Orofacial #66 – Mitos Que Atrapalham a Saúde de Seus Dentes e Gengivas

Tempo de leitura: 2 minutos

Mitos Que Atrapalham a Saúde de Seus Dentes e Gengivas

Todas as vezes que chega um paciente para uma primeira consulta, busco prontamente a explicar a ele todas as minúcias da sua saúde de dentes e gengivas.

Explico o autocuidado que ele deve ter no seu dia a dia, a fim de que os seus dentes e gengivas (melhor dizendo, “periodonto”) não sejam agredidos e, portanto, preservados durante toda a sua vida.

No entanto, vejo que cada paciente carrega alguns mitos dentro de si que impedem que ele consiga apreender os conhecimentos ou técnicas de autocuidado que procuro passar a ele.

Na cabeça do paciente, estes mitos giram em torno de algumas frases deste tipo.

“Eu tenho estes problemas de dentes ou gengivas porque…

  • É genético! Os meus pais é irmãos têm ou tiveram muitos problemas de dentes ou gengivas…por isso eu também tenho muitos problemas…é algo inevitável!
  • Os meus dentes são fracos porque tomei muito antibiótico quando eu era criança…
  • Fiz um tratamento dentário há tempos atrás e depois disso…nunca mais os meus dentes foram os mesmos…aquele tratamento definitivamente levou a minha saúde ao péssimo estado atual
  • comi muito doce de goiaba e os bichos da goiaba estragaram os meus dentes (!)

E aí vão muitos outros mitos que ficam enraizados na cabeça da pessoa…

O problema de mitos é que eles impedem que a pessoa atinja um conhecimento mais aprofundado, real e eficaz para que ela controle e equilibre a sua saúde de dentes e gengivas em curto, médio ou longo prazos.

Seria como se eu tentasse ensinar a pessoa sobre sua saúde, mas elas não quisesse ouvir porque os mitos presentes em sua cabeça não permitissem.

Assista atentamente estes dois vídeos abaixo que falam exatamente sobre isso.

Após isso, comece a pensar melhor sobre se você possui ou não possui mitos em sua cabeça que estariam impedindo você de atingir uma melhor saúde de dentes e gengivas.

Vídeo 1 – O Mito do Bicho da Goiaba

 

Video 2 – Alguns Mitos que Atrapalham a Sua Saúde de Dentes e Gengivas…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *