Orofacial #68 – Apertando os Dentes e Bruxismo: Agentes Agressores aos Dentes e Periodonto que Prejudicam a Saúde de Dentes e Gengivas

Tempo de leitura: 1 minuto

Apertamento Dental e Bruxismo: Agentes Agressores aos Dentes e Periodonto

O excesso de carga mecânica nos dentes pode causar desgaste/fratura dos dentes, quebra de restaurações (“obturações”) dentárias, retrações gengivais, mobilidade nos dentes ou até mesmo a perda do dente como um todo.

A carga mecânica de longo prazo nos dentes é um fator agressor de baixa intensidade e de longa permanência na boca da pessoa. Por isso, a pessoa em geral não se dá conta no seu dia-a-dia que os dentes estão sendo traumatizados. Ela somente se dá conta, quando repara os desgastes em seus dentes ou fratura de restaurações.

A carga mecânica é aumentada em muito devido à falta de um ou mais dentes. Isto porque a ausência de dentes faz com que a carga de mastigação seja distribuída em menos dentes do que seria o normal. Muito comum é ocorrer a perda de um dente e a carga ser distribuída em seus vizinhos, levando ao desgaste do dente ou retração de gengiva deles.

Para repor os dentes faltantes, deve-se utilizar próteses dentárias, tais como próteses fixas ou removíveis convencionais, ou ainda próteses sobre implantes dentários. Saiba mais nestes posts:

Dentes quebrados ou fraturados

Agentes agressores que prejudicam a saúde de seus dentes

Fontes:

https://plus.google.com/104128429607456454132/posts/e4BUEy7fFkG

https://www.youtube.com/watch?v=xNe8dWL7y24&feature=youtu.be

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *