Orofacial #74 – Boca Amarga: O que devo fazer?

Tempo de leitura: 7 minutos

Tenho Boca Amarga: O Que Devo Fazer? 

A boca amarga sempre merece atenção, porque pode indicar alguns problemas no organismo da pessoa.

Boca amarga ou gosto ruim na boca?

Eu já publiquei em um post passado a respeito de sensação de gostos ruins que podem aparecer na boca de uma pessoa.

Se você ainda não leu, clica neste link abaixo e veja os tipos de problemas que podem causar gosto ruim na boca

Leia:

Orofacial #40 – Gosto Ruim na Boca: O que devo fazer?

Tenho Gosto amargo na boca: o que posso fazer?

Muitas vezes, a pessoa não sabe diferenciar o que é um gosto ruim ou um gosto amargo na boca; o que ela sente é um gosto desagradável na boca…e então ela busca de alguma forma se livrar dele. Simples assim!

Por outro lado, quando a pessoa sente especificamente um gosto amargo, aparentemente isto pode ser um sinal de alguns problemas específicos.

Vejamos as principais causas de boca amarga:

1) Problemas de fígado ou vesícula biliar: Sem dúvida, esta é uma das principais causas de gosto amargo na boca da pessoa. Problemas de fígado ou vesícula biliar pode causar indisposição digestiva e náuseas. A produção de bile pelo fígado, circulando pelo sangue pode ser filtrada pela saliva da pessoa, gerando sensação de amargo na boca.

Esta sensação de amargo na boca e náuseas é mais evidente quando a pessoa faz consumo de alimentos mais gordurosos.

Gosto amargo na boca Fígado
Dentre as causas de gosto amargo na boca, existe a presença de mal funcionamento do fígado ou vesícula biliar.

2) Medicamentos em uso: não sei se você já reparou, mas quando tomamos alguns medicamentos, a sensação de um gosto estranho em nossa boca aparece. Isto ocorre porque a saliva da gente é como se fosse um filtrado daquilo que corre em nosso sangue.  Então, se tomamos certos medicamentos, estes podem ser secretados em forma de saliva em nossa boca. Até mesmo complexos vitamínicos, quando diariamente ingeridos, podem causar esta sensação.

Você tem tomado algum medicamento atualmente? Se sim, fique atento: ele pode (mas não necessariamente) estar causando esta sensação de gosto amargo na sua boca. Um bom método para saber se o medicamento estar causando este fenômeno é dar uma lida na bula. Outro método seria reparar se quando você terminou o período de uso do medicamento, a sensação de amargo na boca desaparece após alguns dias.

Boca amarga na boca: Medicamentos (fonte Portal tjsc.jus.br)
Boca amarga na boca: Medicamentos (fonte Portal tjsc.jus.br)

3) Alterações hormonais: Especialmente em mulheres com alterações hormonais, esta sensação é bem comum. Presença de ovário policístico, gravidez ou quando está em período de amamentação. Os hormônios circulam pelo sangue e acabam sendo filtrados pela saliva, alcançando a boca.

Gosto amargo na boca Gravidez
Alterações hormonais, especialmente, alterações de ciclo hormonal na mulher durante a gravidez ou amamentação pode levar ao gosto amargo na boca.

4) Infecções dentárias e gengivais: Este tipo de infecções podem gerar pus, o qual poderá drenar pela boca, gerando essa sensação de gosto amargo.

A sua gengiva sangra facilmente? Está inchada? Você já reparou se, quando você faz uma leve pressão nela, sai um pouquinho de líquido esbranquiçado ou amarelado (pus)? Estes sinais indicam problemas gengivais.

Cavidades nos dentes (cáries ou fraturas) facilitam a impacção de alimentos, propiciando gosto ruim na boca, originado a partir do foco desta impacção.

Gosto amargo na boca cáries
As cáries dentárias podem levar a cavidades (buracos) nos dentes, os quais podem acumular resíduos alimentares e germes (bactérias) em seu interior. Quando estas bactérias atingem o interior do dente (canal) ou osso ao redor de dente, pode haver a formação de pus. O extravasamento deste pus para o interior da boca, pode dar a sensação de gosto amargo.

 

5) Infecções de vias aéreas superiores (sinusites): As sinusites são inflamações ou infecções que ocorrem no interior de cavidades ósseas presentes em nosso rosto, chamadas de seiosAo ocorrer infecções, os seios se acumulam de secreções em forma de muco, catarro ou pus, as quais podem escorrer, via fossa nasal, pela garganta, propiciando o gosto amargo na boca.

Quando o foco de gosto amargo se dá na garganta, como se estivesse escorrendo por ela, existe a possibilidade de a causa estar nas vias aéreas superiores, mais precisamente nos seios dos maxilares.

Além da dor e mal estar, as rinites ou sinusites podem dar a sensação de gosto amargo na boca, porque elas causam em geral extravasamento de muco ou secreções do raiz para a boca.
Além da dor e mal estar, as rinites ou sinusites podem dar a sensação de gosto amargo na boca, porque elas causam em geral extravasamento de muco ou secreções do raiz para a boca.

6) Refluxo gástrico: Algumas vezes, o refluxo vindo do estômago para a boca, pode vir a desencadear a sensação de boca amarga.

Nestes casos de problemas gástricos, incluindo aqueles de figado ou vesícula biliar o tratamento adequado com o médico, normalmente melhora muito a sensação de gosto amargo na boca.

7) Boca amarga ao acordar: A sensação de amargo na boca ao acordar é devido à ação, durante o sono, das bactérias presentes na boca. A diminuição da saliva na boca durante o sono ajuda a ação das bactérias durante o sono. Este gosto amargo é aumentado se, antes de dormir a pessoa fez uso de alimentos lácteos ou açucarados. Estes alimentos podem acelerar a ação das bactérias durante o sono.

Recomenda-se evitar o uso de alimentos açucarados ou lácteos (leite ou iogurte) antes de dormir e, também a escovação da língua após a última higienização de dentes, antes de dormir.

Boca Amarga: Tratamento e Remédios

O tratamento da boca amarga irá depender da causa que está gerando o problema.

Como você viu a acima, para cada causa de boca amarga existe um remédio ou tratamento específico.

Se o problema for de fígado ou vesícula biliar, bem como sinusites ou refluxo gástrico, uma consulta com o seu médico de confiança é fortemente recomendada.

No caso de boca amarga na gravidez, o ginecologista-obstetra que acompanha a mulher deve ser consultado.

Por outro lado, se o problema de boca amarga vier da boca, um dentista deve ser consultado, a fim de se verificar possíveis cáries ou infecções de gengiva.

Assista estes vídeos sobre cáries e doenças de gengiva

Para terminar este post, veja estes vídeos abaixo sobre cáries e problemas de gengiva, como evitar e tratar.

Como você viu, estes problemas dentários e gengivais podem ser os grande vilões da boca, produzindo a sensação de boca amarga.

Vale a pena gastar uns minutinhos e assistir.

Assista aí: Gengiva inflamada e boca amarga

 

 

Assista este aqui também: Cáries dentárias e boca amarga

 

Saiba Mais Sobre Como Eliminar Gosto Ruim Na Boca Em:


Halitose – Por Que Devo Escovar a Língua?

Como Escovar os Dentes para Evitar Gosto Amargo na Boca? – Parte 1

Como Passar o Fio Dental para Evitar Gosto Amargo na Boca?

Técnicas Especiais de Higiene para Evitar Gosto Amargo na Boca

 Procure Halitose na Wikipédia

 

Gostou? Então deixe o seu Comentário abaixo 🙂

24 Comentários


  1. O video foi muito interessante para mi, porque eu estou começar a viver este problema. Obrigada pela dica.

    Responder

  2. Olá tudo bem Dr.
    Há uns dois meses sinto um gosto horrível na boca principalmente de manhã
    Na minha garganta fica saindo um catarro com o gosto horrível também estou tendo mal alito mais não sinto dor nenhuma oque pode ser isto
    Há só avisando tenho gastrite há 8 anos mais eu tomo Omeprazol todos os dias há um bom tempo que eu nem sinto nada esse mal gosto horrível na boca pode ser devido a gastrite ou não … Você pode me ajudar

    Responder

    1. Oi, Liliane.

      Alguém próximo a você já relatou que você estava com hálito ruim?
      Ou é só você que percebe o gosto ruim?
      Se alguém percebe a halitose (mau-hálito), então o problema não é subjetivo e deve realmente buscar a causa objetiva da halitose.

      Quem tem halitose, em geral, não sabe que a possui…somente as pessoas de seu convívio social.

      Se você está sentindo gosto ruim na sua boca e também há o relato de outras pessoas sentindo halitose, existe a possibilidade de ser o caso de 2 fenômenos independentes: a halitose de um lado e a sensação de gosto ruim de outro.

      Por outro lado, em algumas vezes pode se tratar de um único fenômeno, onde tanto a pessoa sente o gosto ruim quanto as pessoas de seu convívio.

      Sempre a pesquisa da causa do problema deve seguir um caminho: começa-se pela correção de técnicas de higiene de dentes e gengivas (ver posts http://www.orofacial.com.br/orofacial_58 e http://www.orofacial.com.br/orofacial_59) e da língua (http://www.orofacial.com.br/orofacial_33).

      Depois, faz-se uma limpeza profissional para a remoção de tártaros abaixo e acima do nível da gengiva.

      Então, o dentista busca algum possível foco de infecção (pus) originado em dentes ou gengiva, o qual tem gosto amargo.

      Se não se encontrar nada que justifique a queixa, parte-se para pesquisa das vias aéreas superiores e, depois, inferiores. O médico clínico geral ou o otorrino pode fazer este exame.
      Caso ainda assim não se encontrar nada que justifique a queixa, parte-se para exames de sangue, busca de focos de infecção no corpo, medicamentos em uso e problemas gastro-intestinais.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  3. Olá doutor estou com gosto amargo na boca a 5 dias…nao consigo comer nada de sal pois a boca amarga igual fel…queria saber algum remedio para tira o gosto amargl

    Responder

    1. Olá, Francieli.
      Acho que nos posts (orofacial_40 e orofacial_74) você pôde ter uma noção das principais causas de gosto ruim ou amargo na boca.

      Pergunto: você não se identificou com nenhuma destas causas a que me referi nestes posts? Se sim, bastaria buscar o profissional de saúde mais apropriado para o seu caso.

      Caso não tenha se identificado com nenhuma das possíveis causas a que me referi, acho que você deveria antes de tudo procurar uma orientação de seu dentista,ok?

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

    2. Gostaria de saber se tem algum remedio para tirar o gosto
      amargo da boca

      Responder

      1. Oi Maria.
        Como você pôde ler no post, o tratamento da boca amarga irá depender da causa que está levando ao problema.

        Caso a origem das boca amarga seja uma cárie ou infecção dentária, o seu tratamento irá aliviar o problema.

        Dá mesma forma, uma sensação de gosto amargo na boca devido à sinusite, efeito colateral de medicamentos, problemas gástricos, entre outros, é tratada pelo combate à causa.

        Portanto, não existe um único remédio para o problema.

        À disposição para outros esclarecimentos

        Wagner Munhoz

        Responder

  4. Olá doutor, tudo bem, tive um traumatismo craniano pouco menos de dois anos atrás, desde então sofro com as sequelas, tive perda total to olfato e um pouco do paladar, depois disso todos os gostos e cheiros para mim são o mesmo, ou seja amargo. Sinto um gosto amargo na boca e na língua 24 horas por dia sem excessão, só que minha mãe diz que eu não tenho mal hálito, mais mesmo assim eu sinto que tenho pelo fato de tudo ser amargo, o que posso fazer? Qual sua opinião sobre? Obrigado desde já.

    Responder

    1. Henderson, como vai?
      O seu caso, aparentemente, é de origem neurológica.
      O melhor profissional que poderia lhe ajudar seria um neurologista com expertise em nervos cranianos.
      Uma possível terapia poderia ser dada por meio de medicamentos ou, talvez, algum procedimento neurocirúrgico.

      Por outro lado, antes de tudo, não seria nada mal se você pudesse passar em consulta com um dentista especialista em halitose, a fim de se descartar possíveis problemas bucais ou extra-bucais.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  5. Olá doutor, eu tenho refluxo e já estou na fila da cirurgia, pois os medicamentos já não estão mais surtindo o efeito desejado, eu tenho muito esse problema de gosto amargo na boca, sinto isso muito ao acordar, ou quando fico longos períodos sem comer nada solido, minha duvida e se toda vez que sinto esse gosto amargo provavelmente esta meu hálito esta ruim. E como posso conferir meu hálito para saber se esta mesmo ruim, ou e só o gosto amargo mesmo. Obrigado pela atenção!

    Responder

    1. Olá, Gabriel.

      Em geral, o gosto ruim ou amargo não deve ser confundido com mau-hálito, isto é, com a sensação que outras pessoas possam senti-lo também.
      Obviamente, se você estiver sentindo o gosto ruim na boca e estiver beijando alguém boca-a-boca, a outra pessoa poderá sentir o gosto também, mas não sentir o mau-hálito em si.

      Se você tem dúvida de se está com mau-hálito, há duas maneira de saber:
      1) Com uma pessoa de confiança, perguntando. Isto é especialmente necessário quando o mau-hálito é ocasional, isto é, não permanente.

      2) Indo a um profissional especializado e fazendo o teste olfatório direto ou por meio de equipamentos medidores (estes tipos de equipamentos não necessariamente detectam a presença ou quantificam todos os tipos de mau-hálito).
      Este método é especialmente eficaz se o mau-hálito é crônico, isto é, permanente, ininterrupto.

      À disposição para outros esclarecimentos

      Wagner Munhoz

      Responder

  6. Ola doutor bom dia! Sempre tive gosto amargo na boca e sinto q é da boca mesmo, principalmente qdo passo o fio dental esse gosto parece vir do meio dos dentes….nao tenho gengivite nem caries….oq pode ser? E tenho tido problemas com halitose…sempre escovo os dentes e passo fio…oq posso fazer mais? Posso usar Listerine apos cada escovacao? Obg

    Responder

    1. Olá, Keila.

      Este gosto ruim vindo dos dentes, principalmente dentre os dentes, deve ser bem investigado pelo dentista.
      Nunca é normal que exale odor ao passar o fio dental.

      Deve-se inicialmente, fazer exame por meio de radiografias, a fim de excluir a possibilidade de cáries entre os dentes, ou então infiltração de cárie por debaixo de restaurações dentárias (conhecidas popularmente por “obturações dentárias”).

      Outra possibilidade seria tártaro sob a gengiva ou acúmulo de resíduos alimentares devido a excesso de restaurações dentárias.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  7. Há dois dias sinto um gosto amargo na boca .
    tenho gengivas saudáveis e não tenho halitose . meu medicamento de sempre é: Bromazepam e amytril

    o que poderia estar desencadeando em mim?

    Responder

    1. Elza, como vai?
      Se a pessoa realmente sente o gosto amargo na boca, pode ser que não se trate de um caso clássico de halitose.
      A halitose, na maioria das vezes, ocorre sem que a pessoa saiba que realmente a possui, isto é, ela não sente nada, mas as pessoas que convivem com ela sentem o odor.

      Em seu caso, deve-se pesquisar, antes de tudo, o efeito da medicação que você está tomando. Muitas vezes elas podem estar sendo expelidas pela boca, através da saliva.

      Mas precisaria também excluir problemas de fígado ou de boca seca, devido a efeitos colaterais destes medicamentos.
      Caso haja persistência deste quadro, além de fazer a higienização habitual de seus dentes e gengivas, procure o seu dentista para maiores informações, ok?

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  8. Dr sinto muito gosto amargo na boca a ponto de beber muita água a noite toda .
    As vezes nao sinto , isso quando eu nao janto , e quando bebo (café preto)o gosto piora .e também uso remédio de nariz isso também pode ser um fator ?

    Responder

    1. Olá, Lúcio.
      Pelo seu relato, aparentemente, o problema parece vir do estômago, o que é relativamente raro.
      Por outro lado, somente o especialista, examinando você diretamente, poderia lhe dar uma resposta definitiva.

      Um ponto central que você deveria descobrir é se somente você sente este gosto ruim ou se outros ao seu redor também reparam.

      Sugiro, antes de tudo que você passe em um dentista clínico geral e faça uma triagem de possíveis problemas em sua boca.
      Após isso, caso ainda a sua queixa persista, acho que seria melhor você procurar um especialista em halitose a fim de lhe direcionar melhor, ok?

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Olá Doutor,meu nome e Maike e sinto esse gosto ruim na boca a dois dias, nao e frequente ele vem fica armago um gosto pessimo e se vai…fiz uma leitura sobre o assunto aqui no seu post porem nao tenho dor nos dentes e nem sangramento quando escovo a unica coisa que vi alem do gosto seria a parte do nariz que quando acordo estava meio que ardendo, uma coisa meio ruim nao sei como explicar mais o nariz nao escorre porem tem aquele excreçao de catarro mais solida e com gosto ruim tive essa sensaçao do catarro uns tres dias seguidos ai passou porem veio esse gosto ruim agora tenho o habito de fumar e estou tentando parar pois tenho 23 anos e começei a fumar com 21 nao sei se pode ter ligaçao mais gostaria de saber o qie devo fazer to fazendo a escovaçao mais de tres vezes por dia desde o ocorrido e nao sei se isso e suficiente…entao por favor se o senhor poder me ajudar ficarei muito grato se e caso de medico higiene ou alguma medicaçao…. Desde ja grato.

        Responder

        1. Olá, Maike.

          A sua descrição me faz problemas de gosto ruim na boca devido a problemas nas vias aéreas superiores.
          Acredito que você, inicialmente, deveria procurar um bom especialista em otorrinolaringologia, a fim de verificar possíveis problemas no seio maxilar (rinite ou sinusite).

          Caso você vá ao especialista e ele não descubra a causa precisa à sua queixa, por favor, volte a postar comentário aqui neste blog, ok?

          Boa sorte,

          Wagner Munhoz

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *