Orofacial #73 – Como Clarear os Dentes: 8 Maneiras Infalíveis para o seu Sorriso Brilhar Agora!

Tempo de leitura: 19 minutos

 

Como clarear os dentes: 8 maneiras infalíveis para o seu sorriso brilhar agora!

Nos filmes de Hollywood de antigamente (bem antigamente mesmo, por volta de 1950 ou antes), os artistas precisavam ter um belo sorriso para poder aparecer “bem na foto”…na verdade não só antigamente, mas também nos dias de hoje também é assim…

Sorriso claro e alinhado

Como não havia as técnicas estéticas para os dentes assim como temos atualmente, muitos deles recorriam (muito erroneamente, devo dizer!) à extração dos dentes e colocação de dentadura, portando dentes claros e alinhados.

Realmente, você pode ver que esse método é um absurdo e, nunca deveria ser feito!

Hoje em dia (graças aos Céus!), a odontologia avançou muito e, com ela, as técnicas estéticas para que as pessoas consigam, no mais das vezes, dentes bonitos e saudáveis.

Vou falar para você agora, os 9 principais métodos que você ou o seu dentista podem lançar mão para clarear os dentes agora! Sim, você ouviu bem, AGORA!

Vamos lá?

Antes de tudo, tenho que falar para você que um dente pode se tornar mais claro por meio de 2 caminhos:

a) Por remoção de tártaros e manchas grudados da superfície externa do dente: Este método é chamado de clareamento extrínseco (isto é, “por fora” do dente).

b) Por meio de clareamento do dente propriamente dito: Este método é chamado de clareamento intrínseco

 

Como clarear os dentes?
O escurecimento dos dentes pode ser devido a problemas superficiais (manchas e tártaros) ou mais profundos, localizados no interior do esmalte ou dentina.
Dependendo da localização da fonte de escurecimento do dente, pode-se aplicar métodos de clareamento extrínsecos (externo) ou intrínseco (interno).

 

 

Você poderá ver estes 2 tipos de caminho para o clareamento a seguir…continue lendo!

1) Como clarear os dentes: Remoção de tártaros e manchas

Por incrível que possa parecer, a maior parte dos problemas de escurecimento dos dentes vem da presença de manchas e de tártaros nos dentes.

Como clarear os dentes? As manchas e tártaros são fenômenos que podem ocorrer sobre a superfície dos dentes. Para estes casos, deve-se usar uma limpeza profissional a fim de se obter o clareamento dental adequado.
Não se deve usar substâncias muito abrasivas, as quais literalmente lixam os dentes da pessoa.
Um dente, após ser lixado, fica muito mais propenso a acumular mais manchas e tártaros futuramente.

Por isso, certa vez, quando eu acabei de terminar consulta onde fiz uma limpeza de remoção de manchas e tártaros em uma paciente, ela veio me dizer: “Doutor, o senhor fez clareamento em meus dentes?

Na verdade, o aparecimento de manchas nos dentes tem a ver com os hábitos de alimentação que temos.

Alimentos com características corantes associados a deficiência de higiene dos dentes fazem com que ocorra o manchamento.

E aquela paciente que achou que eu “clareei” os seus dentes ao final da consulta de limpeza dos dentes possuia exatamente este jeitão: tinha dificuldade de higienização dos dentes, fumava e tomava café açucarado…todos os dias…

Dentre os alimentos corantes temos o café, chás, vinho, refrigerantes (coca-cola), etc.

Se estes alimentos – além de corantes – forem ácidos (refrigerantes, vinhos) ou açucarados, podem ser mais facilmente causadores de manchas nos dentes.

E por quê?

Ora, a acidez vinda do alimento ou vinda da fermentação do açúcar pela placa bacteriana (os germes da placa bacteriana grudada nos dentes transformam o açúcar que comemos em ácido), faz com que ocorra o ataque ácido do esmalte, deixando-o áspero como se fosse uma lixa de unha.

Pergunto a você: Onde é mais fácil de grudar um corante? E qual superfície é mais difícil de limpar?

Uma xícara de porcelana lisa ou em uma lixa áspera?

A resposta é obviamente a lixa, né?

Da mesma forma os nossos dentes. Se eles são lisos, é mais difícil manchar com corantes e também mais fácil limpar com a escovação e fio dental.

Portanto, aí vai a dica número 1: Você quer manter os dentes claros? Então evite alimentos corantes e/ou ácidos. Mantenha os dentes sempre higienizados com o uso de fio dental e escova de dente, várias (2 a 3) vezes ao dia…sacou? 

O tártaro grudado nos dentes também provoca a impressão de manchamento nos dentes.

Logo quando o tártaro se forma, ele  é branco, mas como ele é áspero, com o passar dos dias, ele começa a manchar, geralmente de marrom (veja a figura acima).

E os dentes começam a aparentar uma cor mais escura…daí então, não tem outro jeito, só uma limpeza profissional dos seus dentes com o dentista poderá resolver.

Ele irá raspar o tártaro e polir a superfície dos dentes para deixá-las bem lisinhas.

Raspagem profissional

 

Além dos manchamentos por alimentos corantes, ácidos ou açucarados, uma outra causa de manchamento dos dentes é, surpreendentemente, o uso constante de enxaguantes bucais ou cremes dentais que possuem clorexidina ou fluoreto de estrôncio em sua composição.

O manchamento produzido pelo uso constante destes produtos é reversível e sai por meio de limpeza profissional realizado pelo dentista.

Como fazer para evitar o manchamento dos dentes e a formação de tártaro?

O manchamento e a formação de tártaros têm a ver com nossos hábitos de alimentação, ou seja, com aquilo que comemos e bebemos diariamente, de hábitos de tabagismo e/ou uso de bebidas alcoólicas e também de nossa capacidade técnica de higiene dos dentes, com fio dental e escovação diária.

Como clarear os dentes: evitando a nicotina

 

Mas, para resumir, além evitar os alimentos corantes e ácidos, para evitar a formação de tártaro nos dentes deve-se substituir alimentos feitos com farinha refinada (pães franceses, macarrões, etc.) por aqueles feitos por farinha integral (arroz, macarrão e pães integrais).

Procure uma alimentação mais saudável, com menos açúcar e farinha, e mais frutas, legumes e fibras. 

 

Tártro e Alimentação saudável

 

Como fazer para tratar o manchamento e os tártaros? Fácil! Faça uma limpeza de seus dentes com o seu dentista.

Remoção de tártaro
Como clarear os dentes?
A presença de placa bacteriana deixa os dentes amarelos. Além disso, a placa bacteriana produz ácido, podendo deixar o dente mais áspero e propenso ao acúmulo de tártaro.
O tártaro nada mais é do que a calcificação da placa bacteriana pelos sais minerais presentes na saliva da pessoa.
Ao contrário da placa bacteriana, a qual é facilmente removida pelo uso do fio dental e pela escovação dentária, o tártaro somente poderá ser removido pela raspagem e limpeza profissional feita pelo dentista.

Muito Importante: Não use pó de bicarbonato de sódio, pó de carvão ativado ou qualquer outro agente para remoção caseira do tártaro nos dentes! Estes agentes simplesmente lixam a superfície do dente, deixando-a mais áspera. E uma superfície áspera, como você já sabe, além de irreversivelmente danificada, fica mais propensa ao aparecimento de mais manchas e tártaros dentais.

 

 

2) Como clarear os dentes: Trocando as restaurações estéticas antigas

Todos os dias, aparecem pacientes que se acostumaram com os seus dentes amarelados devido a restaurações estéticas. Na verdade, um dia (há muito tempo atrás) elas foram “estéticas”. 

Ocorre que as restaurações estéticas, feitas de resinas, lentamente, com o passar dos anos, podem apresentar alterações na sua cor natural.

Dessa forma, a restauração estética, a qual outrora era imperceptível ao olho, começa a apresentar uma coloração amarela ou acastanhada.

A pessoa, ao olhar os dentes da frente com restaurações antigas de resina pode passar a acreditar que os seus dentes “escureceram” e que ela necessita de um “clareamento” de seus dentes.

Clareamento dos Dentes Restauração Antiga

Da mesma forma que o tártaro ou as manchas nos dentes, as restaurações antigas de resina, não requerem uma técnica de “clareamento”. Nenhum creme dental ou produto químico pode remover esta coloração amarelada.

Elas necessitam de polimento ou troca por uma nova…ambos só podem ser realizados pelo dentista.

Por outro lado, se a pessoa, desinformadamente, não souber que a cor escurecida de seu dente se trata na verdade de uma restauração antiga, ela passa a querer usar produtos ou métodos caseiros, o que pode até piorar o problema.

Note na figura acima que as restaurações antigas de amálgama de prata também sofrem escurecimento, deixando os dentes mais escuros.

Portanto, aí vai a dica número 2: Se você está insatisfeito com a cor de seus dentes e quer deixá-los mais claros e belos, a primeira providência a tomar é procurar a orientação de um dentista, ok?

3) Como clarear os dentes: Cremes dentais clareadores “Whittening”.

Um paciente me apareceu outro dia no consultório com um tubo de creme dental  “Whittening”, já pela metade de uso. Ele, então, me perguntou: “Funciona, doutor?”.

Pois é!

Existem no mercado alguns cremes dentais chamados de Whitening (“clareadores”). 

Na verdade, a possibilidade de clareamento dado por estes cremes dentais clareadores é dada por um maior grau de abrasividade (ou seja, potencial de aspereza, como se fosse uma palha de aço para ariar uma panela) e, eventualmente, capacidade de se ligar quimicamente ao manchamento do dente.

Os cremes dentais em forma de gel são em geral mais removedores de manchas do que os cremes dentais em forma de pasta.

Eles procuram agir sobre o manchamento extrínseco isto é, o manchamento que se localiza acima da superfície do dente, mas não no manchamento intrínseco.

O manchamento intrínseco, localizado no interior do esmalte e da dentina não poderá ser eliminado por cremes dentais careadores, mas por meio de clareamentos por agentes químicos, como aquele feito pelo seu dentista.

Por outro lado, estes cremes dentais, além de não agirem profundamente nos dentes, e por não serem capazes de remover o tártaro dos dentes, possuem uma capacidade limitada de clareamento.

Portanto, aí vai a dica número 3: Se você usou creme dental clareador e não obteve um resultado satisfatório, não fique triste. Você pode estar com problemas de manchamento no interior dos dentes, tártaros ou restaurações estéticas antigas. Consulte o seu dentista para uma melhor avaliação de seu problema.

Ah! Outra coisa importante: não fique usando estes cremes dentais frequentemente! Com o uso contínuo, eles podem lixar os seus dentes, principalmente se você possui raízes expostas. As raízes são muito sensíveis à produtos abrasivos…sendo lixadas com mais facilidade do que a coroa do dente.

4) Como clarear os dentes: Bochechos com soluções de água oxigenada.

Muitos colegas dentistas amigos meus têm indicado soluções portando água oxigenada em várias concentrações (não é aquela que compramos na farmácia 10 volumes, mas uma outra muito mais diluída, ok?) para complementar a higiene da boca, controlar problemas de gengivas, combater o mau hálito e (por que não?!) promover certo clareamento nos dentes.

Eu, na verdade, tenho minhas dúvidas da utilidade desses produtos, seja para os tratamentos acima indicados, seja para clarear os dentes.

Isso porque, como você viu acima, o escurecimento dos dentes pode ser devido a várias causas, muitas delas que nada têm a ver com a ação da água oxigenada.

Também, a água oxigenada, por ser um antibacteriano potente, pode alterar muito o equilíbrio das bactérias da boca, levando, com o uso frequente, a estomatites (“feridas na boca”) ou faringites (“garganta inflamada”).

Portanto, eu pessoalmente não índico o uso de água oxigenada, seja para uso frequente, seja para uso eventual.

5)  Como clarear os dentes: Fitas clareadoras

As fitas clareadoras são autoadesivas a fim de grudarem na superfície dos dentes a serem clareados.

Elas possuem elementos químicos em sua composição que lentamente reagem com manchas presentes na superfície do dente promovendo o clareamento extrínseco.

Os elementos químicos presentes em sua composição também penetram pelo dente clareando mais profundamente, assemelhando-se com o clareamento de consultório dentário. No entanto, o clareamento feito pelo seu dentista é mais efetivo e duradouro porque ele penetra mais profundamente nos dentes.

Portanto, aí vai a dica número 4: o clareamento por fitas (assim como aquele por cremes dentais clareadores) deveria ser mais utilizado para a manutenção do clareamento realizado pelo seu dentista, mas não em substituição deste. 

 

 

6) Como clarear os dentes: Dentes com tratamento de canal e clareamento interno do dente 

Não tem jeito, quando o dente recebe um tratamento de canal, quase sempre ocorre uma alteração de cor…e sempre, é claro, para uma cor mais escura.

Quando este escurecimento ocorre em um dente de trás, isso não traz muitos problemas estéticos. Porém quando ocorre bem em um dente da frente… 

Como clarear os dentes: Escurecimento pelo Tratamento de Canal
Dentes que receberam tratamento de canal podem vir a escurecer. Neste caso, nenhuma técnica de clareamento aplicada sobre a superfície dos dentes dará resultado satisfatório.
O dentista se utiliza, então de um clareamento interno do ente.

Este escurecimento é dado por problemas internos do dente. Nem o clareamento comum feito pelo dentista pode eliminá-lo, nem tampouco atenuá-lo.

Para isso, o dentista deve utilizar um clareamento chamado de Interno

Para isso, o dentista abre novamente o canal do dente e coloca dentro dele várias substâncias cáusticas para que ele clareie.

Algumas vezes, nem este procedimento é totalmente eficaz e o dentista tem que lançar-mão de facetamentos estéticos sobre o dente escurecido (leia mais abaixo).

 

7) Como clarear os dentes: Facetamentos direto e indireto dos dentes anteriores

Alguns casos são muito difíceis de se tratar somente utilizando-se técnicas de clareamento dental. Nestes casos, podem ser utilizados facetamentos sobre os dentes.

Os facetamentos são técnicas de restauração dos dentes por meio da colocação de facetas estéticas, ou seja, finas camadas de materiais sobre a superfície externa do dente.

Estes facetamentos podem ser diretos ou indiretos.

Os primeiros são feitos diretamente pelo dentista, pela colocação de camadas de resinas estéticas sobre os dentes. 

Como Clarear os dentes Facetas de Resina
Facetas de resina feitas diretamente pelo dentista em consultório dentário (facetamento direto).
Em geral, o dentista lança-mão de técnicas de facetamento quando não possível realizar um clareamento eficiente dos dentes da pessoa.

Os facetamentos indiretos são feitos em cerâmica (porcelana) por um laboratório de prótese dentária e, então cimentados (colados) nos dentes escurecidos pelo dentista, a fim de alterar a sua cor escura para uma cor mais clara.

Como Clarear os Dentes Facetas
Lentes de contato feitas em cerâmica, a fim de propiciar clareamento e estética de dentes escurecidos.
Esta técnica é utilizada quando o clareamento dos dentes não foi eficaz.

 

8) Como clarear os dentes: Clareamento dental pelo dentista 

Após identificar qual é o real problema que levou à alteração da cor dos dentes de uma pessoa, o dentista poderá indicar as várias técnicas para propiciar o clareamento dental adequado.

Assim, ele pode indicar desde uma simples profilaxia dos dentes (“limpeza” dos dentes, com remoção de manchas e tártaros), até técnicas de clareamento dental muito robustas.

Dentre estas técnicas, ele pode lançar-mão dos famosos clareamentos dentários feitos em consultório.

Em geral, este clareamento pode ser feito totalmente no consultório, totalmente na casa da pessoa (clareamento caseiro) ou uma mistura de ambos.

Tanto no clareamento feito no consultório ou quanto no caseiro, o dentista inicialmente mede a cor atual do dente da pessoa, utilizando uma escala de cores e tons. 

Como clarear os dentes Escolha de cor
A avaliação da cor dos dentes se faz antes de se inciar o clareamento e também ao final, a fim de se comparar o antes e o depois.
Para isso, o dentista utiliza uma escala de cor e tons.

 

No clareamento feito em consultório, o dentista protege a gengiva ao redor e seca os dentes a serem clareados. Então, ele aplica produtos clareadores, em geral, à base de peróxidos, deixando-os permanecer sobre a superfície dos dentes durante vários minutos.

Como clarear os dentes: Secagem e isolamento da gengivas
Clareando os dentes no dentista: Secagem dos dentes e proteção das gengivas. (Fonte: site www.fgm.ind.br)
Como clarear os dentes: aplicação do gel clareador
Como clarear os dentes: aplicação do gel clareador.
O gel irá permanecer por vários minutos sobre os dentes para propiciar o clareamento dos dentes. (Fonte site www.fgm.ind.br)

 

Da mesma forma, ocorre no clareamento feito em casa pela pessoa.

Neste caso o dentista prepara uma moldeira feita de silicone transparente, onde a pessoa deposita o gel clareador, a fim de permanecer em contato com os dentes por várias horas.

A diferença entre os géis clareadores aplicados pelo dentista ou utilizado pelo paciente em casa está na concentração. Os utilizados pelo dentista são mais concentrados e, portanto, mais potentes. Desta forma, clareiam mais rapidamente.

No entanto, parece que o clareamento feito em casa, pelo seu maior tempo em contato com os dentes, tem um efeito de clareamento mais duradouro, com os passar dos meses, do que o feito no consultório pelo dentista.

Então, alguns dentistas indicam que a pessoa faça o clareamento misto, isto é, no consultório, associado ao caseiro, a fim de se conseguir um clareamento rápido, profundo e de longa duração.

 

 

 

Como clarear os dentes moldeira de clareamento
Clareamento dos dentes: Moldeiras de silicone feitas sob medida, a partir de uma cópia dos dentes da pessoa feita em gesso.
Ao lado, as bisnagas de gel clareador.
Como clarear os dentes moldeira de clareamento
Moldeiras de silicone feitas sob medida para o paciente.
Como clarear os dentes manchas e tártaros Clareamento caseiro
Paciente aplica o gel na moldeira de silicone. Deve-se tomar cuidado para não colocar gel em excesso, evitando-se o extravasamento dele na gengiva,
Como clarear os dentes Moldeira Clareamento dental Caseiro
Em casa, a pessoa coloca a moldeira e silicone nos dentes juntamente com o gel clareador.
Ela deve tomar cuidado para não colocar muito gel, porque isso poderá provocar extravasamento do gel e consequente irritação da gengiva da pessoa.

 

O número de sessões de clareamento pode variar desde uma única sessão, até várias.

Logicamente, chega a um certo ponto que, por mais que se tente, os dentes não clareiam mais. Em geral, quanto maior o número de sessões, melhor é o resultado obtido e maior é o tempo de permanência do efeito de clareamento nos dentes.

Quanto tempo dura um clareamento dos dentes?

Sim, o clareamento tem um prazo de validade, que pode durar de semanas a muitos meses. Tudo vai depender da técnica utilizada pelo dentista e também dos cuidados de higiene e de alimentação da pessoa.

Após o clareamento, a pessoa tem que realizar um controle diário de sua alimentação, evitando – como regra – alimentos e bebidas corantes ou ácidos, tais como refrigerantes e cafés.

Deve-se evitar também o uso de cigarros.

Estes hábitos pessoais de higiene e de alimentação podem agredir dia-após-dia o esmalte do dente recém-clareado, fazendo com que eles manchem e escureçam novamente. 

Saiba mais sobre os hábitos de higiene dos seus dentes e gengivas. Leia AGORA MESMO estes posts abaixo. 

CLIQUE ABAIXO e SAIBA MAIS sobre como deixar os seus dentes saudáveis e belos durante toda a sua vida.

 

 Como Manter os seus dentes limpos? Técnicas de escovação dos dentes

Como Manter seus dentes e gengivas Saudáveis? Técnicas de Uso de Fio Dental

Técnicas Especiais para Casos Especiais para Manter seus dentes e gengivas sempre limpos e saudáveis.

 

 Veja o resumo deste post. Assista o vídeo abaixo:

7 Comentários


  1. Tenho uma próstese móvel na parte superior e como bebo vinho tinto e café está manchada o faço para tirar essas manchas? Muito Obrigada.

    Responder

    1. Oi, Célia.
      Você já tentou fazer a limpeza com produtos para limpeza de próteses e dentaduras da Corega?
      Caso sim e não tenha saído as Manchas, talvez fosse bom levar a prótese ao dentista para que ele possa avaliar.
      À disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz

      Responder

  2. Tem como eu entra em contato para manda uma foto de meus dentes para você ver é me dá umas dicas por favor

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *