Tempo de leitura: 4 minutos
Estética do Rosto Feminino. A Região da Testa na Beleza e Harmonia do Rosto: Um Detalhe Frequentemente Esquecido…
Continuando esta série de posts relacionados às bases estéticas do rosto feminino, vou falar para você hoje a respeito da estética da região da testa.
(Caso você não tenha lido os outros posts a respeito da estética do rosto feminino, basta você acessar a os posts deste blog).
Este é um detalhe frequentemente esquecido na estética do rosto feminino. Pensa-se muito em estética de pele, maquiagem, lábios, cabelos, olhos, etc, mas esquece-se frequentemente em harmonizar-se a região da testa com o restante do rosto.
Pode-se dividir a face em três porções: a inferior, qual vai da base do queixo à base do nariz; a média, a qual vai da base do nariz até a base das sobrancelhas; e a superior, que vai daí até a linha do cabelo.
Nesta última porção, onde se localiza a região da testa, há elementos muito importantes para a aplicação da técnica estética local, bem como para a harmonização da estética da face como um todo.
Dentre estes elementos encontram-se as sobrancelhas, a altura e forma da testa, a pele (cor, textura) da região e a raiz dos cabelos.
Foquemos inicialmente na vista frontal (anterior) da face.
Sob este prisma de visualização, a testa pode se relacionar com os outros dois terços inferiores da face, equilibrando as suas formas e dimensões. Está difícil entender? Veja estas fotos abaixo. Se a pessoa possui uma altura de face baixa, a exposição da testa pode compensar e dar a impressão de uma face mais alta, harmonizando a estética facial.
Ao contrário, caso a face da mulher seja já naturalmente muito alta (comprida) deve-se reduzir a sua altura pelo uso de cortes de cabelo que tendam a cobrir a região da testa. (Cabelos longos e soltos sobre a testa, franjas, etc.).
Outro elemento presente nesta região, (este frequentemente não esquecido pelas mulheres em geral) é o desenho e forma das sobrancelhas.
Testa, linha do cabelo e sobrancelhas devem estar a mercê da estética facial como um todo. Veja, não basta uma boa forma de sobrancelha, ou cortes de cabelos bonitos…necessita-se haver harmonia e integração destas partes com o restante do rosto (nariz, boca, olhos, maças do rosto, etc.) a fim de composição de estilo.
Ainda sob o ponto de vista frontal, outro aspecto muito importante muitas vezes negligenciado é a linha de fronteira entre o cabelo e a testa. Esta linha se compõe com a testa e a sobrancelhas a fim de dar um desenho particular. Dependendo deste desenho e sua composição com a forma do rosto como um todo pode-se obter um maior requinte estético facial.
Veja as fotos.
Agora, vejamos a região da testa sob o ponto de vista de perfil. Há dois tipos de forma básica: a testa reta e aquela convexa. Em geral, a testa reta é mais favorável e simples de se trabalhar esteticamente.
As mulheres com testa mais convexa, especialmente aquelas com linha do cabelo alta, precisam buscar, em geral, formas de composição estética mais complexas a fim de se obter harmonia facial mais favorável.
Lembre-se: sempre é necessário frisar que a estética feminina é antes de tudo um estilo próprio que a mulher busca a fim de imprimir a sua personalidade, o seu jeito de ser, os seus valores atuais ou seus anseios futuros. Não se trata apenas de formas e cores.
Busca-se a satisfação pessoal de alguém, ao mesmo tempo em que se traça a expressão de si em um meio social.