fiz tratamento ortodôntico e nada… Acho que o problema é nos lábios. Acho tão feio meu sorriso

    Responder

    1. Olá Roger,
      Acho que, se o seu sorriso não lhe agrada, você poderia consultar um dentista especializado em estética (também chamado de esteticista dental).
      Ele poderá fazer para você um diagnóstico estético a fim de entender qual seria a causa de seu problema e lhe dar opções de tratamento

      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  30. Olá Wagner. Tenho o mesmo problema de alguns comentários acima, meu lábio superior esconde os dentes e quando falo e sorrio não aparecem. Eles são alinhados, e tem um tamanho normal. Já fiz tratamento com ortodontista e infelizmente não melhorou. Poderia me ajudar? Sou de MT.
    Grata desde já!

    Responder

    1. Graziele, td bem?
      Os problemas de estética do sorriso podem ser devidos a uma gama muito grande de fatores.

      Não cheguei a ver e estudar o seu caso (caso queira, basta enviar fotos em close de seu sorriso e dentes, frente e perfil para o meu email wagner.munhoz@orofacial.com.br), mas tenho visto muitos casos de problemas de bloqueio de ascensão de lábio superior, por causa de freio labial muito proeminente.

      Dá uma conferida no site desta clínica http://www.thomazpessoa.com.br.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  31. Olá. Estou me formando em odontologia e percebi como a minha estética do sorriso não é aceitável. Os dentes superiores quae não aparecem, tenho muito pouco desgaste nas incisais dos dentes supeiores., então creio que seja devido ao hábito de sucção do lábio superior por muitos anos. Você poderia me dar algum contato de algum bom dentista estético e/ou cirurgião plástico confiável no nordeste? Conheço cirurgiões dentistas e fui em alguns, mas não senti tanta confiança e empenho em resolver meu problema, queria ir em otimos profissionais… Agradeço! 🙂

    Responder

    1. Samuel, parabéns pelo seu término de curso em odontologia.
      Grato também pela confiança em solicitar uma indicação de esteticista dental ou plástico.
      Por favor, indique o Estado onde você mora para que eu possa pesquisar para você, ok?

      Responder

  32. Olá Dr. Wagner!

    Quando eu falo ou sorrio, aparecem apenas meus dentes de baixo, e não os de cima como vejo nas maioria das pessoas.

    Isso tem correção com aparelho?
    Ou necessita de cirurgia?
    Ou não tem correção?

    Atenciosamente,

    Juliano

    Responder

    1. Olá Juliano,
      Você viu no post que o não aparecimento dos dentes durante a fala ou sorriso pode ser devido a várias causas.
      Em geral, a melhor maneira de se chegar a uma conclusão definitiva é fazer um diagnóstico estético de seus dentes.
      Para isso,você deverá passar por um especialista em estética dental.
      Ele poderá examinar e avaliar as possibilidades terapêuticas.
      O nome do especialista é esteticista dental.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  33. Ola Dr. Wagner Munhoz … tenho uma dúvida. .. meus Dentes da frente especificamente os 2 centrais (maiores) nao sao naturais devido a um caso de cáries eles se desgastaram e entao quando fui ao dentista ele restaurou colocando resinas so que eles nao ficaram do tamanho original… meu dentista disse que isso nao seria possível pois eles poderiam quebrar ja ha um tempo que ele restaurou e ate hj ta bem so que devido o fato de eles nao serem do tamanho que deveriam ser (maiores) me sinto com esse problema relacionado ao post acima… minha duvida eh se eu permitir meu dentista a fazer as restaurações maiores para tentar chegar o maia perto possível do tamanho original que era antes sera que eles realmente podem quebrar? e se caso eles quebrarem qual a alternativa o Sr. me aconselha fazer? obrigado desde pela resposta Dr.Wagner.

    Responder

    1. Sidney, grato pelo seu comentário.
      Além da resina, existem outras alternativas para o reparo de dentes que perderam a sua estrutura devido a cáries ou acidentes.

      Há possibilidades de facetas estéticas ou vários tipos de coroas dentárias, como as de porcelana.

      Seja lá qual for o problema que levou à perda da estrutura dos dentes ou seja qual for o material a ser utilizado para o reparo, deve-se fazer um estudo do sorriso a fim de se fazer um bom diagnóstico estético.

      E este diagnóstico estético do sorriso envolve cores e formas dos dentes adequadas, respeitando-se a harmonia e o equilíbrio da estética do sorriso com os lábios da pessoa, bem como o seu rosto.

      Em resumo, antes de você pensar se é ou não possível fazer a troca das atuais restaurações ou qual o tipo de material a ser empregado, você deve pedir ao seu dentista para fazer um diagnóstico do sorriso; caso ele não se sinta a vontade para fazer tal diagnóstico, você poderia consultar um dentista especializado em odontologia estética, também conhecido como esteticista dental.

      À sua disposição para outros esclarecimentos.

      Wagner Munhoz

      Responder

  34. Ola Wagner.
    Gostaria de saber se vc pode resolver meu problema.
    Sempre admirei pessoas que sorriem facilmente, as mesmas que tem o dom de mostrar os dentes simplesmente conversando ou quando falam alguma coisa. Ai está meu problema. Nunca gostei da minha boca pelo fato parecer que estou sem dentes quando falo porque eles não aparecem e não sorrio com faciçidade porque eles não aparecem.
    Por esse motivo gostaria de saber se pode me ajudar a esclarecer qual pode ser o tipo de problema.
    Ja achei que é porque tenho pouca gengiva, por causa do formato do arco dos dentes e agora até mesmo pelo labio superior ser grande. Mas nunca consegui descobrir de fato. Poderia me ajudar doutor?

    Responder

    1. Ola, Robson.

      Claro que posso lhe ajudar.
      Para tanto, peço que vc encaminhe fotos em close de seu sorriso (não necessita aparecer o rosto) de frente e perfil.
      Também preciso de uma terceira foto com vc puxando o sei lábio superior para cima, a fim de ver a forma de seus dentes e gengivas.
      Envie para o meu e-mail.

      wagner.munhoz@orofacial.com.br

      Abcs

      Responder

  35. Tenho este problema .Tenho todos os dentes e são alinhados mas não aparecem pois o labio superior tampa os dentes, minha boca é pequena .Não tiro uma foto sorrindo
    tenho vergonha e me sinto mal por isso..POde me ajudar?

    Responder

    1. Elaine,
      Você deve ter reparado neste post e nos comentários abaixo que o não aparecimento dos dentes ao sorrir pode ter inúmeras causas.
      Caso você queira, envie um email para wagner.munhoz@orofacial.com.br com algumas fotos em close de seu sorriso, de frente e de perfil, a fim de eu entender um pouco mais sobre o seu problema, ok?
      À disposição
      Abcs
      Wagner Munhoz

      Responder

  36. Olá,
    Meu problema é um pouco diferente. Quando sorriso meus dentes de cima aparecem, bom, não totalmente, mas pelo menos metade deles aparecem. O problema é quando estou apenas conversando. Meus dentes ficam todos cobertos e fica parecendo que eu não tenho dentes. Não tenho problema de desgaste nos dentes e nem dentes recobertos pela gengiva. Qual pode ser o problema e como resolver?

    Responder

    1. Camila, grato por seu comentário.
      Pela sua descrição, aparentemente, vc deve ter o lábio superior um pouco mais longo.
      Isto, obviamente, caso os seu dentes superiores tenham boa forma e posicionamento, conforme vc descreveu em seu comentário.

      Caso queira um melhor parecer, envie umas fotos em close up de seu sorriso e dentes, bem como de sua boca em perfil.
      Envie para wagner.munhoz@orofacial.com.br
      Abcs
      Wagner Munhoz

      Responder

  37. Olá Wagner Munhoz, eu não consigo mostrar o meu sorriso e isso pra mim é constrangedor fico triste as vezes, é como se nao existisse dentes na minha boca. O que devo fazer?
    Desde ja, obrigada!

    Responder

    1. Viviane, grato pelo seu comentário.
      Como você pôde ser pelo post acima, o não aparecimento dos dentes pode ser devido a várias causas.
      Sei que este aspecto pode lhe estar ocasionando relevantes transtornos em sua vida pessoal e social, por isso, sugiro que você procure resolver, da melhor forma, este problema.
      Como resolver?
      Inicialmente, vc deve procurar em sua cidade ou arredores algum dentista especializado em estética dental a fim de ele avaliar o seu sorriso e fazer um diagnóstico estético.
      Em algumas vezes, ele poderá fazer uma prova estética, acrescentando materiais estéticos sobre seus dente ou mesmo por meio de fotografias e computador.
      Ele então, podera lhe propor, se possível, um tratamento adequado.
      Tal tratamento pode ser relacionado à ortodontia (correção de posição dos dentes), periodontia (gengiva), restaurador ou cirúrgico.
      Espero ter lhe ajudado em algo, qualquer dúvida, basta escrever novamente.
      Abcs
      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Posso lhe enviar umas fotos pra você olhar como é o meu sorriso? Eu sou de São Luis-Ma você teria indicação de algum dentista especializado?

        Responder

        1. Viviane, como vai?
          Claro, pode enviar as fotos sim.
          Tente fazer as fotos em close up em frente e perfil.
          Tente também fazer uma puxando o lábio superior para cima para que eu possa
          ver dentes e gengivas.
          Conheço um dentista em São Luís, vou ver se ele pode me indicar alguém.
          Abcs
          Wagner Munhoz

          Responder

  38. Boa noite, meu caso é igaul ao do Lucas.
    gostaria muito que me ajudassem, no meu caso creio que seria a de ma formação nos lábios pois meus dentes tem um tanho bom e são bem alinhados, porem quando sorrio meu lábio cobre os dentes superiores sendo que minha boca é certa, apenas quando sorrio que ela acaba cobrindo meus dentes e posteriormente fazendo com que não aparecam, gostaria muitos que tivesse uma solução, e uma ideia de qual especialista procurar.
    Obrigado

    Responder

  39. Boa noite,
    gostaria muito que me ajudassem, no meu caso creio que seria a de ma formação nos lábios pois meus dentes tem um tanho bom e são bem alinhados, porem quando sorrio meu lábio cobre os dentes superiores sendo que minha boca é certa, apenas quando sorrio que ela acaba cobrindo meus dentes e posteriormente fazendo com que não aparecam, gostaria muitos que tivesse uma solução, e uma ideia de qual especialista procurar.
    Obrigado

    Responder

    1. Lucas, boa noite.
      Por favor, envie fotos em close de seu sorriso, de frente e perfil, inclusive uma fofo com bom aparecimento de dentes e gengivas para wagner.munhoz@orofacial.com.br Não é necessário aparecer o rosto.
      Desta forma, terei melhores condições de lhe encaminhar com mais certeza.
      Abcs
      Wagner Munhoz.

      Responder

  40. ola quando eu dou um sorriso nao mostra os meus dente o labio superior cobre oque devo fazer?

    Responder

    1. Ana, td bem?

      Neste post, acho que foi possível vc ver diversos motivos que podem fazer com que os dentes não apareçam durante o sorriso.
      Caso vc tenha se identificado com algum deles, basta entrar em contato com um dentista especialista em estética dental ou, conforme o caso, ortodontista, e solicitar uma avaliação mais precisa.
      Caso vc queira uma opinião mais precisa antes, vc pode enviar algumas fotos em close para o meu email Wagner.munhoz@orofacial.com.br .
      Abc

      Responder

  41. Oi Wagner.. Seu post já tem uns meses, mas é um dos primeiros sobre esse assunto, que me descreve totalmente.. Fico muito triste por não conseguir sorrir por completo. Mandei um e-mail com foto pra vc dar olhada e por favor me ajudar de alguma forma! Obrigada..

    Responder

  42. Olá wagner…nao estou satisfeito com meu sorriso…tenho esse probleminha ai do meu lábio superior ser grande e quando vou sorrir meus dentes nao aparecem..duvida sobre algum aparelho qie concerte isso ou soh com cirurgia plástica

    Responder

    1. Olá Luciano, td bem?
      Em odontologia e estética facial, sempre é necessário um diagnóstico.
      Às vezes um problema estético do sorriso pode ser resolvido somente com modificações na forma ou posição de dentes ou gengivas.
      Noutras vezes é necessária a plastia de lábio superior, como é o caso de lifting de lábio…
      Consulte o seu dentista ou algum cirurgião plástico especialista, OK ?

      Abraço
      Wagner Munhoz

      Responder

  43. Olá Wagner, estou com um problema também relacionado com este post, acha que me pode ajudar ou indicar algo a fazer?

    Responder

  44. Olá Wagner. Também estou insatisfeito com meu sorriso tenho o mesmo problema relacionado do post, vc pode indicar algum tratamento?

    Responder

  45. Boa tarde, Wagner. Sofro desse problema, é constrangedor pois o sorriso é o que há de mais bonito em uma pessoa. Percebo que quase não tenho gengiva superior, apesar dos Meus dentes serem grandes. No meu caso é recomendado a cirurgia ortognática?

    Responder

    1. Maria, tudo bem?
      Realmente, a falta de um sorriso estético, isto é, que satisfaça a gente e nossos relacionamentos sociais tem um grande valor pessoal.
      Acho que você deve ter visto no post acima que estes problemas são causados por vários fatores diferentes.

      Caso queira, peço para enviar uma foto de seu sorriso em closeUp para que eu possa dar uma olhada e sugerir para você possíveis causas e tratamentos.
      O meu e-mail é wagner.munhoz@orofacial.com.br

      Abç
      Wagner Munhoz

      Responder

  46. Boa Noite Wagner!
    Minha melhor amiga, tem esse problema. Quando ela sorri, seus dentes superiores e inferiores não aparecem, aí ela tapa a boca, vira o rosto ou baixa a cabeça para gargalhar. Ela é uma moça muito bonita e fico triste em ver esse constrangimento dela.
    É a primeira vez que encontro na internet um artigo que fale desse tipo de problema. Me diga uma coisa, que Cirurgião Plástico no Brasil, você já viu ou soube que realizou esse tipo de cirurgia de correção com sucesso?
    Ela é tão bonita, engraçada… ficaria linda com um sorriso branco no rosto!

    Responder

    1. Giuseppe, tudo bem?
      Haveria possibilidade de me enviar fotos em close-up do sorriso desta moça, via e-mail? (pode ser feito por meio de câmera de celular mesmo, mas deve ser em close-up com lábios entre-abertos, em sorriso e também em perfil).

      Se sim, eu poderia olhar as fotos e ter uma ideia de como ajudá-la em seu sorriso.

      O meu e-mail é wagner.munhoz@orofacial.com.br

      Abç

      Wagner

      Responder

      1. Bom Dia Wagner!
        Acabei de lhe enviar um email com as fotos, ela não queria tirar, disse que tava com vergonha… mas agora com sua orientação, acredito que vamos conseguir ajudá-la!
        Obrigada amigo
        Abraço!

        Responder

  47. Tenho uma neta, 16 anos e 6 meses, que quando sorri apesar do esforço que faz, os dentes tantos superiores como inferiores, praticamente não aparecem. Qual seria o tratamento mais indicado. Posso adiantar que ela já faz a correção dos dentes com aparelhos mais em nada isso vem adiantamento com relação ao relatado acima.
    Antecipo agradecimento pela resposta e parabenizo pelo trabalho apresentado sobre o assunto.

    Atenciosamente,

    Mario Moureira
    mariomaia43@hotmail.com

    Responder

    1. Mário, como vai?

      Como você viu no texto acima, os problemas de não aparecimento de dentes durante o ato de sorrir pode ser devido a várias causas.

      Se possível, envie fotos do sorriso dela (pode ser até aquelas da documentação de ortodontia) para a avaliação, ou então, ela sorrindo em closeUp para eu poder ter melhor referência.

      O meu e-mail é wagner.munhoz@orofacial.com.br

      Grato por se interessar pelos conteúdos de Orofacial.

      Atenciosamente,

      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Oi Dr.
        Meu caso é muito parecido com os que foram relatados,meu sorriso nao aparece,acho que é devido a minha boca ser muito pequena e a gengiva curta.Eu ate gosto do meu sorriso,mas gostaria muito de sorrir mostrando os dentes,acho lindo sorriso aberto.. qual seria a soluçao? Ou nao há?

        Responder

        1. Giseli, como vai?
          Grato pela sua pergunta.
          Como você pôde ver neste post acima, os problemas quanto ao sorriso podem ser de várias naturezas.
          Por outro lado, a gente pode resumí-los em 3 tipos básicos:
          1) Problemas dentários e/ou gengivais: isto é, existe algum problema na forma ou posição dos dentes ou gengivas que estão impedindo de os dentes aparecerem durante o sorriso. Neste caso você deverá consultar um esteticista dental, com boa experiência, a fim de propiciar a você um diagnóstico estético preciso, bem como fornecer um plano de tratamento adequado.
          Este tratamento poderá envolver ortodontia (colocação de aparelho para corrigir a posição dos dentes), reconstrução dos dentes por meio de restaurações, facetas estéticas ou lentes de contato, micro-cirurgias de gengivas para o melhor aparecimento dos dentes superiores.

          2) Problemas de arcos dentários: isto é, durante o crescimento e formação do maxilar (durante a infância) houve algum problema algum problema. Neste caso, você deverá consultar um ortodontista especialista a fim de ele analisar minuciosamente o seu perfil de crescimento ósseo.

          3) Problemas de formação dos lábios: Neste caso, você deverá, além de fazer um diagnóstico preciso com um esteticista dental, avaliar a possibilidade de realização de microcirurgia de liberação de lábio superior.
          Veja este site http://www.thomazpessoa.com.br
          Lá existem fotos de sorriso de casos de “contenção de lábio superior”, isto é, pessoas que possuem “sorriso gengival” (aparece demais as gengivas ao sorrir). No caso de não aparecimento, poderia se liberar um pouco o lábio superior, por meio de microcirurgia intrabucal (por dentro da boca).

          À sua disposição para outros esclarecimentos

          Wagner Munhoz

          Responder

          1. Olá amigo,gostaria muito de sua ajuda, você publicou um video acima de estética do sorriso na capa a mulher tem um belo sorriso creio eu que é o sorriso ideal,ela rindo só os dentes de cima aparece, no meu caso quando eu sorrio meus dentes tanto os debaixo quando os decima aparecem é muito estranho nem gosto de rir para as pessoas me sinto constrangido é muito feio você saberia me dizer que problema é esse se é preciso fazer alguma cirurgia obrigado.

            Responder

            1. Maicon, como vai?

              Esta característica de sorriso onde se aparece os dentes de cima e de baixo ao mesmo tempo pode ocorrer sim.
              Não conheço algum tipo de cirurgia.
              Em algumas vezes é possível corrigir ou minimizar por meio de re-educação da musculatura peri-oral.
              Pode-se consultar um fonoaudiólogo especializado em motricidade oral.

              À disposição para outros esclarecimentos,

              Wagner Munhoz

              Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *