Orofacial #60 – Estética do Rosto Feminino: O Poder da Assimetria

Tempo de leitura: 3 minutos

A Estética do Rosto Feminino: O Poder da Assimetria

Em linhas gerais, a Estética Clássica do rosto feminino se baseia em 3 quesitos principais:

a) a Simetria: é a semelhança entre os lados direito e esquerdo do rosto. Veja a foto abaixo. Você consegue observar que parte da beleza deste rosto é dada pela sua simetria?

Rosto Feminino Estética Simetria

b) a Harmonia: trata-se da homogeneidade das partes que compõem o rosto. Para entender a harmonia, basta pensar em uma obra de arte clássica. Todas as partes que a compõem formam uma composição única, como se fossem realmente partes de um todo. Veja o rosto desta modelo. Note como os lábios, olhos, nariz, pele, cabelos e adereços, entre outras partes tendem a se harmonizar, formando uma peça única, transmitindo uma mesma mensagem estética.

Estética Rosto Feminino Harmonia

c) o Equilíbrio: este quesito estético tem a ver com a “anulação dos pesos”. Muitas vezes, alguma(s) parte(s) de um rosto tende a desequilibrar o padrão estético do rosto feminino porque prejudica a harmonia e/ou estética. Por exemplo, imagine um rosto com lábios compridos (horizontalmente) associados com olhos muito próximos; pense agora no inverso, isto é, olhos muito afastados associados a lábios curtos. Agora imagine um rosto muito delicado associado a nariz ou olhos muito fortes. Em ambos os casos, perde-se equilíbrio entre as partes do rosto. Veja esta foto.

Todas estes conceitos – simetria, harmonia e equilíbrio – podem ser que sejam naturalmente fáceis de você entender.

Mas a grande novidade que tenho para falar para você é que o conhecimento destes conceitos podem ser uma ferramenta-chave para você entender a sua estética pessoal e os métodos de gerenciá-la de tal forma que você nunca imaginaria.

Explico melhor.

Classicamente, os métodos de recomposição da estética do rosto feminino buscam estes 3 quesitos que acabei de descrever, ou seja, se uma sobrancelha é mais alta ou comprida do que a do outro olho, procura-se igualar a simetria. Caso o nariz seja muito largo, procura-se afiná-lo (veja este post)…e aí vai.

Paradoxalmente, neste post, vou falar um pouco a respeito do “poder da assimetria na composição da estética do rosto feminino”. E digo “paradoxalmente” porque, como você viu acima, que a simetria é justamente uma grande chave da estética do rosto feminino.

Então, porque a assimetria como uma ferramenta poderosa?

Simples: a assimetria de algumas partes, em particular do corte e penteado de cabelos, pode dissuadir pontos de tensão estética, particularmente aqueles relacionados à perda de harmonia e equilíbrio do rosto.

Vamos a alguns exemplos.

Este exemplo abaixo mostra duas fotos de uma mesma modelo, onde foi utilizada a técnica de assimetria para fins de se conseguir uma harmonia do rosto, deixando-o mais delicado.

Assimetria rosto Feminino

Assimetria Rosto Feminino
Técnica de assimetria para afinar o rosto e deixá-lo mais delicado. Repare que as duas fotos acima são de uma mesma modelo. A primeira tem um aspecto mais agressivo enquanto a segunda, devido à técnica de alisamento do cabelo e assimetria, remove um ponto de tensão estética.

 

Um outro caso em que se usa a assimetria para uma melhora de um ponto de tensão estético é para o afinamento de nariz. Veja esta foto.

Afinamento Nariz

Então, a partir de hoje, você poderá se utilizar desta técnica para amenizar pontos de tensão estética em seu rosto, ok?

Deixe-me ajudar você naquilo que você precisa. Faça uma pergunta ou cometário abaixo!

4 Comentários


  1. Não sei o que fazer, meu sorriso não colabora, tenho perfil bi protuso “bico” e um dentista fala que a extração de 04 pré-molares vai me deixar com o perfil envelhecido, o outro fala que não, sinceramente não sei o que fazer, só sei que quero melhorar isso, gostaria de enviar algumas fotos minhas para saber a opinião de vocês.

    Responder

    1. Olá, Lady.
      Esta questão de harmonia do perfil, ortodontia e possibilidade de extração de pré-molares deve ser criteriosamente avaliada por um ortodontista – especialista – a fim de poder a se chegar a uma certeza sobre como vai ficar o tratamento após o seu término.

      Uma vez, perguntei a um ortodontista sobre se a extração de pré-molares iria prejudicar o perfil da pessoa, deixando muito rebaixado.
      A resposta foi que não haveria problemas, uma vez que, após o acerto correto dos dentes da frente (favorecendo o perfil), os dentes de trás são movimentados para frente a fim de fechar o espaço dos pre-molares extraídos.

      Acho que você, caso esteja realmente com dúvidas, leve os seus exames para um excelente ortodontista (especialista), ouça o que ele tem a te dizer (segunda opinião) e tome a sua decisão.

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  2. Queria saber, quando sorrio aparece muito minha gengiva meus dentes são pequenos e os incisivos centrais maiores hehe ,Tenho tbm meus incisivos laterais superiores quebrados ” nas beiradas” creio eu que seja por causa de bruxismo pq tenho um dos caninos desgastados mais que o outro, tenho um pouco apinhamento nesses incisivos hehe e o maxilar ou dentes dele para frente e acho eu que consequentemente a parte do rosto região do nariz está para frente tipo cara de cavalo desarmonizando meu rosto fico muito encomodada com isso tenho vergonha do meu rosto lateralmente e da gengiva que aparece demos quando sorrio…a minha dúvida é usando aparelho ortodôntico resolveria essas questões? Do rosto não estar em harmonia?

    Responder

    1. Lidiane, tudo bem?

      A harmonia entre dentes e face é conseguida – em parte ou totalmente – por meio de tratamento ortodôntico (aparelho para corrigir a posição dos dentes) bem planejado, realizado por ortodontista especialista.

      Pela sua descrição, aparentemente, o seu problema não se restringe apenas à posição de seus dentes, mas também a aspectos da gengiva, desgastes dentários e forma do rosto.

      O seu dentista clínico geral e ortodontista, em conjunto, podem planejar os tratamentos necessários para para estes problemas.

      Algumas vezes, caso não seja suficiente o tratamento clínico de dentes e gengivas, pode-se ser necessária a realização de procedimentos de cirurgia plástica e/ou ortognática, a fim de restaurar a harmonia da face como um todo.

      Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.

      Wagner Munhoz

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *