Tempo de leitura: 1 minuto
De Onde Vem a Estética de um Sorriso? – Parte 3:
“Linha do Lábio Inferior”
Nos posts anteriores, você viu que a estética clássica tem a ver com a simetria, a harmonia e o equilíbrio.
Viu também que a estética do sorriso não tem a ver somente com os dentes em si, isto é, a sua cor, forma e alinhamento…mas sobretudo na relação dos dentes com os lábios e bochechas.
Aqui nesta foto você consegue ver um exemplo de simetria, marcada pela linha vertical azul. Você vê que o lado direito é bem semelhante ao lado esquerdo. Esta simetria valoriza a estética.
Mas o que é mais interessante nesta foto é a “linha do lábio inferior”, marcada em verde. Repare que a ponta dos dentes superiores acompanham esta linha, isto é, eles tocam suavemente o lábio inferior durante o sorriso.
Em outras palavras, esta linha marca a “harmonia” entre dentes e lábio inferior. E a harmonia, como vimos, é muito importante para a estética.
Mas veja agora a foto 2. A moça possui dentes bem formados, claros e alinhados. Apesar de haver simetria entre o lado esquerdo e direito, veja que a estética é quebrada em harmonia, uma vez a linha do sorriso não acompanha a linha do lábio inferior. O sorriso dela é chamado de “invertido”, prejudicando a estética como um todo.
E quando eu falo “estética”, me refiro não somente ao sorriso em si. Estes conceitos de simetria, equilíbrio e harmonia podem ser aplicados ao rosto e corpo, inclusive a corte de cabelos, maquiagem, roupas, acessórios, etc. Quando se fala de estética de uma pessoa, pensa-se no conjunto.
Pense nisso quando você for planejar o seu visual estético, ok?
Saiba mais:
Estética do Sorriso – Manual em Vídeo