Tempo de leitura: 2 minutos
Sempre quando examino pela primeira vez a boca de uma pessoa, consigo enxergar a vida pregressa e futura de seus dentes e gengivas. E isso, sem que a pessoa me diga absolutamente nada de si mesma, nem tampouco de sua boca…
Esse dom em “saber tudo sem que ninguém me diga nada” não veio por acaso, não! É que sou um observador-nato e tenho uma excelente memória (Graças a Deus e modéstia a parte). Além, é claro, de uma boa experiência como dentista: já avaliei muitas e muitas (e bota “muitas” nisso!) pessoas nestes mais de 22 anos de profissão.
Olhando a boca de uma pessoa, consigo ver o seu estado atual, as agressões que os dentes e gengivas sofreram durante a vida e também prever o que será desta boca em curto, médio e longo prazos.
Mas, mais do que “saber”o que ocorreu e o que “ocorrerá” com os dentes das pessoas, consigo modificar os possíveis destinos negativos da saúde bucal da grande maioria destas pessoas.
E como?
Explicando.
Explicando o que? O que estou vendo atualmente em suas bocas; o que estou adivinhando – após poucos minutos de observação – décadas da sua história pessoal de saúde bucal e; o que estou prevendo para o futuro de sua saúde, caso ela continue caminhando nos moldes atuais de atenção e cuidado pessoal…
Posso assegurar com toda a certeza: quase ninguém é condenado a perder os seus dentes com o passar da idade. É possível e até de maneira muito simples manter a sua saúde de dentes e gengivas por toda a vida…basta conhecer a sua própria boca e aplicar, incansavelmente, métodos de prevenção direcionados aos problemas que a pessoa tende a apresentar com mais facilidade.
Estes métodos se resumem entre atividades periódicas que o seu dentista exerce (controle periódico, ou seja, consultas de retorno periódico ao dentista) e – principalmente – conhecimentos e técnicas que a própria pessoa se auto-aplica.
Este vídeo acima é colocado em meu webnário (conferência na Web) como preliminar para uma palestra que dou logo a seguir, bem como para sessão de perguntas e respostas.
Ele mostra como a saúde dos dentes e gengivas pode decrescer ano-após-ano e levar a pessoa a perder a capacidade de mastigação, de fala, de sorriso e de, por fim, relacionar-se socialmente.
Link permanente
Excelente!! Parabéns! ! Abraços.
Link permanente
Muito interessante!!! Eu mesma acho que não faço uma correta higienização. Estou revendo meus conceitos e mudando meus hábitos, pois quero ter uma velhice tranquila e com todos os dentes. Vou fazer minha parte. O resto é com a genética.
Link permanente
Parabéns, Liliane por sua motivação a autocuidado pessoal.
Este é o centro de sua saúde.
Wagner Munhoz
Link permanente
Dr. Wagner, o Sr. está de parabéns pela dedicação, amor e carinho que demostra pelo que faz. Você vem fazendo o que de fato o governo deveria fazer. Que é ensinar a população uma ação preventiva de como cuidar dos dentes.
Estou viciado nos artigos e vídeos do Orofacial.
Muita luz na sua vida!!!
Link permanente
Obrigado, Aldo Morais.
Disponha sempre dos conteúdos de Orofacial.
Att.
Wagner Munhoz