Tempo de leitura: 5 minutos
Estética do Rosto Feminino: Existe Um Ponto Central?
Um bom trabalho estético do rosto feminino necessita, em geral, de um pouco de conhecimento e um pouco de técnica.
Muitas vezes, ouve-se falar que tantos porcentos da estética de uma pessoa está nos cabelos ou nos olhos, ou na pele, formato de rosto, etc.
Seria como definir um ponto central a partir do qual tudo se poderia harmonizar, criando-se realmente o estilo do rosto da pessoa.
Mas então, existiria um ponto central da estética do rosto feminino?
A resposta é sim e não. Como assim?
Para cada rosto feminino, deve-se fazer um diagnóstico estético: sentir as formas do rosto, tipo de pele, boca, modo de ser da pessoa, anseios pessoais e estéticos…
Sim, neste diagnóstico estético, pode-se “puxar” um ponto central da estética, a partir do qual todo o resto se compõe.
Faz parte da pessoa que procura trabalhar a estética pessoal (ou até mesmo do profissional esteticista), antes de colocar as mãos no rosto a ser trabalhado esteticamente, antes de mais nada, observar atentamente e sentir os traços a serem trabalhados…o que valoriza a estética e o que cria tensão estética.
Por exemplo, se a forma do rosto for o ponto central, harmoniza-se a partir deste o corte de cabelo, sobrancelhas, lábios, etc.
Se, por outro lado, os olhos são os pontos centrais da estética, adapta-se a maquiagem, sobrancelhas, etc. para a boa composição.
Muitas vezes, a fim de se obter harmonização estética, vinculam-na com os estilo próprio, utilizam-se também adereços (brincos, tiaras, colares, gargantilhas, etc.) para a composição.
O método de diagnóstico estético é o ponto central. Como fazer então?
Existem vários métodos, alguns até por meio de consulta profissional com esteticista ou visagista.
Por outro lado, caso queira inicialmente uma auto-avaliação sumária, aí vai a dica.
1) Faça-se a pregunta a si mesma: “Qual é o ponto de meu rosto que mais me valoriza? Qual é a parte que mais eu gostaria de mudar?”
2) Faça-se a pergunta: “Qual é o estilo que gostaria de imprimir em mim mesma? Seriedade, alegria, paz, despachada, casual, simplicidade, praticidade, leveza, asseio pessoal, etc.?”
3) As bases da ação para a composição da estética estão na alteração de formas e e de cores. Quais cores caem bem (maquiagem, roupas, adereços) com o meu estilo de pele e com aquele que quero buscar?
Lembre-se, muito importante: as grandes transformações estéticas geralmente não estão em grandes transformações plásticas, mas sim em pequenos detalhes.
Quer ver exemplos? Veja duas fotos abaixo:
A primeira, a mesma pessoa, maquiagem e roupa, mas com cabelos diferentes, propiciando estilos diferentes.
A segunda, a mesma pessoa mas com espíritos, maneiras de ser distintas.
Pense nisso: pequenas modificações, grandes transformações…