Tempo de leitura: 1 minuto
Você sabe o que é Tratamento de Canal?
Tratamento de canal (ou tratamento endodôntico) é aquele que deve ser realizado sempre quando o meio interno do dente (chamado de polpa dental ou, popularmente, “nervo”) é exposto em contato direto com a boca.
Uma vez exposta, a polpa entra em contato com a saliva, a qual é naturalmente contaminada por bactérias. Estas bactérias contaminam a polpa dentária, levando a uma infecção dentro do dente.
Daí vem o nome de tratamento endodôntico (endo=dentro; odonto=dente).
O dentista usa limas e líquidos desinfetantes a fim de limpar todo o conduto interno da raiz (“canal” onde entrava a polpa dentária (nervo do dente).
O motivo mais comum para um tratamento de canal é a contaminação da polpa dentária por uma cárie profunda. Esta cárie, de tão ampla e profunda, acaba atingindo a polpa dentária, expondo-a ao contato com a saliva, além da própria cárie, a qual é muito contaminada também.
Mas existem outros motivos que indicam um tratamento de canal: acidentes envolvendo o dente, fraturas do dente, ou mesmo em alguns casos quando há indicação de colocação de coroa (“jaqueta”) no dente.
E por falar em “coroa”, aí vai uma dica bem importante: na imensa maioria das vezes (90%) quando um dente é submetido a um tratamento de canal, ele deve receber uma coroa dentária também. Isto porque o dente após um tratamento de canal fica muito fragilizado (perde até 80% de sua resistência natural).
Se não for realizada uma coroa dentária a seguir, ele pode vir a fraturar.
Outro aspecto muito importante é que após um tratamento de canal, um dente tende a ficar mais escurecido, necessitando de um clareamento posterior.