Tempo de leitura: 8 minutos
Tenho Gosto Ruim Na Minha Boca. O Que Devo Fazer?
Se o gosto ruim que você está sentindo em sua boca é Amargo, então você deve ler este post aqui
>> Orofacial #74 – Gosto Amargo na Boca: O que Devo Fazer? <<
Assim como a presença de “dor de dente” (ou de “dentes sensíveis”), o “gosto ruim na boca” é um caso que merece atenção.
Pode-se dizer que nunca é completamente normal a pessoa recorrentemente ter a sensação de “gosto ruim em sua boca”, da mesma forma que também nunca é normal a pessoa relatar que os seus “dentes são sensíveis”. Sempre há alguma causa que deve ser pesquisada e tratada.
Mas assim como a dor de dente, o gosto ruim na boca pode indicar uma série de causas. Todas elas devem ser investigadas porque elas fogem daquilo que seria de se esperar de uma boca normal.
Antes de iniciar a elencar para você as possíveis causas que podem levar à sensação de gosto ruim na boca, você deve prestar atenção a algumas características desta sensação:
1) O gosto ruim que se está sentindo é “um evento único”, “é constante” ou “ora aparece, ora desaparece”?
Este aspecto é importante. Se é um evento único, é a primeira vez que você está sentindo, ele pode ser resultado de algum evento, de algo que você fez (ou deixou de fazer) nas últimas horas. Por exemplo: algum alimento ou bebida que você ingeriu há pouco tempo; impacção de resíduos alimentares entre os dentes; deixou de se alimentar (está fazendo regime alimentar?) ou bebeu pouca água durante o dia.
Por outro lado, se a sensação de gosto ruim na boca é constante, pode-se pensar em algum problema em dentes (cáries) ou gengivas (sangramento, infecção, isto é presença de bactérias); tártaro (cálculos) dentários; retenção constante de resíduos alimentares entre os dentes, na língua ou nas amígdalas (garganta); medicamentos em uso, ou problemas respiratórios pulmonares ou digestivos no estômago ou intestino, fígado entre outros.
Se a sensação de gosto ruim na boca “ora aparece, ora desaparece”, deve-se checar hábitos diários, os quais são repetitivos, tais como padrão de alimentação (excesso de carnes ou açúcares, temperos, etc.), hábitos de sono (dormir com a boca aberta), ou mesmo estado de humor (estresse emocional), de sono, sinusites intermitentes, etc.
2) Você está sentindo o gosto desagradável, é outra pessoa ou são várias pessoas que reparam o odor?
Existe uma grande diferença entre o gosto ruim que eu (e somente eu) percebo e aquele que é percebido por outras pessoas.
Na grande maioria das vezes, quando a pessoa sente o gosto ruim em sua boca, as pessoas de seu convívio social não o percebem.
Daí vem a diferença entre estar “sentindo gosto ruim na boca” e ter objetivamente “halitose” (“mau hálito”).
Quando uma ou várias pessoas sentem o odor desagradável, pode-se afirmar que a pessoa possui um problema de halitose (mau hálito). O drama da halitose é bem este: “quem tem, dificilmente sabe que tem…e pior: quem sente a halitose do outro, dificilmente se sente à vontade em dizer à pessoa que sofre deste mal a respeito da halitose dela”. Irei falar a respeito de halitose em outro post.
Por outro lado, se é a própria pessoa que sente o gosto ruim, mas as outras pessoas não o sentem, então pode-se dizer que na maioria das vezes está ocorrendo um problema pontual e mais facilmente de se saber a causa. Em outras vezes, porém, (muito mais raras) não há nada com a pessoa em si e a sensação de gosto ruim é puramente psicológica…refletindo como insegurança em relacionamentos sociais e afetivos.
Existe, porém, uma outra hipótese que é a possibilidade de a própria pessoa sentir o gosto ruim em sua boca, ao mesmo tempo em que outras pessoas captam a sua halitose. Nestes casos, existe uma objetividade mútua do foco de odor, podendo realmente refletir um agente causador súbito (fermentação noturna de açúcares durante o sono ou dificuldade de digestão de proteínas não vegetais (carnes), por exemplo) ou ainda agentes causadores muito precisos e de difícil habituação pela pessoa.
Digo “habituação” porque é exatamente isto que ocorre na halitose: existem elementos que circulam no sangue, na saliva ou mesmo se estabelece nos dentes ou gengivas da pessoa que, de tanto permanecer em seu corpo não mais é percebido por ela como anormal, mas, ao contrário, como próprio do organismo. Por isso, em geral, a halitose não é em geral percebida pela pessoa que a possui.
Então vamos falar a respeito das possíveis causas que podem levar à sensação de gosto ruim na boca da pessoa.
1) Alimentos odoríficos: alguns tipos de alimentos ou bebidas tais como cebola, vinagres, alho, leite, iogurte, bebidas alcoólicas, entre muitos outros, podem impregnar na boca (língua, espaço entre os dentes, etc.) e ficar ali, exalando odores e fazendo com que sintamos o seu gosto.
Se a pessoa não tiver uma técnica apurada de higiene da boca, estes alimentos permanecem (e podem até – literalmente – apodrecer) e, ali perpetuando, prolongam e agravam o seu efeito de gosto ruim na boca.
2) Regimes alimentares: geralmente este tipo de problema não é reconhecido pela própria pessoa que está passando por privação de alimentação, mas pelas pessoas de seu convívio social (amigos, parceiro afetivo, etc.). Ocorre uma halitose que tende a se perpetuar durante o período de privação de alimentação.
3) Falta de ingestão de água: A boca seca faz com que ela esteja sujeita à fermentação e fique ácida. Devido a isso, começa a exalar um odor desagradável que as pessoas ao redor passam a sentir. Se a pessoa tiver em sua boca algum foco de odor presente, a falta de hidratação leva ao aumento do odor.
4) Estresse emocional: o estresse emocional leva a uma alteração do metabolismo do corpo como um todo, causando alterações hormonais e formação de substâncias anormais. Estes produtos formados pelo estresse passam a circular pelo sangue e a serem excretados pelo suor, saliva e respiração. Alguns desses produtos são odoríficos.
5) Problemas dentários, principalmente cáries dentárias: as cavidades de cáries dentárias, nada mais são do que um “buraco” onde se juntam germes, restos do dente dissolvido por ela e, por vezes, também resíduos alimentares daquilo que comemos. Não é preciso dizer, então, que destas cavidades exalam gostos e odores ruins.
Não bastasse as cavidades, se há a contaminação do canal do dente (região no interior do dente onde fica o seu nervo), ocorre necrose do nervo do dente e formação de pus ou gases de necrose. Isso também leva ao gosto ruim na boca e ao odor fétido.
6) Problemas gengivais (ou periodontais): da mesma forma que as cáries dentárias, as doenças de gengiva (gengivites ou periodontites) levam ao acúmulo de bactérias embaixo da gengiva, com retenção de resíduos alimentares e formação de pus.
7) Impacção de alimentos nos dentes, ou língua ou, ainda, amígdalas (garganta): isto se deve à presença de pontos de impacção de alimentos na boca.
Você pode me perguntar: “Wagner, por que se formam pontos de impacção de resíduos alimentares na boca?”
Resposta: Por vários motivos. Por exemplo, por falta de ponto de contato entre dentes vizinhos.
Outro motivo seria a formação de criptas nas amígdalas. Daí, todo o alimento que a pessoa ingere acaba por impactar nesta pequena cratera formada na amígdala e começa ase degradar, levando a formação de hálito necrótico.
8) Medicações em uso ou elementos químicos presentes no local de moradia ou trabalho.
9) Problemas respiratórios
10) Problemas no aparelho digestivo: estômago, intestinos, fígado/vesícula
Se o gosto ruim que você está sentindo em sua boca é Amargo, então você deve ler este post aqui
>> Orofacial #74 – Gosto Amargo na Boca: O que Devo Fazer? <<
Veja neste vídeo abaixo porque as doenças de gengiva – gengivites e periodontites – podem causar halitose persistente e de longa duração
Saiba Mais Sobre Como Eliminar Gosto Ruim Na Boca Em:
Halitose – Por Que Devo Escovar a Língua?
Como Escovar os Dentes para Evitar Gosto Ruim na Boca? – Parte 1
Como Passar o Fio Dental para Evitar Gosto Ruim na Boca?
Técnicas Especiais de Higiene para Evitar Gosto Ruim na Boca
Link permanente
Nao suporto o gosto ruim de minha boca.
Link permanente
dr estou com mau gosto na boca ja tem 5 dia e nao passou aque devo fazer dr nao consigo beber agua e meu comer direito
Link permanente
Olá.
Sempre os problemas de “gostos ruins na boca” devem ser cuidadosamente avaliados e, a partir daí, tratados adequadamente.
Nunca é normal que a pessoa sinta gostos desagradáveis em sua própria boca.
Na grande maioria das vezes, o foco de gosto ruim na boca se encontra dentro da própria boca: cáries nos dentes, infiltrações de cáries sob uma restauração (“obturação”) dentária, doenças de gengiva (gengivites ou periodontites), infecções purulentas de origem dental, impacções alimentares, camada esbranquiçada sobre a língua (“saburra lingual”), etc.
Sugiro fortemente que você passe em consulta com um bom cirurgião dentista clínico a fim de uma minuciosa análise de seus dentes e gengivas.
Caso ele não encontre nada digno de nota, exames extras pelo médico podem ser necessários: exames de sangue, das vias aéreas, do estômago, verificação de medicamentos que você está usando, etc.
À disposição para outros esclarecimentos,
Wagner Munhoz
Link permanente
bom dia estava pequisando sobre a boca amarga
Link permanente
eutenho gosto rum naboca que devo faze se edenti iprantado
Link permanente
Parabéns pelo Blog. É muito legal que as pessoas se importem com as outras pessoas, além de cuidarem delas mesmas!
Link permanente
Achei ótimo a vídeo muito interessante obrigada pelas informações.
Link permanente
Grato, Sheila.
Tenho vários vídeos no canal do YouTube que, quando assistidos com atenção, leva à pessoa para um outro nível de conhecimento de saúde de dentes e gengivas.
Basta acessar
http://www.YouTube.com/orofaciall
Sinceras Saudações
Wagner Munhoz
Link permanente
Dr., tudo bom? não consegui achar outra forma de contato senão por meio deste comentário.
Pois bem, já faz algum tempo estou com um gosto ruim vindo da garganta (pelo menos tudo indica ser dela), é constante e quando engulo a saliva ou forço a garganta ele aflora, o Sr. tem algum parecer a respeito disso.
Não estou em condições de ir a um médico ou algo do gênero no momento.
Link permanente
Oá, Marcos.
Esta sensação de gosto ruim na garganta, em geral, pode ser devido a 2 tipos de problemas (no entanto, Marcos, você deverá necessariamente passar com especialistas para exames mais apurados, ok?):
1) problemas de vias aéreas superiores, em geral, rinites ou sinusites, onde se há a formação de muco ou pus, o qual pode extravasar para a garganta. Neste caso, você deverá passar com um otorrinolaringologista, para ele avaliar melhor e chegar a uma conclusão definitiva.
2) problemas de refluxo gástrico (estômago): O suco gástrico extravasa do estomago em direção ao esôfago e garganta. Neste caso, você deverá, procurar um especialista em gastrologia.
À sua disposição para outros esclarecimentos,
Wagner Munhoz
Link permanente
OLA DOUTOR,A ALGUM TEMPO SINTO UM GOSTO AMARGO NA BOCA,SINTO ISSO PRINCIPALMENTE AO TOMAR ALGUM REFRIGERANTE OU SUCO É MUITO DESAGRADÁVEL.
Link permanente
Renato, como vai?
Precisaria inicialmente avaliar detalhadamente a sua boca, principalmente o seus dentes e gengivas.
Em uma segunda ocasião, deveria ser avaliado o estômago e fígado, a fim de se observar se haveria algum problema neles.
À sua disposição para outros esclarecimentos,
Wagner Munhoz
Link permanente
muito bom.ademar
Link permanente
Obrigado, Ademar.
Disponha sempre do conteúdo deste blog.
À disposição
Wagner Munhoz
Link permanente
Sinto a língua boca com gosto ruins não tenho dentes estragados será que são os remédios que tomo?
Link permanente
Oi, Maria.
Quando a própria pessoa sente o gosto ruim na boca (mas as outras pessoas não o sentem), o problema poderá ser de várias causas, conforme você viu no post acima.
Uma causa muito comum é infeção de gengivas, ou seja, a gengivite ou periodontite. (Saiba mais em http://www.orofacial.com.br/periodontia).
Nestes casos, a infeção pode causar secreção purulenta e sangramento, levando à sensação de gosto ruim na boca.
Mas esta sensação de gosto ruim pode ser devido a outras causas também, tais como remédios, problemas hepáticos, de vias aéreas superiores, estômago, ou até mesmo um excesso de sensação de paladar pela pessoa.
À disposição para outros esclarecimentos,
Wagner Munhoz
Link permanente
Nao aguento mas tanto sofrimento
Link permanente
Saely, o sofrimento com os dentes está relacionado com o desconhecimento e problemas com o cuidado com a sua saúde de dentes e gengivas.
Por isso fiz este blog: para levar conhecimento às pessoas sobre como cuidar de sua saúde, evitando problemas e sofrimentos.
À sua disposição para outros esclarecimentos,
Wagner Munhoz
Link permanente
Boa noite eu tenho um odor muito forte na boca que me encomoda minha boca queima parece um enxofre ela fermenta o cheiro de azedo fica mas forte ainda quando bebo leite ou como qualquer coisa derivado do leite e tambem se beber cafe ou refrigerante oque e isso ?e oque e bom pra aliviar esse odor desagradavel
Link permanente
Oi, Simone.
Antes de mais nada deve-se definir de onde realmente vem o gosto ruim: do estômago? Do nariz? Da garganta? Ou da boca?
Se vier realmente da boca, você consegue identificar se vem de alguma região específica?: De algum dente ou gengiva? Da língua? Das amígdalas?
No aguardo de informações,
Wagner Munhoz
Link permanente
Ola wagner boa noite,adorei seu blog ,olha estou maravilhado,Olha a algum , tempo eu estou com um gosto amargo na boca me parece dos ultimos dois dente na parte superior da boca,mas o gosto amargo e tanto que eu chego a acordar e perder o sono,estou no dentista fazendo limpza e tudo mais mas ate agora nada ,ela me falou que tem muito tartaro sera isto mesmo ou infiltracao…..????
Link permanente
Olá, João, Boa noite.
Se o gosto ruim ou amargo está localizado em uma região específica da boca, então possivelmente nesta região deverá estar localizado o foco do gosto de sua queixa.
Para se certificar, deveria ser feito – além da limpeza profissional junto ao seu dentista para remoção de tártaros – radiografias dentais para se verificar possíveis cáries ou focos de Infecção.
À disposição para outros esclarecimentos
Wagner Munhoz
Link permanente
Olá Dr ! Estou sentindo a alguns dias um gosto de pus na boca. Fui ao otorrino,fiz um raio x da faça e não deu nada. O gosto continua . O que pode ser?
Link permanente
Oi, Marilene.
A primeira providência a ser tomada é se excluir algum tipo de problema de origem dentária ou gengival, tais como cáries, tártaros, gengivite ou periodontite, Infecção, etc.
Em um segundo momento, olha-se a língua é a garganta, especialmente as amigdalas.
Não se encontrando nada, parte-se para as vias aéreas superiores (seios maxilares, nariz, etc.) e depois para as inferiores (laringe e pulmão).
Em um terceiro momento, buscasse no trato gastrointestinal, incluindo fígado e vesícula biliar.
Não havendo nada, procura-se problemas ambientais, tais como poluição, tipo de alimentos ingeridos, ou mesmo medicamentos.
Deve-se também checar possível alterações hormonais, inclusive gravidez.
À disposição para outros esclarecimentos
Wagner Munhoz
Link permanente
Dr tive periodontite extrai todos os dentes uso dentadura fazem 8 meses de 2 meses pra cá sinto um gosto ruim na boca, ora amargo, ora salgado quando tiro a prótese melhora um pouco sinto como se escorresse algo do nariz para garganta fico engolindo direto, e algo desce eu sinto tem dias que o gosto melhora mas em outros piora e muito o que pode ser? Tbm estou na menopausa a 6 anos, nunca tive esse gosto nem com.periodontite e ninguém senti , mal hálito não é sou só eu que sinto o que pode ser?
Link permanente
Oi, Silmara.
Antes de tudo, precisaria ver se, por algum motivo, durante a extração de um ou mais dentes, não haveria ocorrido um quadro de Infecção do seio maxilar.
Isto pode ser checado, ora pelo dentista, ora pelo otorrinolaringologia.
Outra possibilidade seria a presença de micose na mucosa que fica em contato com a prótese dentária.
Isto pode ser visualizado pelo dentista.
Como está a higienização diária da prótese?
Lembrando que a prótese dentária total, a dentadura, não deve ser escovada com creme dental, uma vez que ela pode se riscar e lentamente acumular mais resíduos alimentares e bactérias.
À disposição para outros esclarecimentos
Wagner Munhoz
Link permanente
Como devo escovar a dentadura pq hora é gosto azedo outra amargo é isso q encomoda.
Link permanente
Oi, Célia.
A escovação de dentadura deve ser feita com uma escova própria.
Veja estas imagens
Não se deve utilizar cremes dentais normais, somente aqueles sem abrasivos, uma vez que isso poderia riscar o acrílico da dentadura, favorecendo o acúmulo de placa bacteriana, tártaro ou resíduos alimentares.
Pode-se deixar desinfectando em soluções antissépticas, desde que elas não contenham cloro ou álcool em sua composição.
Nunca deixe a dentadura em lugar seco, uma vez que isso pode secar o acrílico, deixando-o poroso e friável.
À disposição para esclarecimentos adicionais.
Wagner Munhoz
Link permanente
Boa tarde Wagner, tudo bem?
Dois anos atrás comecei a sentir um gosto/cheiro ruim na boca (ora meio metálico, ora ruim mesmo). Fui em um dentista que disse que eram os sisos. Ok, fui e extrai os 4 (dois de cada vez). O lado esquerdo inferior demorou um pouco mais para cicatrizar, mas enfim, deu tudo certo. No entanto, continuei sentindo esse gosto/cheiro. O dentista informou-me que era normal, devido a cavidade e a cicatrização lenta, a acumulação de restos de alimentos, bactérias e afins era favorecida ali. Mas nada que uma boa higiene resolvesse. Ok, tenho uma boa higiene, escovo, passo o fio dental, uso enxaguante, mas ainda assim continuo com esse gosto/cheiro (percebi que era especificamente no dente nº 37, o que ficava do lado do siso). Marquei um retorno com outro dentista, que fez uma limpeza. Mas no mesmo dia, eu continuei sentindo. Esse, também informou-me que era normal. Fui em outro, que disse que era preciso fazer uma raspagem e uma restauração. Fui e fiz, mas no mesmo dia, continuei sentindo. O que pode ser?! Não como açúcar, álcool, alimentos fortes (como alho/cebola e condimentos), não fumo. Tomo bastante água. Não creio que seja relacionado a alimentação em si. Enfim, estou perguntando pois cansei de gastar dinheiro com essas consultas que “não resolvem nada”.
Link permanente
Sinto o seu problema.
Uma questão muito importante para se chegar a uma conclusão sobre uma possível causa de seu problema é: “O gosto que você sente sai de algum ponto específico da boca ou ele é disseminado por toda a boca?”.
Além desta pergunta, uma outra também é importante: “Somente você sente este gosto ruim na boca, ou as pessoas de sua convivência também sentem?”.
No aguardo
Att
Wagner Munhoz
Link permanente
Obrigado mesmo pela resposta Wagner!
Respondendo: o gosto/cheiro é, “inicialmente”, no dente 37 (sei, pois quando passo o fio dental, esse gosto/cheiro fica impregnado no fio). No entanto, com o tempo sinto que ele se espalha por toda boca. E outras pessoas também sentem.
Peguei um Periogard, mas sem muito resultado. Chicletes sem açúcar, cravos, bochechos com água e própolis. Enfim, já tentei inúmeras coisas como paliativos ou meios de amenizar, mas todos sem resultado.
Link permanente
Olá, bom dia, Djohnnes.
Quando ocorre de o gosto ruim sair preferencialmente de um dente, deve-se necessariamente abordar este dente primeiramente.
Pode estar havendo alguma infiltração de cárie, problemas gengivais, presença de tártaros, ou mesmo, problemas de infecção no canal do dente.
Isto é feito pelo dentista, com o uso de radiografias do dente. A partir do diagnóstico correto, ele vai propor um tratamento específico.
Caso, após o tratamento, a queixa ainda persista, ele deverá procurar outras possíveis causas, entendeu?
À disposição
Abç
Wagner
Link permanente
Entendi, muito obrigado Wagner pela atenção e disposição em ajudar!
Link permanente
Disponha sempre.
Link permanente
Bom dia Dr. Wágner., Sinto um gosto amargo em minha boca quando acordo. Depois que extrai vários dentes em minha boca, fica um espaço entre um dente e outro. Toda vez q acordo eu sinto. Aí passo a língua na gengiva e sinto mais ainda esse gosto ruim. Já faz vários meses. Tenho medo de ser algo grave. Por favor me ajude.. tbm no momento não tenho como ir ao médico . Se puder me responder eu agradeço. Obrigada!
Link permanente
Valdenilde, sinto pelo seu problema.
Esta prótese que você está substituindo é fixa (assim como a anterior) ou removível?
Att
Wagner Munhoz
Link permanente
Muitoobrigado pela dicas
Link permanente
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂
Link permanente
Obrigado, Alex.
Espero que goste dos demais posts aqui do nosso blog e também dos vídeos lá do nosso canal do YouTube
http://www.youtube.com/Orofaciall
Abcs