Tempo de leitura: 2 minutos
Como Manter a Saúde dos Lábios?
No post anterior, você pôde ver como os lábios são peça-chave para a estética do rosto e como que a relação entre eles e a distância entre os olhos devem se harmonizar a fim de se obter uma melhor estética.
Nunca é demais lembrar que a estética clássica tem a ver com a simetria, a harmonia com o todo e o equilíbrio entre as partes. Daí a relação dos lábios com outras partes do rosto ser assim tão importante para a estética…
Neste post vou falar para você um pouco a respeito de como a saúde dos lábios se relaciona com a sua estética.
Sim, a saúde e a estética andam uma com a outra. Pessoas adoentadas frequentemente possuem uma aparência ruim, não é mesmo?
No caso dos lábios, isso não é diferente.
Mas quando falo de “lábios” aqui, estou falando de uma parte dele apenas, que é chamada de “vermelhão dos lábios”. Ela é a parte onde a mulher passa o batom.
Esta parte não é bem mucosa, isto é, “pele úmida” (como a que se tem dentro da boca), nem tampouco “pele seca” (como a que se tem do lado de fora da boca). Ela fica bem na fronteira entre uma e outra.
Então, este “vermelhão dos lábios” assume ora papel de “pele úmida”, ora de “pele seca”, devendo ser tomados alguns cuidados muitos específicos.
E quais são estes cuidados?
1) Proteção contra os raios solares ultravioletas. Muitas vezes, a gente passa protetor solar diariamente no rosto inteiro (e também nas outras partes do corpo expostas ao sol), mas se esquece dos lábios. A radiação solar sem a devida proteção nesta área pode gerar – com o passar do tempo – o tipo mais comum de câncer de boca.
Para proteger os lábios pode-se aplicar batons com fatores de proteção (não é qualquer tipo de batom) ou ainda filtros solares específicos para esta área, os quais tem a forma de bastão (como se fosse um batom incolor).
2) Proteção contra o ressecamento. O ressecamento dos lábios é muito comum em pessoas que costumam respirar pela boca, ou em períodos de clima muito frio ou, ainda, em pessoas que insistem em molhar os lábios com a saliva por meio da língua.
Para prevenir este quadro, deve-se hidratar os lábios com manteiga de cacau ou ainda hidratantes labiais (alguns deles associam hidratantes e protetores solares).
Nunca é demais falar que deve-se corrigir o hábito de respiração pela boca e também de ficar molhando os lábios com a língua…
Até a próxima!