Orofacial #74 – Boca Amarga: O que devo fazer?

Tempo de leitura: 14 minutos



 

Tenho Boca Amarga: O Que Devo Fazer? 

A boca amarga sempre merece atenção, porque pode indicar alguns problemas no organismo da pessoa.

Mas a principal causa de problemas de gosto amargo na boca é devido a problemas de dentes e gengivas.

Ensino você a como prevenir estes problemas neste e-book abaixo. Clique Aqui e baixe este livro agora:

Boca amarga ou gosto ruim na boca?

Eu já publiquei em um post passado a respeito de sensação de gostos ruins que podem aparecer na boca de uma pessoa.

Se você ainda não leu, clica neste link abaixo e veja os tipos de problemas que podem causar gosto ruim na boca

Leia:

Orofacial #40 – Gosto Ruim na Boca: O que devo fazer?

Tenho Gosto amargo na boca: o que posso fazer?

Ou, então, leia aqui mesmo o post, onde transcrevi:

Tenho Gosto Ruim Na Minha Boca. O Que Devo Fazer?

 

Assim como a presença de “dor de dente” (ou de “dentes sensíveis”), o “gosto ruim na boca” é um caso que merece atenção.

Pode-se dizer que nunca é completamente normal a pessoa recorrentemente ter a sensação de “gosto ruim em sua boca”, da mesma forma que também nunca é normal a pessoa relatar que os seus “dentes são sensíveis”. Sempre há alguma causa que deve ser pesquisada e tratada.

Mas assim como a dor de dente, o gosto ruim na boca pode indicar uma série de causas. Todas elas devem ser investigadas porque elas fogem daquilo que seria de se esperar de uma boca normal.

Antes de iniciar a elencar para você as possíveis causas que podem levar à sensação de gosto ruim na boca, você deve prestar atenção a algumas características desta sensação:

1) O gosto ruim que se está sentindo é “um evento único”, “é constante” ou “ora aparece, ora desaparece”?

Este aspecto é importante. Se é um evento único, é a primeira vez que você está sentindo, ele pode ser resultado de algum evento, de algo que você fez  (ou deixou de fazer) nas últimas horas. Por exemplo: algum alimento ou bebida que você ingeriu há pouco tempo; impacção de resíduos alimentares entre os dentes; deixou de se alimentar (está fazendo regime alimentar?) ou bebeu pouca água durante o dia.

Por outro lado, se a sensação de gosto ruim na boca é constante, pode-se pensar em algum problema em dentes (cáries) ou gengivas (sangramento, infecção, isto é presença de bactérias); tártaro (cálculos) dentários; retenção constante de resíduos alimentares entre os dentes, na língua ou nas amígdalas (garganta); medicamentos em uso, ou problemas respiratórios pulmonares ou digestivos no estômago ou intestino, fígado entre outros.

Se a sensação de gosto ruim na boca “ora aparece, ora desaparece”, deve-se checar hábitos diários, os quais são repetitivos, tais como  padrão de alimentação (excesso de carnes  ou açúcares, temperos, etc.), hábitos de sono (dormir com a boca aberta), ou mesmo estado de humor (estresse emocional), de sono, sinusites intermitentes, etc.

 

2) Você está sentindo o gosto desagradável, é outra pessoa ou são várias pessoas que reparam o odor?

Existe uma grande diferença entre o gosto ruim que eu (e somente eu) percebo e aquele que é percebido por outras pessoas.

Na grande maioria das vezes, quando a pessoa sente o gosto ruim em sua boca, as pessoas de seu convívio social não o percebem.

Daí vem a diferença entre estar “sentindo gosto ruim na boca” e ter objetivamente “halitose” (“mau hálito”).

Quando uma ou várias pessoas sentem o odor desagradável, pode-se afirmar que a pessoa possui um problema de halitose (mau hálito). O drama da halitose é bem este: “quem tem, dificilmente sabe que tem…e pior: quem sente a halitose do outro, dificilmente se sente à vontade em dizer à pessoa que sofre deste mal a respeito da halitose dela”.  Irei falar a respeito de halitose em outro post.

Por outro lado, se é a própria pessoa que sente o gosto ruim, mas as outras pessoas não o sentem, então pode-se dizer que na maioria das vezes está ocorrendo um problema pontual e mais facilmente de se saber a causa. Em outras vezes, porém, (muito mais raras) não há nada com a pessoa em si e a sensação de gosto ruim é puramente psicológica…refletindo como insegurança em relacionamentos sociais e afetivos.

Gosto Ruim na Boca Halitose

Existe, porém, uma outra hipótese que é a possibilidade de a própria pessoa sentir o gosto ruim em sua boca, ao mesmo tempo em que outras pessoas captam a sua halitose. Nestes casos, existe uma objetividade mútua do foco de odor, podendo realmente refletir um agente causador súbito (fermentação noturna de açúcares durante o sono ou dificuldade de digestão de proteínas não vegetais (carnes), por exemplo) ou ainda agentes causadores muito precisos e de difícil habituação pela pessoa.

Digo “habituação” porque é exatamente isto que ocorre na halitose: existem elementos que circulam no sangue, na saliva ou mesmo se estabelece nos dentes ou gengivas da pessoa que, de tanto permanecer em seu corpo não mais é percebido por ela como anormal, mas, ao contrário, como próprio do organismo. Por isso, em geral, a halitose não é em geral percebida pela pessoa que a possui.

Então vamos falar a respeito das possíveis causas que podem levar à sensação de gosto ruim na boca da pessoa.

 

Causas de Sensação de Gosto Ruim na Boca

1) Alimentos odoríficos: alguns tipos de alimentos ou bebidas tais como cebola, vinagres, alho, leite, iogurte, bebidas alcoólicas, entre muitos outros, podem impregnar na boca (língua, espaço entre os dentes, etc.) e ficar ali, exalando odores e fazendo com que sintamos o seu gosto.

Se a pessoa não tiver uma técnica apurada de higiene da boca, estes alimentos permanecem (e podem até – literalmente – apodrecer) e, ali perpetuando, prolongam e agravam o seu efeito de gosto ruim na boca.

2) Regimes alimentares: geralmente este tipo de problema não é reconhecido pela própria pessoa que está passando por privação de alimentação, mas pelas pessoas de seu convívio social (amigos, parceiro afetivo, etc.). Ocorre uma halitose que tende a se perpetuar durante o período de privação de alimentação.

3) Falta de ingestão de água: A boca seca faz com que ela esteja sujeita à fermentação e fique ácida. Devido a isso, começa a exalar um odor desagradável que as pessoas ao redor passam a sentir. Se a pessoa tiver em sua boca algum foco de odor presente, a falta de hidratação leva ao aumento do odor.

4) Estresse emocional: o estresse emocional leva a uma alteração do metabolismo do corpo como um todo, causando alterações hormonais e formação de substâncias anormais. Estes produtos formados pelo estresse passam a circular pelo sangue e a serem excretados pelo suor, saliva e respiração. Alguns desses produtos são odoríficos.

5) Problemas dentários, principalmente cáries dentárias:  as cavidades de cáries dentárias, nada mais são do que um “buraco” onde se juntam germes, restos do dente dissolvido por ela e, por vezes, também resíduos alimentares daquilo que comemos. Não é preciso dizer, então, que destas cavidades exalam gostos e odores ruins.

Não bastasse as cavidades, se há a contaminação do canal do dente (região no interior do dente onde fica o seu nervo), ocorre necrose do nervo do dente e formação de pus ou gases de necrose. Isso também leva ao gosto ruim na boca e ao odor fétido.

6) Problemas gengivais (ou periodontais): da mesma forma que as cáries dentárias, as doenças de gengiva (gengivites ou periodontites) levam ao acúmulo de bactérias embaixo da gengiva, com retenção de resíduos alimentares e formação de pus.

7) Impacção de alimentos nos dentes, ou língua ou, ainda, amígdalas (garganta):  isto se deve à presença de pontos de impacção de alimentos na boca.

Você pode me perguntar: “Wagner, por que se formam pontos de impacção de resíduos alimentares na boca?”

Resposta: Por vários motivos. Por exemplo, por falta de ponto de contato entre dentes vizinhos.

Outro motivo seria a formação de criptas nas amígdalas. Daí, todo o alimento que a pessoa ingere acaba por impactar nesta pequena cratera formada na amígdala e começa ase degradar, levando a formação de hálito necrótico.

8) Medicações em uso ou elementos químicos presentes no local de moradia ou trabalho.

9) Problemas respiratórios

10) Problemas no aparelho digestivo: estômago, intestinos, fígado/vesícula

 

Gosto Ruim ou Gosto Amargo?

 

Muitas vezes, a pessoa não sabe diferenciar o que é um gosto ruim ou um gosto amargo na boca; o que ela sente é um gosto desagradável na boca…e então ela busca de alguma forma se livrar dele. Simples assim!

Por outro lado, quando a pessoa sente especificamente um gosto amargo, aparentemente isto pode ser um sinal de alguns problemas específicos.

Vejamos as principais causas de boca amarga

1) Problemas de fígado ou vesícula biliar: Sem dúvida, esta é uma das principais causas de gosto amargo na boca da pessoa. Problemas de fígado ou vesícula biliar pode causar indisposição digestiva e náuseas. A produção de bile pelo fígado, circulando pelo sangue pode ser filtrada pela saliva da pessoa, gerando sensação de amargo na boca.

Esta sensação de amargo na boca e náuseas é mais evidente quando a pessoa faz consumo de alimentos mais gordurosos.

Gosto amargo na boca Fígado
Dentre as causas de gosto amargo na boca, existe a presença de mal funcionamento do fígado ou vesícula biliar.

2) Medicamentos em uso: não sei se você já reparou, mas quando tomamos alguns medicamentos, a sensação de um gosto estranho em nossa boca aparece. Isto ocorre porque a saliva da gente é como se fosse um filtrado daquilo que corre em nosso sangue.  Então, se tomamos certos medicamentos, estes podem ser secretados em forma de saliva em nossa boca. Até mesmo complexos vitamínicos, quando diariamente ingeridos, podem causar esta sensação.

Você tem tomado algum medicamento atualmente? Se sim, fique atento: ele pode (mas não necessariamente) estar causando esta sensação de gosto amargo na sua boca. Um bom método para saber se o medicamento estar causando este fenômeno é dar uma lida na bula. Outro método seria reparar se quando você terminou o período de uso do medicamento, a sensação de amargo na boca desaparece após alguns dias.

Boca amarga na boca: Medicamentos (fonte Portal tjsc.jus.br)
Boca amarga na boca: Medicamentos (fonte Portal tjsc.jus.br)

3) Alterações hormonais: Especialmente em mulheres com alterações hormonais, esta sensação é bem comum. Presença de ovário policístico, gravidez ou quando está em período de amamentação. Os hormônios circulam pelo sangue e acabam sendo filtrados pela saliva, alcançando a boca.

Gosto amargo na boca Gravidez
Alterações hormonais, especialmente, alterações de ciclo hormonal na mulher durante a gravidez ou amamentação pode levar ao gosto amargo na boca.

4) Infecções dentárias e gengivais: Este tipo de infecções podem gerar pus, o qual poderá drenar pela boca, gerando essa sensação de gosto amargo.

A sua gengiva sangra facilmente? Está inchada? Você já reparou se, quando você faz uma leve pressão nela, sai um pouquinho de líquido esbranquiçado ou amarelado (pus)? Estes sinais indicam problemas gengivais.

Cavidades nos dentes (cáries ou fraturas) facilitam a impacção de alimentos, propiciando gosto ruim na boca, originado a partir do foco desta impacção.

Gosto amargo na boca cáries
As cáries dentárias podem levar a cavidades (buracos) nos dentes, os quais podem acumular resíduos alimentares e germes (bactérias) em seu interior. Quando estas bactérias atingem o interior do dente (canal) ou osso ao redor de dente, pode haver a formação de pus. O extravasamento deste pus para o interior da boca, pode dar a sensação de gosto amargo.

 

 

5) Infecções de vias aéreas superiores (sinusites): As sinusites são inflamações ou infecções que ocorrem no interior de cavidades ósseas presentes em nosso rosto, chamadas de seiosAo ocorrer infecções, os seios se acumulam de secreções em forma de muco, catarro ou pus, as quais podem escorrer, via fossa nasal, pela garganta, propiciando o gosto amargo na boca.

Quando o foco de gosto amargo se dá na garganta, como se estivesse escorrendo por ela, existe a possibilidade de a causa estar nas vias aéreas superiores, mais precisamente nos seios dos maxilares.

"<yoastmark

6) Refluxo gástrico: Algumas vezes, o refluxo vindo do estômago para a boca, pode vir a desencadear a sensação de boca amarga.

Nestes casos de problemas gástricos, incluindo aqueles de figado ou vesícula biliar o tratamento adequado com o médico, normalmente melhora muito a sensação de gosto amargo na boca.

7) Boca amarga ao acordar: A sensação de amargo na boca ao acordar é devido à ação, durante o sono, das bactérias presentes na boca. A diminuição da saliva na boca durante o sono ajuda a ação das bactérias durante o sono. Este gosto amargo é aumentado se, antes de dormir a pessoa fez uso de alimentos lácteos ou açucarados. Estes alimentos podem acelerar a ação das bactérias durante o sono.

Recomenda-se evitar o uso de alimentos açucarados ou lácteos (leite ou iogurte) antes de dormir e, também a escovação da língua após a última higienização de dentes, antes de dormir.

Boca Amarga: Tratamento e Remédios

O tratamento da boca amarga irá depender da causa que está gerando o problema.

Como você viu a acima, para cada causa de boca amarga existe um remédio ou tratamento específico.

Se o problema for de fígado ou vesícula biliar, bem como sinusites ou refluxo gástrico, uma consulta com o seu médico de confiança é fortemente recomendada.

No caso de boca amarga na gravidez, o ginecologista-obstetra que acompanha a mulher deve ser consultado.

Por outro lado, se o problema de boca amarga vier da boca, um dentista deve ser consultado, a fim de se verificar possíveis cáries ou infecções de gengiva.

Assista estes vídeos sobre cáries e doenças de gengiva

Para terminar este post, veja estes vídeos abaixo sobre cáries e problemas de gengiva, como evitar e tratar.

Como você viu, estes problemas dentários e gengivais podem ser os grande vilões da boca, produzindo a sensação de boca amarga.

Vale a pena gastar uns minutinhos e assistir.

Assista aí: Gengiva inflamada e boca amarga

 

 

Assista este aqui também: Cáries dentárias e boca amarga

 

Saiba Mais Sobre Como Eliminar Gosto Ruim Na Boca Em:


Halitose – Por Que Devo Escovar a Língua?

Como Escovar os Dentes para Evitar Gosto Amargo na Boca? – Parte 1

Como Passar o Fio Dental para Evitar Gosto Amargo na Boca?

Técnicas Especiais de Higiene para Evitar Gosto Amargo na Boca

 Procure Halitose na Wikipédia

 

Gostou? Então deixe o seu Comentário abaixo 🙂

37 Comentários


      1. Olá Doutor,meu nome e Maike e sinto esse gosto ruim na boca a dois dias, nao e frequente ele vem fica armago um gosto pessimo e se vai…fiz uma leitura sobre o assunto aqui no seu post porem nao tenho dor nos dentes e nem sangramento quando escovo a unica coisa que vi alem do gosto seria a parte do nariz que quando acordo estava meio que ardendo, uma coisa meio ruim nao sei como explicar mais o nariz nao escorre porem tem aquele excreçao de catarro mais solida e com gosto ruim tive essa sensaçao do catarro uns tres dias seguidos ai passou porem veio esse gosto ruim agora tenho o habito de fumar e estou tentando parar pois tenho 23 anos e começei a fumar com 21 nao sei se pode ter ligaçao mais gostaria de saber o qie devo fazer to fazendo a escovaçao mais de tres vezes por dia desde o ocorrido e nao sei se isso e suficiente…entao por favor se o senhor poder me ajudar ficarei muito grato se e caso de medico higiene ou alguma medicaçao…. Desde ja grato.

        Responder

        1. Olá, Maike.

          A sua descrição me faz problemas de gosto ruim na boca devido a problemas nas vias aéreas superiores.
          Acredito que você, inicialmente, deveria procurar um bom especialista em otorrinolaringologia, a fim de verificar possíveis problemas no seio maxilar (rinite ou sinusite).

          Caso você vá ao especialista e ele não descubra a causa precisa à sua queixa, por favor, volte a postar comentário aqui neste blog, ok?

          Boa sorte,

          Wagner Munhoz

          Responder

  1. Dr sinto muito gosto amargo na boca a ponto de beber muita água a noite toda .
    As vezes nao sinto , isso quando eu nao janto , e quando bebo (café preto)o gosto piora .e também uso remédio de nariz isso também pode ser um fator ?

    Responder

    1. Olá, Lúcio.
      Pelo seu relato, aparentemente, o problema parece vir do estômago, o que é relativamente raro.
      Por outro lado, somente o especialista, examinando você diretamente, poderia lhe dar uma resposta definitiva.

      Um ponto central que você deveria descobrir é se somente você sente este gosto ruim ou se outros ao seu redor também reparam.

      Sugiro, antes de tudo que você passe em um dentista clínico geral e faça uma triagem de possíveis problemas em sua boca.
      Após isso, caso ainda a sua queixa persista, acho que seria melhor você procurar um especialista em halitose a fim de lhe direcionar melhor, ok?

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  2. Há dois dias sinto um gosto amargo na boca .
    tenho gengivas saudáveis e não tenho halitose . meu medicamento de sempre é: Bromazepam e amytril

    o que poderia estar desencadeando em mim?

    Responder

    1. Elza, como vai?
      Se a pessoa realmente sente o gosto amargo na boca, pode ser que não se trate de um caso clássico de halitose.
      A halitose, na maioria das vezes, ocorre sem que a pessoa saiba que realmente a possui, isto é, ela não sente nada, mas as pessoas que convivem com ela sentem o odor.

      Em seu caso, deve-se pesquisar, antes de tudo, o efeito da medicação que você está tomando. Muitas vezes elas podem estar sendo expelidas pela boca, através da saliva.

      Mas precisaria também excluir problemas de fígado ou de boca seca, devido a efeitos colaterais destes medicamentos.
      Caso haja persistência deste quadro, além de fazer a higienização habitual de seus dentes e gengivas, procure o seu dentista para maiores informações, ok?

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  3. Ola doutor bom dia! Sempre tive gosto amargo na boca e sinto q é da boca mesmo, principalmente qdo passo o fio dental esse gosto parece vir do meio dos dentes….nao tenho gengivite nem caries….oq pode ser? E tenho tido problemas com halitose…sempre escovo os dentes e passo fio…oq posso fazer mais? Posso usar Listerine apos cada escovacao? Obg

    Responder

    1. Olá, Keila.

      Este gosto ruim vindo dos dentes, principalmente dentre os dentes, deve ser bem investigado pelo dentista.
      Nunca é normal que exale odor ao passar o fio dental.

      Deve-se inicialmente, fazer exame por meio de radiografias, a fim de excluir a possibilidade de cáries entre os dentes, ou então infiltração de cárie por debaixo de restaurações dentárias (conhecidas popularmente por “obturações dentárias”).

      Outra possibilidade seria tártaro sob a gengiva ou acúmulo de resíduos alimentares devido a excesso de restaurações dentárias.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  4. Olá doutor, eu tenho refluxo e já estou na fila da cirurgia, pois os medicamentos já não estão mais surtindo o efeito desejado, eu tenho muito esse problema de gosto amargo na boca, sinto isso muito ao acordar, ou quando fico longos períodos sem comer nada solido, minha duvida e se toda vez que sinto esse gosto amargo provavelmente esta meu hálito esta ruim. E como posso conferir meu hálito para saber se esta mesmo ruim, ou e só o gosto amargo mesmo. Obrigado pela atenção!

    Responder

    1. Olá, Gabriel.

      Em geral, o gosto ruim ou amargo não deve ser confundido com mau-hálito, isto é, com a sensação que outras pessoas possam senti-lo também.
      Obviamente, se você estiver sentindo o gosto ruim na boca e estiver beijando alguém boca-a-boca, a outra pessoa poderá sentir o gosto também, mas não sentir o mau-hálito em si.

      Se você tem dúvida de se está com mau-hálito, há duas maneira de saber:
      1) Com uma pessoa de confiança, perguntando. Isto é especialmente necessário quando o mau-hálito é ocasional, isto é, não permanente.

      2) Indo a um profissional especializado e fazendo o teste olfatório direto ou por meio de equipamentos medidores (estes tipos de equipamentos não necessariamente detectam a presença ou quantificam todos os tipos de mau-hálito).
      Este método é especialmente eficaz se o mau-hálito é crônico, isto é, permanente, ininterrupto.

      À disposição para outros esclarecimentos

      Wagner Munhoz

      Responder

  5. Olá doutor, tudo bem, tive um traumatismo craniano pouco menos de dois anos atrás, desde então sofro com as sequelas, tive perda total to olfato e um pouco do paladar, depois disso todos os gostos e cheiros para mim são o mesmo, ou seja amargo. Sinto um gosto amargo na boca e na língua 24 horas por dia sem excessão, só que minha mãe diz que eu não tenho mal hálito, mais mesmo assim eu sinto que tenho pelo fato de tudo ser amargo, o que posso fazer? Qual sua opinião sobre? Obrigado desde já.

    Responder

    1. Henderson, como vai?
      O seu caso, aparentemente, é de origem neurológica.
      O melhor profissional que poderia lhe ajudar seria um neurologista com expertise em nervos cranianos.
      Uma possível terapia poderia ser dada por meio de medicamentos ou, talvez, algum procedimento neurocirúrgico.

      Por outro lado, antes de tudo, não seria nada mal se você pudesse passar em consulta com um dentista especialista em halitose, a fim de se descartar possíveis problemas bucais ou extra-bucais.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  6. Olá doutor estou com gosto amargo na boca a 5 dias…nao consigo comer nada de sal pois a boca amarga igual fel…queria saber algum remedio para tira o gosto amargl

    Responder

    1. Olá, Francieli.
      Acho que nos posts (orofacial_40 e orofacial_74) você pôde ter uma noção das principais causas de gosto ruim ou amargo na boca.

      Pergunto: você não se identificou com nenhuma destas causas a que me referi nestes posts? Se sim, bastaria buscar o profissional de saúde mais apropriado para o seu caso.

      Caso não tenha se identificado com nenhuma das possíveis causas a que me referi, acho que você deveria antes de tudo procurar uma orientação de seu dentista,ok?

      À sua disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

    2. Gostaria de saber se tem algum remedio para tirar o gosto
      amargo da boca

      Responder

      1. Oi Maria.
        Como você pôde ler no post, o tratamento da boca amarga irá depender da causa que está levando ao problema.

        Caso a origem das boca amarga seja uma cárie ou infecção dentária, o seu tratamento irá aliviar o problema.

        Dá mesma forma, uma sensação de gosto amargo na boca devido à sinusite, efeito colateral de medicamentos, problemas gástricos, entre outros, é tratada pelo combate à causa.

        Portanto, não existe um único remédio para o problema.

        À disposição para outros esclarecimentos

        Wagner Munhoz

        Responder

  7. Olá tudo bem Dr.
    Há uns dois meses sinto um gosto horrível na boca principalmente de manhã
    Na minha garganta fica saindo um catarro com o gosto horrível também estou tendo mal alito mais não sinto dor nenhuma oque pode ser isto
    Há só avisando tenho gastrite há 8 anos mais eu tomo Omeprazol todos os dias há um bom tempo que eu nem sinto nada esse mal gosto horrível na boca pode ser devido a gastrite ou não … Você pode me ajudar

    Responder

    1. Oi, Liliane.

      Alguém próximo a você já relatou que você estava com hálito ruim?
      Ou é só você que percebe o gosto ruim?
      Se alguém percebe a halitose (mau-hálito), então o problema não é subjetivo e deve realmente buscar a causa objetiva da halitose.

      Quem tem halitose, em geral, não sabe que a possui…somente as pessoas de seu convívio social.

      Se você está sentindo gosto ruim na sua boca e também há o relato de outras pessoas sentindo halitose, existe a possibilidade de ser o caso de 2 fenômenos independentes: a halitose de um lado e a sensação de gosto ruim de outro.

      Por outro lado, em algumas vezes pode se tratar de um único fenômeno, onde tanto a pessoa sente o gosto ruim quanto as pessoas de seu convívio.

      Sempre a pesquisa da causa do problema deve seguir um caminho: começa-se pela correção de técnicas de higiene de dentes e gengivas (ver posts http://www.orofacial.com.br/orofacial_58 e http://www.orofacial.com.br/orofacial_59) e da língua (http://www.orofacial.com.br/orofacial_33).

      Depois, faz-se uma limpeza profissional para a remoção de tártaros abaixo e acima do nível da gengiva.

      Então, o dentista busca algum possível foco de infecção (pus) originado em dentes ou gengiva, o qual tem gosto amargo.

      Se não se encontrar nada que justifique a queixa, parte-se para pesquisa das vias aéreas superiores e, depois, inferiores. O médico clínico geral ou o otorrino pode fazer este exame.
      Caso ainda assim não se encontrar nada que justifique a queixa, parte-se para exames de sangue, busca de focos de infecção no corpo, medicamentos em uso e problemas gastro-intestinais.

      À disposição para outros esclarecimentos,

      Wagner Munhoz

      Responder

  8. O video foi muito interessante para mi, porque eu estou começar a viver este problema. Obrigada pela dica.

    Responder

  9. ola estou com esse problema de boca amarga vou ao medico eles falam tem que beber agua mas nao resolve nao sei mas oque fazer ou que usar me de uma orientaçao por favor

    Responder

    1. Olá, Cleusa.
      Por favor, me responda algumas perguntas:
      – O gosto amargo vem da boca, garganta, nariz ou estômago.
      – Se vier da boca, existe alguma região, dente ou gengiva que você sente mais o gosto ou ele é geral, em toda a sua boca?
      – Você tem algum dente quebrado ou visivelmente cariado?
      – Você passa fio dental diariamente? Há região em seus dentes em que há acúmulo de resíduos alimentares?
      – Sangramento gengival? Você tem? Há Tártaros em excesso?
      – Coloque bem a língua para fora da boca: ela está com coloração esbranquiçada ou amarelada?
      – Você faz uso de algum medicamento de uso contínuo (incluindo anticoncepcional)?
      – Tem distúrbios hormonais?
      À disposição
      Wagner Munhoz

      Responder

      1. Doutor, sinto um cheiro horrível juntamente com a boca amarga. Ultimamente tive que tomar alguns remédios por conta de problemas da saúde que tive. Esse gosto amargo na boca já dura uns dias, o que fazer?

        Responder

        1. Alessandro, antes de mais nada, deve-se saber com certeza se o problema de gosto amargo na boca teria ou não relação com o seu problema de saúde ou então, com a medicação que você andou tomando.

          Alguns remédios podem causar alteração no paladar ou excreção de produtos derivados deles pela saliva.

          Caso haja a Persistência da sensação de gosto amargo na boca, mesmo após alguns dias ou semanas após o término da medicação ou do problema de saúde, precisaria checar se o problema seria da boca (dentário, gengivais ou nas amigdalas…) Ou nas vias aéreas superiores ou inferiores…Gástrico, etc…

          À disposição para outros esclarecimentos Wagner Munhoz

          Responder

          1. Então caso o problema sejam apenas os medicamentos, eu voltarei a sentir os gostos normalmente em breve?


          2. Sim…nesta hipótese, caso o problema sejam os medicamentos, da mesma forma que o gosto amargo apareceu subitamente, ele desaparecerá subitamente.

            Mas veja, que trata-se apenas de uma hipótese, uma vez que a causa ainda não foi determinada, entendeu?

            A melhor maneira de se chegar a uma conclusão é a consulta direta com o seu dentista de confiança.

            À disposição para outros esclarecimentos,

            Wagner Munhoz


  10. Olá doutor meu problema está bem avançado meus dentes estão se quebrando sozino e ficando so a raiz eu tenho muito medo de dentista por isso deixei chegar neste estado mas estou muito muito triste e encomodada com isso gostaria de me tratar e ter uma boca saudável e sinto que presizo ir urgente ao dentista tenho 44 anos e ja perdi vaios dentes mas no fundo so que agora está chegando na frente o que faço inclusive tenho 3filhas 14 15 22 anos que ja tem esse problema também o que devo fazer obrigado por enguanto.

    Responder

    1. Oi, Jeovania.
      Sinto por todos estes problemas em seus dentes.

      A coisa mais importante para você fazer é buscar o “Equilíbrio da Boca”.
      Equilíbrio da boca é, resumidamente, evitar que seus dentes e gengivas (periodonto) sejam diariamente agredidos.

      E quem agride os dentes e periodonto de tal forma a produzir perdas de dentes?

      São os agentes de agressão.
      Eles podem ser de 4 tipos:
      – Agentes de agressão bacterianos
      – Agentes de agressão mecânicos
      – Agentes de agressão químicos
      – Agentes de agressão térmicos

      Quando estes agentes recorrentemente atacam nossos órgãos dentais, eles podem produzir cáries, sangramento ou retrações de gengivas, desgastes ou fraturas nos dentes, etc.

      Fiz um curso de 30 vídeos que ensina mais profundamente sobre estes agentes de agressão:

      Saiba mais em https://orofacial.com.br/curso_30_videos/

      Assista cuidadosamente cada vídeo. Peça para os seus filhos também assistirem, ok?

      Quaisquer dúvidas, basta entrar em contato comigo novamente,

      À disposição

      Wagner Munhoz

      Responder

    2. Já descobri o dito amargor na boca. Tomo um medicamento para diabetes, o dito cujo, consta na bula este efeito. Não havia ainda lembrado – a metamorfina. Ainda existem outros.É a vida, vamos arrastar, Obrigado a voces. abçs

      Responder


  11. Estou com problema mais pelo q entendi acho q é gengivite estou gosto amargo na boca e quando eu estou escovando os dentes sai sangue quase sempre uma pessoa bem íntima falou q estou com mal hálito o q vc acha???

    Responder

    1. Joelito, realmente, um dos grandes pilares para o combate aos problemas de hálito ou de sensação de gosto amargo na boca é o combate aos possíveis focos localizados na boca.
      Tanto os problemas de gengiva quanto focos de impacção de alimentos, ou ainda a presença de cavidades nos dentes (devido a cáries ou a dentes/restaurações quebrados) podem ser a fonte do problema.
      Sugiro a você que vá ao dentista para rever as condições de dentes e gengivas, a fim de você poder dar o primeiro passo na resolução de seu problema, ok?

      Quaisquer problemas, basta perguntar por aqui,

      À disposição,

      Wagner Munhoz

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *