Orofacial #1 – Assim nasceu o Projeto Orofacial…

Tempo de leitura: 3 minutos

Orofacial #1 - Assim nasceu o Projeto Orofacial…

O Projeto Orofacial não aconteceu por acaso. Sim, ele foi intencional!

É que certos dias na vida de qualquer pessoa, acho que “cai a ficha” dentro de nossa cabeça e, de repente, conseguimos enxergar algumas questões importantes, tais como “podemos ser muito úteis para os outros simplesmente “sendo o que somos” e “sabendo o que sabemos”…

Não vou aqui contar os meus 27 anos de história acadêmica e profissional; aos poucos vou contando para você em meio aos meus posts deste Blog…apenas quero dizer que durante estes anos, cuidei da saúde de boca e face de muitas (muitas mesmo !) pessoas, ricas (bem ricas!) e pobres (bem pobres!).  Tratei da saúde de boca de magistrados, bem como de presidiários (atendi no Carandiru. Mas isto é uma outra estória…)

Reparei que – grosso modo – as bocas e as faces destas pessoas tendencialmente eram acometidas pelas mesmas doenças, sofriam por problemas bem semelhantes. Só para você ter uma ideia, independentemente da quantidade de dinheiro que possuíam, elas eram acometidas de forma semelhante com relação a cáries dentais e problemas de gengiva. Ambas são doenças que atingem o órgão dental  e podem levar à perda do mesmo, caso não bem identificadas e tratadas a tempo.

Vídeo Sobre Cárie Dentária

 

Saúde de Gengivas
Vídeo Sobre Saúde de Gengivas

 

Mas o mais importante vem agora : A grande maioria (mais de 90% !) destas doenças e das consequentes perdas dentárias que tive a (infeliz) oportunidade de presenciar ocorreram unicamente por falta de conhecimentos simples (básicos) a respeito destas doenças. Isto significa que 90% destas pessoas que vieram a perder os seus dentes poderiam não ter passado por este desgosto.

As doenças e problemas de boca e face prejudicam muito a autoestima e os relacionamentos interpessoais, uma vez que prejudicam a função (ou seja, a mastigação, a fala, etc) e a estética (a aparência, o sorriso, etc).

Saúde dos Dentes Problemas Dentais

Vendo este quadro, com o passar dos anos, desenvolvi, refinei e apliquei em muitas pessoas um método educativo e acessível, a fim de que as pessoas parassem de desenvolver estas doenças e prevenissem problemas estéticos em sua boca e face.

Reparei que as pessoas que entravam em contato com este meu método educativo, adquiriam um tipo de “resistência de longo prazo” a cárie, doenças de gengiva, certos tipo de problemas de hálito, entre muitos outros problemas…e isto com um mínimo de gasto de tempo e de dinheiro.

Saúde de Dentes Durante Toda a Vida

Vi que este método é muito poderoso e necessário a muitas pessoas. Então resolvi criar o Projeto Orofacial, o qual se utiliza de uma mistura de vídeos, áudios, blog, web-conferências, entre outros, a fim de atingir um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

O Projeto Orofacial (Oro=boca, cavidade oral; Facial=relativo à face) pretende propiciar a qualquer pessoa – em linguagem acessível – conhecimento, informações, “dicas e sacadas” a respeito de saúde e estética da região de boca e face, a fim de evitar doenças (e suas sequelas, tais como a perda de dentes) e melhorar a autoestima e bem-estar.

Escovação Dentes

Se você gostou desta proposta, basta se cadastrar em https://www.orofacial.com.br/home . Desta forma, você poderá ter acesso a muitas informações importantes sobre este assunto, bem como estar a par dos eventos e cursos – gratuitos (em sua grande maioria) ou (eventualmente) pagos – relativos ao Projeto Orofacial.

Série de Vídeos Saúde e Estética de Dentes

Confira atualizações do Projeto Orofacial em:

No GooglePlus – https://plus.google.com/WagnerMunhozOrofacial/

No Facebook – http://www.facebook.com/Orofacial

No YouTube – http://www.youtube.com/Orofaciall

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *